O peixe-coelho manchado (Siganus stellatus) é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Siganidae, conhecido também como peixe-coelho estrelado ou o peixe-coelho estrelado.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe-coelho manchado é uma espécie de peixe marinho com nadadeiras raiadas, encontrado na região do Indo-Pacífico, Mar Vermelho e África Oriental até o Mar de Andaman.
Características do peixe-coelho manchado
O peixe-coelho manchado tem um corpo profundo e comprimido lateralmente que tem uma profundidade que cabe 2 a 2,3 vezes em seu comprimento padrão.
Este peixe tem um perfil dorsal da cabeça é quase uma linha reta e tem um ângulo de cerca de 45° entre a testa e o focinho, enquanto o perfil ventral da cabeça tem um leve recuo sob o queixo.
Nos juvenis, a narina frontal tem uma longa aba triangular, mas esta é reduzida a uma borda baixa nos adultos, há uma espinha reclinada na frente da barbatana dorsal.
Como todos os coelhos, a barbatana dorsal tem 13 espinhos e 10 raios moles, enquanto a barbatana anal tem 7 espinhos e 9 raios moles, os espinhos das barbatanas contêm glândulas de veneno.
A barbatana caudal é emarginada, mas lentamente torna-se profundamente bifurcada à medida que o peixe cresce, esta espécie atinge um comprimento total máximo de 40 cm, embora 35 cm seja mais comum.
Habitat
A habitat áreas costeiras ricas em algas e geralmente encontradas em profundidades entre 5 a 30 m, onde se alimenta principalmente de algas e alguns invertebrados bentônicos.
Alimentação
Esta espécie de peixe-coelho é herbívoro e se alimenta principalmente de algas.
Onde encontrar o peixe-coelho manchado
O peixe-coelho manchado é encontrado do Mar Vermelho ao sul da África do Sul e através do Oceano Índico até o Oceano Pacífico, onde chega a Cingapura. Além disso, em território australiano é conhecido apenas das Ilhas Cocos.