Peixe-bruxa: características, reprodução, alimentação e habitat
Peixe-bruxa (Myxine sotoi)) é uma classe de peixes marinhos, de águas frias que pertence a família dos Myxinidae.
Essa espécie apresenta um esqueleto cranial se resume a uma caixa cartilaginosa que possui 15 pares de bolsas que compõem uma cesta branquial não unida. Possuem apenas uma narina mediana centralizada mas nenhuma abertura pinel externa.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe-bruxa possuem uma derme lisa e sem escamas, não possuindo nenhuma ossificação dérmica, sua epiderme tem sua composição baseada em diversas células compactadas, dentre elas estão inseridas grandes glândulas unicelulares e células claviformes.
Características do peixe-bruxa
O peixe-bruxa tem derme lisa e sem escamas sem ossificação da derme. Sua epiderme consiste em várias células densas com grandes glândulas unicelulares e células da clavícula.
A espécie também possui células filamentosas que expelem filamentos de muco que incham em segundos. Esse muco é usado como estratégia para espantar predadores, pois a substância pegajosa pode sufocar os predadores até a morte, enquanto o predador logo desiste e as glândulas mucosas liberam a substância através do ducto intradérmico.
A pele do peixe-bruxa é preenchida com células de pigmento ao longo de todo o seu comprimento e é organizada em camadas regulares de tecido conjuntivo fibroso, enquanto seu tecido subcutâneo é composto de tecido adiposo.
Reprodução do peixe-bruxa
As fêmeas produzem de 20 a 30 ovos com, aproximadamente, 20 a 25 mm de comprimento, providos de uma casca córnea com um grupo de filamentos em forma de âncora em cada extremidade.
Pouco se sabe do primeiros estágios da vida do peixe-bruxa, os ovos são ricos em vitelo, que são ovais e possuem mais de um centímetro de comprimento, estão encerrados numa casca resistente e clara, fixada ao substrato por meio de ganchos.
possuem desenvolvimento direto e eclodem pequenas feiticeiras completamente formadas, não apresentando um estágio larval.
Alimentação
Sua dieta e baseada principalmente de peixes mortos ou doentes, poliquetas, moluscos e artrópodes.
Habitat
Os peixes-bruxa habitam águas frias ou temperadas, encontradas apenas no norte e sul dos oceanos Atlântico e Pacífico, vivem em fundos de lodo, onde se enterram para se esconder.
Curiosidade
Tem havido um aumento na interação econômica entre os peixes-bruxa e os humanos, o uso de peles de peixes-bruxa como couro tornou estes peixes muito valiosos, quase todos os produtos de couro denominados couro de enguias são manufaturados a partir da pele de peixes-bruxa .
Distribuição geográfica
O peixes-bruxa se distribui em águas frias ou temperadas, encontradas apenas no norte e sul dos oceanos Atlântico e Pacífico.