Morsa (Odobenus rosmarus) é um grande mamífero marinho que faz parte da família dos Odobenidae é o ultimo sobrevivente da sua família .
As morsas são animais sociáveis de vida relativamente longa e são consideradas uma espécie-chave nas regiões marinhas do Ártico.
Essa espécie desempenhou um papel proeminente nas culturas de muitos povos indígenas do Ártico , que caçaram a morsa por sua carne, gordura, pele, presas e ossos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso durante o século 19 e início do século 20, as morsas foram amplamente caçadas e mortas por sua gordura , marfim de morsa e carne.
Características da morsa
Enquanto alguns machos de tamanho grande do Pacífico podem pesar até 2.000 kg , a maioria pesa entre 800 e 1.700 kg . Um macho ocasional da subespécie do Pacífico excede em muito as dimensões normais.
A característica mais proeminente das espécies vivas são suas longas presas. Estes são caninos alongados , que estão presentes em morsas machos e fêmeas e podem atingir um comprimento de 1 m e pesar até 5,4 kg .
As presas são ligeiramente mais compridas e mais grossas entre os machos, que as usam para lutar, dominar e exibir; os machos mais fortes com as maiores presas normalmente dominam os grupos sociais.
Ao redor das presas há um amplo tapete de cerdas rígidas ( vibrissas místicas ), dando à morsa uma aparência de bigode característica. Pode haver de 400 a 700 vibrissas em 13 a 15 fileiras atingindo 30 cm de comprimento.
Além das vibrissas, a morsa é escassamente coberta de pêlo e parece careca. Sua pele é altamente enrugada e grossa, até 10 cm ao redor do pescoço e ombros dos machos. A camada de gordura abaixo tem até 15 cm de espessura.
As morsas jovens são marrom-escuras e ficam mais pálidas e mais cor de canela à medida que envelhecem.
Alimentação da morsa
A morsa tem uma dieta diversificada e oportunista, alimentando-se de mais de 60 gêneros de organismos marinhos, incluindo camarões , caranguejos, vermes tubulares , corais moles , tunicados , pepinos do mar , vários moluscos como caracóis , polvos e lulas e alguns tipos de peixes lentos .
Reprodução da morsa
Os machos atingem a maturidade sexual aos sete anos, mas normalmente não acasalam até que estejam totalmente desenvolvidos por volta dos 15 anos de idade.
Eles ficam no cio de janeiro a abril, diminuindo drasticamente a ingestão de alimentos. As fêmeas começam a ovular a partir dos quatro a seis anos de idade.
A gestação dura de 15 a 16 meses. Os primeiros três a quatro meses são passados com a blástula em desenvolvimento suspenso antes de se implantar no útero.
Habitat
As morsas habitam em torno do Pólo Norte no Oceano Ártico e nos mares subárticos do Hemisfério Norte, no oceano Atlântico e no Oceano Pacífico
Conservação
A caça à morsa é regulada por gestores de recursos na Rússia , Estados Unidos, Canadá e Groenlândia (país autônomo no Reino da Dinamarca ) e representantes das respectivas comunidades de caçadores.
Estima-se que quatro a sete mil morsas do Pacífico são colhidas no Alasca e na Rússia, incluindo uma porção significativa (cerca de 42%) de animais atingidos e perdidos.