Peixe-borboleta de cauda vermelha: características, habitat, reprodução e alimentação
Peixe-borboleta de cauda vermelha ( Chaetodon collare ) uma espécie de peixe da família Chaetodontidae que pertence ao genero Chaetodon.
Pode ser encontrado em recifes da região Indo-Pacífico: do Golfo Pérsico e Maldivas ao Japão, Filipinas e Indonésia, costuma nadar em profundidades entre 3 e 15 m.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Pode crescer até 18 cm de comprimento, o peixe-borboleta de cauda vermelha é marrom a preto, com escamas mais claras dando-lhe uma aparência manchada.
Características do peixe-borboleta de cauda vermelha
O peixe-borboleta de cauda vermelha possui a morfologia típica de sua família , corpo oval e comprimido lateralmente. É cinza escuro, com os centros das escamas mais claros.
Possui uma faixa branca vertical proeminente atrás dos olhos, uma faixa preta acima dos olhos e também uma faixa branca menor na frente dos olhos.
A base da cauda é vermelha brilhante, seguida por uma faixa preta. A ponta da cauda é azul clara a esbranquiçada. A parte traseira da barbatana dorsal é franjada de castanho-avermelhado escuro e a parte posterior da barbatana anal é franjada de laranja.
Habitat do peixe-borboleta de cauda vermelha
O peixe-borboleta de cauda vermelha é um peixe costeiro e associado a recifes , habitando tanto as encostas superiores como as extremidades do recife.
Em áreas ricas em corais e relativamente rasas, estuários frequentes dos juvenis, costumam ser vistos aos pares ou em grandes “escolas” que percorrem distâncias para se alimentar, sua faixa de profundidade é entre 1 e 20 metros.
Reprodução do peixe-borboleta de cauda vermelha
São dióicos, ou de sexos separados, ovíparos e de fecundação externa. A desova acontece antes do anoitecer. Eles formam pares monogâmicos durante o ciclo reprodutivo, mas não protegem seus ovos e filhotes após a desova.
Alimentação do peixe-borboleta de cauda vermelha
O peixe-borboleta de cauda vermelha é onívoro e se alimenta tanto de pólipos de coral quanto de pequenos invertebrados marinhos, como vermes poliquetas ou copépodes.
Distribuição geográfica
Amplamente distribuído e comum nos oceanos Índico e Pacífico. É uma espécie nativa das águas de Bangladesh; Birmânia; Emirados Árabes Unidos; Filipinas; Índia (I. Andaman e Nicobar ); Indonésia; Irã; Malásia; maldivas ; Omã; Paquistão; Somália; Sri Lanka ; Tailândia; Taiwan e Iêmen.