Peixe-Borboleta Havaiano: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O peixe-borboleta havaiano (Chaetodon tinkeri) é da ordem dos Perciformes da família Chaetodontidae, conhecido em inglês como Hawaiian butterflyfish.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe ósseo.
Além disso, é um belo peixe que cresce até cerca de 15 cm de comprimento. É visto nadando em pares, sozinho e em alguns casos em pequenas agregações.
O peixe-borboleta havaiano possui uma coloração viva e uma cauda em forma de borboleta, tendo como cores principais o preto, dourado e branco. A faixa dourada em seus olhos e barbatana é o que mais chama a atenção para essa espécie.
Caracteristicas do peixe-borboleta havaiano
Esta espécie de peixe possui em sua paleta de cores o dourado, o branco e o preto. O que mais salta aos olhos em seu corpo são as faixas douradas em seus olhos e barbatana.
Além disso, esses pequenos habitantes de águas profundas podem chegar a medir até 15 cm de comprimento. Se alimenta de uma grande variedade de organismos bentônicos, planctônicos, pequenos invertebrados, dentre outros.
O peixe-borboleta havaiano não só é característico em suas cores, mas também em seu comportamento, já que ele tem uma personalidade ousada, nadando em todos os cantos de aquários e se divertindo com outros peixes.
Reprodução do peixe-borboleta havaiano
Não se tem registros sobre a reprodução desse peixe.
Curiosidades
Este pequeno peixe de máscara dourada foi nomeado em homenagem a Spencer Tinker, que de 1940 a 1973 foi o segundo diretor do Waikīkī Aquarium.
Além disso, o nome havaiano kīkākapu é dado para várias espécies de peixes-borboleta. Sugerindo um tratamento sagrado para a espécie, já que não eram comumente consumidos.
Habitat
O peixe-borboleta havaiano é conhecido como um peixe colorido e ativo dos recifes. São encontrados habitando em recifes de coral, águas rasas e lagoas costeiras, dando preferência as áreas com uma boa iluminação.
Algumas espécies de peixes-borboleta mais recentemente descobertos, podem ser encontrados habitando em grandes profundidas.
Além disso, esta espécie de peixe também ocorre em aquários de peixes marinhos.
Fotos do peixe-borboleta havaiano
Onde encontrar o peixe-borboleta havaiano
O peixe-borboleta havaino tem um distribuição em poucos territórios, sendo encontrado habitando no Havaí, o Atol Johnston e nas Ilhas Marshall no Oceano Pacífico Tropical.
Criação do peixe-borboleta havaiano em aquário
Tamanho do aquário
O aquário deve ter no mínimo 280 litros para um único exemplar da espécie. Além disso, é importante simular o habitat natural do peixe.
Eles gostam de se esconder nas profundidas, então um aquário com pouca iluminação vai acostumá-los para que possam se adaptar. Além da pouca luz, é importante que o aquário tenha esconderijos formados por rochas vivas para que ele possa se esconder.
Paramentos da água
– Manter o pH entre 8.1 e 8.4;
– Dureza de Carbonatos: Entre 5° e 10° dKH;
– Manter a temperatura entre 24°C e 28°C;
Decoração do aquário
É importante simular o habitat natural do peixe. Eles gostam de se esconder nas profundidas, então um aquário com pouca iluminação vai acostumá-los para que possam se adaptar. Além da pouca luz, é importante que o aquário tenha esconderijos formados por rochas vivas para que ele possa se esconder.
Comportamento
É um peixe ativo que possui uma personalidade ousada e gosta de nadar por todos os cantos do aquário, interagindo com outros peixes.
Alimentação
Os alimentos dados para O peixe-borboleta havaino devem ser ricos em proteínas, artêmias, rações específicas para peixes marinhos carnívoros são exemplos.