Peixe-lua gigante: características, reprodução, alimentação, comportamento e habitat
Peixe-lua gigante (Mola alexandrini) é um peixe de água salgada pertencente à família Molidae, conhecido também como peixe-lua de Ramsay, peixe-lua do sul, peixe-lua do oceano austral, peixe-lua curto ou peixe-lua em várias partes do mundo).
Além disso, o peixe-lua gigante está intimamente relacionado com o mais conhecido Mola mola , é encontrado no Hemisfério Sul.
A maior espécie de peixe ósseo existente em termos de massa máxima registrada foi peixe-lua gigante pesando 2.744 kg (6.049 lb).
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-lua gigante
O peixe-lua gigante tem uma boca relativamente pequena e seus dentes são fundidos em um bico parecido com o de um papagaio, o corpo é plano e redondo, com grandes barbatanas que balançam para frente e para trás para se impulsionarem enquanto nadam horizontalmente.
Além disso, a sua pele tem dentículos ásperos e textura coriácea , com coloração marrom e cinza com manchas pálidas até a morte quando ficam brancas.
O corpo do peixe-lua gigante possui uma espessa camada gelatinosa subcutânea branca e lisa ao toque com um corpo comprimido lateralmente coberto por pequenas escamas retangulares.
Reprodução do peixe-lua gigante
O peixe-lua gigante desova na circulação externa dos oceanos temperados Atlântico e Pacífico, bem como no mar Mediterrâneo, o momento ideal para a desova do peixe-lua na natureza não é conhecido.
No entanto, uma pesquisa mostrou que a desova no outono ou inverno, especialmente durante o mês de setembro, resulta em peixes maiores.
Além disso, a fertilização ocorre quando o esperma e os óvulos são eliminados na água, sendo os peixes-lua tão grandes, uma única fêmea adulta pode produzir 300 milhões de ovos.
Alimentação
O peixe-lua gigante consomem principalmente águas-vivas , que são de baixo teor nutricional, mas abundantes, e também comem estrelas do mar quebradas, pequenos peixes, plâncton, algas, salpas e moluscos.
Comportamento
Esses peixes nadam movendo suas nadadeiras dorsal e anal para frente e para trás, ambas as nadadeiras se movendo na mesma direção ao mesmo tempo.
Além disso, os peixes-lua gigante adultos viajam principalmente sozinhos ou em pares, e às vezes em grupos, eles migram de um lugar para outro requer alta tolerância.
Essa alta tolerância térmica, requer rápidas e grandes mudanças de temperatura mergulhando no oceano várias centenas de metros.
Habitat
Este peixe pode ser encontrado ocasionalmente perto da superfície,
Onde encontrar o peixe-lua gigante
O peixe-lua gigante é encontrado nas águas do Japão, Taiwan, Ilhas Galápagos, Nova Zelândia, Austrália, Turquia, Omã e Espanha, no sudoeste do Pacífico , especialmente ao redor da Austrália e Nova Zelândia , e no sudeste do Pacífico ao redor do Chile.