O peixe palhaço azul (Amphiprion ocellaris) é um peixe de água salgada da família Pomacentridae conhecido como peixe anémona azul.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, os peixes-palhaço são uma subfamília de peixes pertencentes que contém trinta espécies, apenas uma classificada no gênero Premnas, as demais pertencentes ao gênero Amphiprion.
O peixe palhaço azul tem cerca de dez centímetros em tons de azul e branco. Algumas espécies apresentam faixas ou barras preta.
Este peixe frequenta as lagoas e recifes de coral da bacia do Indo-Pacífico e do Mar Vermelho , onde costumam se alimentar de copépodes e larvas de tunicados.
Características do peixe palhaço azul
O peixe palhaço azul ainda não descrita, é semelhante as dezenas de variedades já catalogadas de peixe palhaço, tendo seu diferencial uma coloração única azul.
Reprodução do peixe palhaço azul
Como o peixe palhaço azul ainda não descrita a reprodução deste peixe é incerta.
Alimentação
O peixe palhaço azul se alimenta de pequenos zooplânctons, larvas, algas, tentáculos e plânctons.
Curiosidades
Uma curiosidade sobre este peixe é a sua convivência com as anêmonas que ficam em pequenas colônias.
Além disso, se ocorrer o fato de nenhum dos peixes ser fêmea, para que se reproduzam, um macho, geralmente o maior, muda de sexo para dar continuidade à espécie.
Habitat
O peixe palhaço azul habita em recifes de coral, onde anêmonas-do-mar são encontradas.
Onde encontrar o peixe palhaço azul
Esta espécie de peixe é encontrado nos oceanos Atlântico e Pacífico. Além disso, ele também pode ser encontrado as regiões do Sudeste Asiático, Japão, Grande Barreira de Corais e Indo-Malaia.
Criação do peixe palhaço azul em aquário
O peixe palhaço azul está entre os poucos peixes marinhos que podem ser criados em cativeiro em quantidades comerciais lucrativas.
Além disso, em um aquário, eles podem viver sem uma anêmona, porém são difíceis de manter.