Peixe folha: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O peixe folha (Monocirrhus polyacanthus) pertence a família Polycentridae é um dos peixes mais exóticos do aquarismo. Seu formato em forma de folha e suas peculiaridades na manutenção o tornam um peixe de rara beleza, mas de difícil cuidado.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, este peixe exige uma atenção especial por parte do aquarista, especialmente com relação à dieta.
Características do peixe folha:
O peixe folha possui de formato e comportamento que lembra uma folha caída a flutuar na água, daí seu nome comum. Além disso, ele possui a coloração que varia de amarelo intenso ao marrom escuro.
Este peixe utiliza seu formato e postura corporal similar à de folhas secas, como camuflagem e proteção contra predadores, e para capturar as suas presas.
Reprodução do peixe folha:
Na reprodução a fêmea deposita de 300 a 600 ovos na parte inferior de superfície de folhas ou raízes e o macho fertiliza imediatamente.
Além disso, os ovos são pequenos, amarelados e adesivos. No entanto, três dias depois os alevinos eclodem e ficam aderidos por um pequeno filamento.
Alimentação:
Esta espécie de peixe é carnívoro, e se alimenta de peixes e crustáceos. Além disso, o peixe folha possui uma boca protrátil que auxilia na captura de presas.
Curiosidades:
Uma curiosidade sobre este peixe é que ele finge-se de folha seca e fica de cabeça para baixo, imitando os movimentos de uma folha morta enquanto segue em direção à sua presa, até que seja possível capturá-la.
Além disso, ele também tem a capacidade mudar de cor para se camuflar nas folhagens, quando se sente ameaçado ou ate mesmo para captura suas presas.
Habitat:
O peixe folha habita em ambientes lênticos de águas escuras ricas em ácidos húmicos produzidos pela grande quantidade de troncos e folhas em decomposição caídas no rio.
Onde encontrar o peixe folha:
Este peixe é encontrado no Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia e Bolívia.
Criação do peixe folha em aquário:
Tamanho do aquário:
O aquário ideal para este peixe é no mínimo 80 cm comprimento X 30 cm largura. Além disso, este aquário deverá ter iluminação fraca a moderada, com plantas de folhas grandes como Echinodorus e troncos formando refúgios.
Tipo de substrato:
O substrato usado no aquário deste peixe é escuro e arenoso com bastante folhas para poder se camuflar e o fluxo de água deve ser fraco.
Comportamento / Compatibilidade:
O peixe folha pode ser criado sozinho ou em grupo, porém deve ser com peixes de tamanho similar e comportamento pacífico. Pois o peixe folha é carnívoro e pode comer qualquer peixe que couber em sua boca.
Alimentação:
Esta espécie de peixe é carnívoro e se alimenta de peixes e crustáceos, pois ele possui uma boca protrátil que auxilia na captura de presas. Além disso, ele também aceita alimentos secos.
Cuidados do peixe folha:
- O aquário deve ter, pelo menos, 80 litros e com pouca movimentação de água, o pH deve preferencialmente ácido com uma dureza entre 1 e 10 DH.
- Além disso, o formato do aquário, de preferência, mais largo e comprido do que alto.
- As Folhas, galhos e troncos são boas opções para deixar a espécie confortável no ambiente.
O peixe folha é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele possui o formato e comportamento que lembra uma folha caída a flutuar na água, daí seu nome comum. Além disso, ele possui a coloração que varia de amarelo intenso ao marrom escuro.