Peixe-leão luna: características, habitat, alimentação e distribuição
O peixe- leão luna ( Pterois lunulata ) é um peixe de água salgada da família Scorpaenidae conhecido como peixe- barba do dragão ou peixe -leão japonês.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, esta é uma espécie de peixe marinho com nadadeiras raiadas, que consiste em peixes-escorpião e peixes-leão, ele é encontrado no Oceano Pacífico ocidental.
O peixe- leão é o nome popular para várias espécies de peixes marinhos venenosos do gênero Pterois. Seu corpo é cheio de listras e raios alongados nas nadadeiras laterais e pélvicas.
Características do peixe-leão luna
O peixe- leão luna é uma espécie carnívora tem 18 espinhos venenosos. É uma espécie invasora em nosso país e sua reprodução pode levar à predação de espécies nativas, afetando a produção pesqueira e até mesmo colocando em risco a saúde humana.
O peixe-leão luna também apresenta manchas brancas na nadadeira peitoral interna e algumas diferenças no comprimento médio dessa nadadeira. Pode ser que P. lunulata seja um morfo de P. russelli.
Existem escamas com centros claros que criam um padrão semelhante a uma treliça nas bandas do corpo, os raios das nadadeiras peitorais têm marcações em forma de V e as partes com raios moles das nadadeiras dorsal, anal e caudal são manchadas em adultos grandes.
Esta espécie atinge um comprimento total máximo publicado de 35 cm, embora 25 cm seja mais típico.
Habitat
O peixe-leão luna habita sobre substratos rochosos em águas subtropicais e são normalmente encontrados em áreas abertas onde há afloramentos isolados de recifes ou sobre substratos de fundo mole em profundidades moderadas de 132 a 172 m.
Alimentação
Esta espécie de peixe assim como os outros peixes-leão, ele se alimenta de pequenos peixes e crustáceos.
Fotos do peixe-leão luna
Onde encontrar o peixe-leão luna
Esta espécie de peixe é encontrado no Oceano Pacífico Ocidental, do sul do Japão e da Coréia, no norte ao sul, até a Austrália e a Nova Caledônia.