Início » Peixes » Peixe agulha: origem, características, tipos, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Peixe agulha: origem, características, tipos, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

peixe agulha

O peixe agulha (Hyporhamphus unifasciatus) é um peixe teleósteo beloniformes da família dos hemiranfídeos, do Atlântico e Pacífico, sendo muito comum no litoral brasileiro.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

peixe agulha
peixe agulha

Além disso, este peixe também é conhecido pelos nomes de panaguaiú, peixe-agulha, tarangalho e tarnagalho. Esta uma espécie de peixe que forma grandes cardumes na superfície da água.

Origem do peixe agulha:

A origem do nome “agulha” foi dado por contas de duas características, a primeira seria o corpo alongado e a segunda e que este peixe é assemelha a uma agulha.

Espécies do peixe agulha:

Existem mais de 60 espécies de peixe agulha. Além disso, entre as espécies mais comuns estão:

Belone belone:

belone belone
belone belone

Este peixe possui a  cor esverdeada ou azulada no dorso e o ventre é prateado. Também prefere ficar na superfície.

Timucu:

peixe agulha timucu
peixe agulha timucu

E além de Peixe Agulha, esta espécie também é conhecida como timucu habitando desde o Estado da Flórida, até o litoral brasileiro.

Hyporhamphus unifasciatus:

peixe hyporhamphus unifasciatus
peixe hyporhamphus unifasciatus

Esta espécie de peixe possui o nome de  agulha-branca. Além disso, ente as características deste peixe que o diferenciam, são a mandíbula escura com a ponta avermelhada, o dorso da cor oliva e um corpo que mede apenas 28 cm.

Ablennes hians ou Agulha-da-areia:

peixe agulha da areia
peixe agulha da areia

Este é um peixe que atinge mais de 1 m de comprimento, assim como pesa 5 kg. A sua cor é preta azulada e diferentemente do peixe agulha, o Agulha-da-areia tem uma carne muito valorizada no comércio.

Hábitos do peixe agulha:

O peixe agulha possui habito de formar pequenos cardumes quando exposto a super populações e pode praticar o canibalismo, ele também costuma habitar as águas costeiras, podendo eventualmente entrar em rios. É muito rápido  e tem uma agressividade moderada.

Características do peixe agulha:

peixe agulha curiosidades
peixe agulha curiosidades

Esta espécie de peixe possui pequenas escamas, e possui um corpo alongado e boca comprida que forma um bico com vários dentes pontiagudos.

Espécie de águas marítimas que ocorre principalmente em águas costeiras, podendo entrar nos rios, e formar pequenos cardumes.

A maxila inferior é menor que a superior e ambas formam o peixe. Dessa forma, os dentes passam pelo bico de maneira irregular. No geral, a cabeça mede um terço do corpo e o animal alcança 1 metro de comprimento, assim como 1,5 kg.

Reprodução do peixe agulha:

O Peixe Agulha se reproduz de forma sexuada quando alcança a sua maturidade com 5 ou 6 anos . Além disso, para que ocorra a reprodução o macho nada e cerca a fêmea por horas, esperando uma oportunidade para fazer a cópula que quando acontece dura menos que um segundo.

Além disso, no período de reprodução as fêmeas depositam os ovos entre as algas ou outros objetos flutuantes e a eclosão ocorre após 2 semanas, caso a temperatura da água esteja entre os 20 °C.

Alimentação:

O Peixe Agulha é agressivo, que se alimenta de pequenos peixe e também pode se tornar canibal,

Curiosidades:

peixe agulha curiosidades
peixe agulha curiosidades

O peixe agulha é muito agressivo e por isso, já ocorreu alguns casos de ataques aos seres humanos.

Portanto, devemos ressaltar a importância do cuidado ao pescar e manusear este peixe, que de fato é perigoso.

Uma outra grande curiosidade é que desse peixe é que ele gosta de viver dentro dos pepinos-do-mar, provavelmente como forma de proteção.

Habitat:

As várias espécies de peixe agulha habitam em rios e lagos de água doce.

Geralmente, quase todas as espécies preferem os climas com temperatura tropical, porem a grande parte dessa espécie também suporta bem os climas temperados.

Onde encontrar o peixe agulha:

O peixe agulha pode ser encontrado no Oceano Atlântico, dos Estados Unidos ao litoral brasileiro, nas áreas costeiras em torno das Ilhas Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde, nos Oceanos Pacífico e Índico, bem como no Mar Negro, no Mediterrâneo ao redor do Estreito de Gibraltar.

habitat do peixe agulha
habitat do peixe agulha

Onde vive o peixe agulha?

O peixe agulha vive no Oceano Índico e Pacífico.

Dicas para pesca do peixe agulha:

Equipamentos:

Os tamanhos de anzóis recomendados para essa pescarias são os tamanhos 16 a 14 c

No entanto, a melhor opção quando se trata de equipamentos para a pescaria desse peixe e utilizar uma vara entre 5 e 7 pés de ponta bem fina e potência de no máximo 10 lbs. Quanto mais leves essa varas, melhor

 

Sensacional essa pescaria do canal do Beto Pescaria

Tipos de iscas para pescar peixe agulha:

As melhores iscas para esta pesca são, o camarão descascado e cortado do tamanho do anzol usado. E também Iscas artificiais de até 15 cm.

Dica:

Além disso, é sempre bom priorizar os locais como as praias calmas, e com formação rochosa, pois essa espécie de peixe costumam se alimentar nestes lugares.

Receitas com peixe agulha:

Receita de peixe agulha empando:

Ingredientes:

– 300 g de filé de agulha;
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva puro;
– Suco de 1/2 limão;
– Sal e pimenta-do-reino a gosto;
– Farinha de trigo para empanar.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, tempere o peixe com azeite, limão, sal e a pimenta.
  2. Em seguida, passe cada filé na farinha de trigo e reserve.
  3. Logo a seguir, com o óleo bem quente, frite o peixe e deixe escorrer a gordura em papel-toalha.
  4. Esta pronto, Sirva com molho rosé ou limão à francesa.

Receita de peixe agulha assado com recheio de camarão:

 

Receita de peixe agulha frito:

 

O peixe agulha é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo alongado e boca comprida que forma um bico com vários dentes pontiagudos.

Espécie de águas marítimas que ocorre principalmente em águas costeiras, podendo entrar nos rios, e formar pequenos cardumes.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.