Peixe-gelo: características, curiosidades e informações
O peixe-gelo (Chionodraco rastrospinosus) é um peixe de água salgada da família Channichthyidae, são os únicos vertebrados que não possuem glóbulos vermelhos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, no Oceano Antártico há cerca de 25 espécies de peixes-gelo pertencentes à que não possuem eritrócitos, hemoglobina e nem mioglobina, que é a hemoglobina presente nos músculos.
Como resultado, o sangue do eixe-gelo é amarelado translúcido, as brânquias são de cor creme e a carne é extremamente branca.
Este é um peixe que pode sobreviver a temperaturas tão baixas, a espécie desenvolveu uma proteína anticongelante do sangue transparente que impede o crescimento de cristais de gelo.
O peixe-gelo ou simplesmente Icefish como é conhecido em inglês, é um peixe que vive nos mares gelados da Antártida, a cerca de mil metros de profundidade.
O peixe carece de hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio para os tecidos e dá ao sangue sua cor vermelha.
Os pesquisadores acreditam que seu coração, que é muito maior e bombeia cinco vezes mais sangue do que um peixe comum, pode usar plasma para absorver oxigênio e compensar essa deficiência.
Outra teoria é que os peixes-gelo absorvem oxigênio através de sua pele sem escamas, já que as águas da Antártida são ricas em oxigênio.
Descoberto em 2011, pouco se sabe sobre este peixe, mas já é reconhecido como uma das criaturas mais fascinantes do mundo.