Peixe-cirurgião-convicto: características, alimentação, comportamento e habitat
O peixe-cirurgião-convicto ( Acanthurus triostegus) é uma espécie de peixe tropical da família Acanthuridae, conhecido também como cirurgião treliçado e peixe-cirurgião condenado.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de peixe-cirurgião é encontrado em todo o Indo-Pacífico tropical, e pode ser encontrada nas costas da África Oriental, bem como nas do México e Panamá.
Características do peixe-cirurgião-convicto
O peixe-cirurgião-convicto tem o dorso alto, o corpo achatado lateralmente e pode atingir um comprimento corporal de até 26 cm.
Além disso, as bordas das nadadeiras anal e dorsal são arredondadas, a nadadeira caudal é quase reta.
O corpo é cinza claro a esbranquiçado e tem seis listras verticais preto-cinza, uma faixa atravessa o olho, que fica no alto do corpo; a última faixa corre sobre a base da cauda.
Na base da cauda, o peixe-cirurgião condenado possui o espinho típico do peixe-cirurgião bisturi.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de algas que crescem nas rochas e corais.
Comportamento
Os peixes-cirurgião-convicto frequentemente formam grandes escolas de 1.000, também ocasionalmente socializa com outros peixes, como o peixe-coelho e o peixe-papagaio.
A formação desses grupos alimentares é uma adaptação comportamental decorrente do fato de o alimento primário da microalga ser menos nutritivo.
Nas águas rasas, os cirurgiões criminais podem invadir as áreas de alimentação de outros peixes que são capazes de se defender.
Em 1998, quando um grande número de corais morreu nas Maldivas, a população Tang condenada se desfez devido à abundância de algas e reservas alimentares suficientes.
Habitat
Esta espécie habita em recifes rasos, costões rochosos, lagunas e atois.
Fotos do peixe-cirurgião-convicto
Onde encontrar o peixe-cirurgião-convicto
O peixe-cirurgião-convicto é nativo do Indo-Pacífico, incluindo o Mar Vermelho, Moçambique, Madagáscar, Japão, Ilhas Ogasawara, Ilha de Páscoa, Polinésia Francesa, Havaí, Ilhas Revillagigedo, Península da Baja Califórnia e Mar de Cortez.