Água Salgada

22 Espécies de bodião: características, curiosidades, informações e muito mais

Por Alan Costa, em 26/05/2023
tipos de bodiao

Existem diversas espécies de bodião das quais 16 delas são encontradas nas águas portuguesas, esses peixes são de água salgada e fazem parte da familia Labridae.

Além disso, os bodiões são peixes que podem mudar de sexo, por exemplo, os peixes juvenis fêmeas quando se torna adultos maiores tornam-se machos territoriais (fase terminal).

tipos de bodiao

Um outro ponto interessante desta espécie é que ele não é um peixe que sofre rápidas transformações quanto à coloração durante a sua vida, a espécie se modifica mesmo enquanto ao sexo, e não há engano nessa afirmação não.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas espécies de bodião e como diferenciar cada espécie.

Espécies de bodião

Bodião requintado

bodiao requintado (cirrhilabrus exquisitus)

O bodião requintado (Cirrhilabrus exquisitus) é nativo dos recifes da região do Indo-Pacífico Ocidental, e pode ser encontrado no comércio de aquários.

bodião requintado é um peixe que tem uma cor dominante do esverdeado ao avermelhado e exibe padrões complexos de cores.

Os machos adultos são verde-oliva desvanecendo-se dorsalmente para branco, azul-claro ou rosa na parte inferior e tendo uma mancha escura de forma oval no pedúnculo caudal que tem sua margem inferior tocando a linha lateral.

Além disso, esta espécie de bodião possui uma linha azul, frequentemente interrompida, corre de baixo da nadadeira peitoral até o ponto na base da cauda, ​​e outra linha azul vai do canto da boca até acima do olho antes de correr ao longo da base da nadadeira dorsal, uma segunda linha na cabeça vai da borda posterior do olho até quebrar acima da nadadeira peitoral, e uma terceira linha vai da parte de trás da boca até logo acima da base da nadadeira peitoral.

Bodião amarelo

bodiao amarelo (halichoeres chrysus)

O bodião amarelo (Halichoeres chrysus) é nativo da Indonésia, e , assim como a maioria das espécie de bodião, o bodião amarelo é um hermafrodita protoginoso, ou seja, os indivíduos começam a vida como fêmeas com a capacidade de se tornarem machos mais tarde.

Esta espécie  é um peixe pequeno que pode atingir um comprimento máximo de 12 cm, ele tem um corpo fino e alongado com uma boca terminal.

Além disso, a coloração do corpo é amarelo brilhante com algumas variações de acordo com a idade, e a fêmeas juvenis e imaturas têm duas manchas pretas contornadas de branco ou amarelo claro na nadadeira dorsal, a primeira no início da nadadeira lado da cabeça, e a segunda no meio da nadadeira dorsal e uma terceira entre a caudal pedúnculo e início da nadadeira caudal.

Bodião de natal

bodiao de natal (thalassoma trilobatum)

O bodião de natal (Thalassoma trilobatum) é uma espécie de peixe com nadadeiras raiadas, é nativo do Oceano Índico e do oeste Oceano Pacífico, ele é de menor importância para a pesca comercial local e pode ser encontrado no comércio de aquários.

O bodião de natal tem 8 espinhos e 13 raios moles na barbatana dorsal e 3 espinhos e 11 raios moles na barbatana anal.

Além disso, esta espécie de bodião normalmente existem 16 raios nas nadadeiras peitorais e 25 escamas na linha lateral, na fase inicial, ou fêmeas, a nadadeira caudal pode ser ligeiramente arredondado ou truncado enquanto nos machos da fase terminal pode ser truncado ou um pouco duplo emarginado.

Por outro lado, as fêmeas são cinza esverdeado a verde pálido na cor do corpo com 5-6 manchas escuras no dorso e um par de listras escuras, nem tão bem definidas no flanco, e a maioria das escamas no corpo de uma mulher tem uma linha vertical escura.

Bodião de barra branca 

bodiao de barra branca ( pseudocheilinus ocellatus )

O bodião de barra branca  ( Pseudocheilinus ocellatus )  é uma espécie de peixe marinho com nadadeiras raiadas, ele vive no mar de corais, esta espécie pode crescer até 10,3 cm de comprimento padrão.

Também pode ser encontrado, sob o nome comercial mystery wrasse, no comércio de aquários.

O bodião de barra branca  é um peixe ativo durante o dia e dorme à noite, ele é tímido na natureza, mas torna-se mais ousado no aquário depois de se instalar e pode ser agressivo com os peixes que são trazidos para o tanque posteriormente.

Bodião-pássaro

bodiao-passaro (gomphosus varius)

O bodião-pássaro (Gomphosus varius )  é um peixe de tamanho médio que pode atingir um comprimento padrão de 30 cm , ele possui corpo alongado, comprimido lateralmente, com cauda truncada e focinho longo.

Além disso, os adultos são relativamente fáceis de reconhecer por seu nariz longo característico e pelo bater espasmódico de suas nadadeiras peitorais ao nadar.

Com relação aos juvenis são mais difíceis de identificar, pois ainda não desenvolveram o característico focinho proeminente.

Bodião-canário

bodiao-canário (labrus mixtus)

O bodião-canário (Labrus mixtus) é um peixe solitário do gênero Labrus, as fêmeas têm coloração laranja, os machos são mais claros, com uma mancha castanha na cabeça.

Além disso, esta é espécie muito suspeita e de difícil abordagem debaixo d’água. O  bodião-canário possui o corpo, é bastante alongado e tem lábios e dentes muito desenvolvidos.

Além disso, esta espécie de bodião apresenta um claro dimorfismo sexual na libré e apresenta uma coloração viva e inconfundível.

Com relação ao macho é rosa salmão brilhante com numerosas linhas azuis elétricas que se cruzam na cabeça e nas laterais, mas não na parte de trás da barbatana dorsal, que é laranja, e na barriga.

As fêmeas e os juvenis são rosa salmão ou laranja com três ou quatro manchas pretas no dorso, às vezes intercaladas com manchas brancas.

Bodião rockmover

bodiao rockmover (novaculichthys taeniourus)

O bodião rockmover  (Novaculichthys taeniourus) é uma espécie de bodião encontrada principalmente em recifes de corais e lagoas na região do Indo-Pacífico.

Os peixes desta espécie vivem no Golfo da Califórnia até o Panamá, ilhas tropicais do Oceano Pacífico, incluindo o Havaí, Filipinas, Indonésia e Austrália.

bodião rockmover  é um peixe colorido que mede cerca de 27–30 cm de comprimento, o peixe tem um corpo oblongo, comprimido lateralmente e uma cabeça em forma de cunha.

Com relação a sua cabeça não tem escamas, exceto por duas escamas na parte superior das coberturas branquiais e uma fileira quase vertical de pequenas escamas atrás de cada olho.

Bodião-reticulado

bodiao-reticulado (Labrus bergylta)

O bodião-reticulado (Labrus bergylta) é um peixe de grande porte, com corpo relativamente profundo e cabeça grande, ele tem uma boca pequena que é cercada por lábios grossos, carnudos e bastante enrugados.

Já  as mandíbulas são armadas com uma única fileira de dentes robustos que são afiados e pontiagudos em peixes jovens, mas mais rombudos e mais desgastados em peixes mais velhos.

Além disso, esta espécie possui uma barbatana dorsal longa que possui 18–21 espinhos em sua porção anterior e 9–13 raios ramificados na parte posterior.

Bodião-leopardo-oriental

bodiao-leopardo-oriental (macropharyngodon ornatus)

O bodião-leopardo-oriental (Macropharyngodon ornatus) é encontrado do Sri Lanka ao oeste da Austrália, incluindo a Indonésia e Nova Guiné.

bodião-leopardo-oriental vive até 30 metros de profundidade, isoladamente ou em pequenos grupos em recifes marítimos protegidos ou em lagoas em áreas de areia mista, cascalho e coral.

Esta espécie de bodião possui a cabeça avermelhada, corpo marrom escuro a preto com manchas verdes alinhadas em fileiras ao longo dos lados, linhas verdes na cabeça e uma mancha preta na frente da nadadeira dorsal.

Além disso, ele tem uma pequena marca amarela e preta no opérculo superior quando mais semelhante a um macho adulto.

Bodião-de-noronha

bodiao-de-noronha (thalassoma noronhanum)

O bodião-de-noronha (Thalassoma noronhanum) tem um comprimento corporal máximo registrado de quase 13,4 cm.

Os peixes juvenis e fêmeas precoces têm a metade inferior branca , a metade superior marrom-escura com uma faixa branca que se estende da parte de trás do olho até a base da cauda; listras amarelas na parte inferior do corpo.

A fêmea maior tem faixas azul-escuras na cabeça, ao redor dos olhos, e não mais listras amarelas no corpo, os machos são azul-púrpura com cabeça verde-amarelada.

Bodião de cabeça azul

bodiao de cabeca azul (thalassoma bifasciatum)

O bodião de cabeça azul ( Thalassoma bifasciatum) é uma espécie de bodião com o corpo alongado, pouco comprimido nas laterais e com a cabeça arredondada.

A coloração varia muito ao longo da vida dos peixes: quando são jovens o corpo é amarelo com uma faixa marrom escura que desbota para avermelhada na cabeça; no estágio intermediário o corpo é amarelo com uma linha horizontal marrom mais ou menos evidente.

O último tipo de coloração é exibido apenas pelos machos adultos, e consiste em ter o corpo verde, a cabeça azul e atrás dela uma zona branca rodeada de preto.

A barbatana caudal é profundamente bifurcada e tem pontas escuras alongadas, a barbatana dorsal e a barbatana anal são baixas mas muito longas, o comprimento máximo registrado é de 25 cm.

Bodião-de-barbatana-multicolorida

bodiao-de-barbatana-multicolorida(parajulis poecilepterus)

O bodião-de-barbatana-multicolorida (Parajulis poecilepterus) tem o corpo comprimido lateralmente, bastante alongado mas não muito alto, com o perfil da cabeça bastante pontiagudo, a barbatana dorsal é baixa e longa, e a barbatana anal também é baixa, mas muito menos longa.

A barbatana caudal não é bifurcada, não excede 34 cm, e os espécimes superiores a 16 cm são quase certamente machos.

Bodião-do-golfo

bodiao-do-golfo (oxyjulis californica)

O bodião-do-golfo (Oxyjulis californica) é a única espécie de bodião do gênero Oxyjulis da familia dos Oxyjulis.

bodião-do-golfo é  um peixe de clima subtropical nativo do leste do Oceano Pacífico, que pode chegar à medir 25 cm e sua expectativa de vida na natureza é de 4 anos, é desconhecido a expectativa de vida em cativeiro.

A espécie possui corpo comprimido lateralmente e muito alongado , com cabeça de perfil pontiagudo, com comprimento máximo registrado é de 25 cm.

Bodião-gigante japonês

bodiao-gigante japones (semicossyphus reticulatus)

O bodião-gigante japonês (Semicossyphus reticulatus) é um das maiores espécies de bodiões, atingindo o tamanho de 1 metro e pesando 14,7 kg o peixe tem uma cabeça particular com uma lâmpada proeminente.

Quando jovem é muito diferente do adulto as suas escamas são amarelo alaranjadas brilhantes, com uma faixa branca começando no olho e terminando na cauda, e sua cauda e barbatanas são pretas e não possui bulbo no topo da cabeça.

Quando adulto, o bodião assume uma coloração cinza-rosada.

Bodião-de-pluma

bodiao-de-pluma (lachnolaimus maximus)

O bodião-de-pluma (Lachnolaimus maximus) é uma especie de bodião que vive no Atlântico tropical e subtropical ocidental desde a Carolina do Norte, passando pelo Caribe, Golfo do México, Bermuda até a costa do Brasil.

bodião-de-pluma distinguido por seu perfil de cabeça côncavo, o peixe é também o único bodião grande com três primeiros raios da nadadeira dorsal alongados.

A sua barbatana dorsal tem um total de 14 raios duros e onze raios moles, a barbatana anal tem três raios duros e dez raios moles.

O corpo do bodião-de-pluma é de dorso alto e principalmente de cor marrom a marrom avermelhado.

Bodião-de-pintas-pretas

bodiao-de-pintas-pretas ( austrolabrus maculatus)

O bodião-de-pintas-pretas ( Austrolabrus maculatus) é um pequeno bodião endêmico da costa sul da Austrália.

O bodião-de-pintas-pretas tem um corpo comprimido lateralmente , alongado mas não particularmente alto; a cabeça é pontiaguda e os olhos não são muito grandes, o dimorfismo sexual não é marcado.

A cor de fundo é rosa, mas o ventre é mais claro e perto do opérculo e das barbatanas peitorais existe uma zona amarelada e a cabeça e parte das costas, por outro lado, têm tons esverdeados, e pontos mais escuros estão presentes em todo o corpo.

A barbatana caudal é verde e arredondada, a barbatana dorsal e a barbatana anal são baixas e compridas, verdes orladas de azul e não ultrapassa 13 cm.

Bodião-limpador

bodiao-limpador (labroides dimidiatus)

O bodião-limpador (Labroides dimidiatus) é uma das várias espécies de peixes limpadores encontrados em recifes de corais da África Oriental e do Mar Vermelho até a Polinésia Francesa.

Esta espécie de bodião sobrevive removendo parasitas e tecidos mortos de peixes maiores e esse comportamento de escovação é um exemplo de relacionamento que beneficia ambas as partes.

Bodião escamado

bodiao escamado (acantholabrus palloni)

O bodião escamado (Acantholabrus palloni) tem um corpo alongado que é achatado nas laterais e atinge um comprimento máximo de corpo de 25 centímetros, acabeça pontiaguda tem uma boca terminal comparativamente grande.

O dorso e os flancos são castanhos claros a avermelhados, o ventre é claro e os peixes têm uma grande mancha preta na base da cauda.

A barbatana dorsal tem 19 a 21 raios duros e depois 7 a 10 moles, a barbatana anal tem 4 a 6 raios duros e 5 a 8 moles, as barbatanas pélvicas são peitorais.

Bodião da lua

bodiao da lua ( thalassoma lunare )

O bodião da lua ( Thalassoma lunare )  é alongado, bastante comprimido nas laterais, o perfil dorsal sensivelmente arqueado, o perfil ventral menos, a barbatana caudal é larga, em forma de delta e com as duas extremidades alongadas.

A barbatana dorsal é baixa e longa, tal como a anal , enquanto a barbatana peitoral é larga e trapezoidal.

O juvenil apresenta coloração esverdeada salpicada por pequenas manchas verticais avermelhadas, ventre branco e cabeça verde estriada de magenta.

Bodião-fogueira

bodiao-fogueira (halichoeres rubrovirens)

O bodião-fogueira (Halichoeres rubrovirens) é uma espécie encontrada nas ilhas de Trindade e Martim Vaznão sudeste faça Brasil, é encontrado em recifes rochosos em profundidades de 5-30m.

Os juvenis da espécie parecem imitar e geralmente cardam junto com Thalassoma noronhanum, que se assemelham em cor.

Bodião-fada-do-véu-rosa

bodiao-fada-do-veu-rosa (cirrhilabrus finifenmaa)

O bodião-fada-do-véu-rosa (Cirrhilabrus finifenmaa) possui cores variadas, como um arco-íris, é encontrado nas águas das Maldivas.

Este peixe vive em recifes que são encontrados a cerca de 40 a 70 metros de profundidade do Oceano Índico.

Esta espécie de bodião é conhecido desde os anos 90, porém era tratado como uma variação de outra espécie, e não uma espécie a parte então somente em 2022, os cientistas o classificaram como outra espécie.

bodião-fada-do-véu-rosa  é um peixe que pode chegar a até sete centímetros de comprimento, a sua coloração consiste em cores vermelha, amarelo, azul e em diferentes tonalidades compõem o corpo do peixe.

Além disso, quando o macho chega na fase adulta, suas cores ficam mais fortes e acentuadas, como forma de atrair as fêmeas.

Bodião-manchado-azul

bodiao-manchado-azul ( anampses caeruleopunctatus )

O bodião-manchado-azul ( Anampses caeruleopunctatus ) é encontrada em profundidades de 3 a 30 m, com os adultos preferindo a zona de onda em recifes de coral ou ao longo de costas rochosas.

bodião-manchado-azul tem um corpo alto e comprimido lateralmente, cujo comprimento máximo registrado é de 42 cm, os espécimes jovens nadam lentamente.

Assumindo uma posição característica na coluna de água com as cabeças inclinadas para o fundo isso, junto com a coloração de camuflagem acastanhada , os torna semelhantes a folhas.

Curiosidades sobre os peixes bodiões

Um ponto curioso em algumas espécies de bodiões é que durante a noite, o peixe procura cavidades e cria uma espécie de casulo de muco onde passa a noite,  acredita-se que este casulo ajuda a mascarar o seu odor, protegendo-o dos predadores.

Um outro ponto curioso é que esses peixes tem a capacidade de muar de sexo na fase adulta, por exemplo, na época de reprodução caso não tenha um macho alfa e e fêmea pode mudar o sexo e assume o papel do macho.

Sair da versão mobile