O peixe enxada (Chaetodipterus faber) é uma especie de peixe marinho da família dos Ephippidae que pertence ao gênero dos Chaetodipterus.
Os peixes enxada do Atlântico não têm muito valor comercial. Devido à sua reputação de lutadores fortes, são peixes de caça populares , especialmente durante os meses de verão, quando são mais ativos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe enxada
O corpo do peixe enxada é em forma de disco é muito profundo e comprimido e o focinho é rombudo. Existem 9 espinhas dorsais e 21-24 raios dorsais moles, e há 3 espinhas anais e 17-19 raios anais.
As segundas barbatanas dorsal e anal dos adultos têm lobos anteriores longos e pendentes, dando uma aparência de “peixe-anjo”. O corpo é prateado com faixas verticais pretas irregulares que desaparecem gradualmente com a idade.
Existem 4-6 faixas verticais pretas de cada lado, com a primeira passando pelo olho e a última passando pelo pedúnculo caudal.
A boca é pequena, com a maxila dos adultos terminando abaixo das narinas. Os dentes são pequenos e semelhantes a escovas, e não há dentes no céu da boca.
A cabeça e as barbatanas são cobertas por escamas ctenóides . Os espécimes geralmente pesam de 3 a 10 libras (1,4 a 4,5 kg), embora tenham sido registrados indivíduos de até 20 libras (9,1 kg). Seu comprimento máximo é de cerca de 36 polegadas (91 cm).
Habitat do peixe enxada
O peixe enxada habita águas marinhas e salobras, normalmente em climas subtropicais. Eles são comuns em águas rasas ao longo da costa com profundidades de 3 a 35 metros.
Os juvenis geralmente habitam estuários até a maturidade e os adultos preferem manguezais, praias e portos.
Distribuição geográfica
A espécie é endêmica do oeste do Oceano Atlântico. Eles são encontrados na costa sudeste dos Estados Unidos, no extremo norte de Massachusetts, no Golfo do México e no Caribe . Eles também são encontrados nas Bermudas e na costa leste do Brasil.
Reprodução do peixe enxada
A época de desova do peixe enxada ocorre de maio a setembro. Uma fêmea pode liberar até um milhão de ovos por temporada. Os ovos eclodem após 24 horas e as larvas se alimentam de gema por dois dias antes de se alimentarem ativamente.
Alimentação do peixe enxada
O peixe enxada do Atlântico se alimenta de pequenos invertebrados bentônicos, incluindo crustáceos, moluscos, anelídeos e cnidários. Eles também se alimentam de plâncton na coluna de água.
Importância para os humanos
O peixe enxada do Atlântico tornou-se uma espécie-alvo popular para os pescadores esportivos devido à sua abundância e à forte luta que travam por seu tamanho.
São bons pratos de mesa, principalmente se forem defumados ou grelhados. Um método comum de captura envolve o uso de pequenos pedaços de molusco em um pequeno anzol circular .