Peixe-boi-de-rabo-amarelo: características, reprodução, alimentação, curiosidades e habitat
O peixe-boi-de-rabo-amarelo (Sebastes flavidus) é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Sebastinae, conhecido também como perca-do-mar-de-rabo-amarelo.
Além disso, esta espécie vive principalmente na costa oeste da América do Norte, da Califórnia ao Alasca.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A espécie foi formalmente descrito pela primeira vez como Sebastodes flavidus em 1862 pelo ictiólogo americano William Orville Ayres com a localidade tipo dada como San Francisco, Califórnia.
Características do peixe-boi-de-rabo-amarelo
O peixe-boi-de-rabo-amarelo tem um corpo alongado e comprimido que tem uma profundidade de cerca de um terço do seu comprimento padrão.
Com relação, a cabeça é comparativamente curta com boca pequena, posicionada terminalmente e olhos grandes, a espécie não possui espinhos robustos na cabeça e os presentes são apenas os espinhos nasais, enquanto os espinhos pré-oculares e parietais estão tipicamente ausentes e os espinhos supra-ocular, pós-ocular, timpânico, coronal e nucal estão sempre ausentes.
O peixe-boi-de-rabo-amarelo tem 13 espinhos e 14-16 raios moles na barbatana dorsal e 3 espinhos e 7-9 raios moles na barbatana anal.
Com relação a cor geral do corpo é marrom escuro ou marrom esverdeado com algumas manchas brancas claras ou brilhantes imediatamente abaixo das nadadeiras dorsais, desbotando para branco abaixo da linha lateral.
Reprodução do peixe-boi-de-rabo-amarelo
Na época de reprodução as fêmeas podem produzir entre 50.000 e 600.000 ovos, tendo as fêmeas maiores maior fecundidade, e os ovos são fecundados internamente e as fêmeas dão à luz larvas vivas.
Alimentação
Esta espécie de peixe se alimenta de mariscos, como o camarão, e de pequenos peixes forrageiros, como a anchova.
Habitat
Esta espécie geralmente habita em recifes profundos desde a superfície até profundidades de 549 m, e os juvenis são frequentemente encontrados em torno de flutuadores e estacas.
Curiosidades
Um ponto curioso desta espécie é que ela pode liberar gás de sua bexiga natatória e isso significa que, quando capturadas nas profundezas, são capazes de evitar barotraumas que seriam fatais para outros peixes.
Ou seja, o peixe pode provocar uma lesão do tecido por uma mudança de pressão que comprime ou expande os gases existentes em várias estruturas corporais.
Onde encontrar o peixe-boi-de-rabo-amarelo
O peixe-boi-de-rabo-amarelo vive principalmente na costa oeste da América do Norte, da Califórnia ao Alasca .