Marlim-branco peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas
O marlim-branco (Tetrapturus albidus) é um peixe teleósteo de água salgada que pertence a família Istiophoridae, popularmente conhecido de agulhão, agulhão-branco, agulhão-de-prata, bicuda e espadarte-meca.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O marlim-branco habita em águas afastadas da costa, geralmente a centenas de quilômetros, onde a profundidade da água ultrapassa 200 metros.
Além disso, esta espécie costuma nadar em locais de encontro das águas das correntes marítimas com as da plataforma continental.
No entanto, no Brasil o marlim-branco pode ser observados nas águas quentes (26 a 27°C) do Atlântico oeste, mas, ás vezes, aventuram-se em águas mais frias.
Características do peixe marlim-branco
O marlim-branco mede cerca de 2,8 metros de comprimento, corpo é alongado, comprimido lateralmente; coberto com pequenas escamas oblongas escondidas na pele.
A sua coloração é azulada no dorso e branco prateado no ventre e com nadadeira dorsal arredondada na região anterior, sendo ainda uma espécie de grande importância comercial.
O marlim-branco possui o focinho se projeta para a frente na forma de uma protuberância alongada em forma de lança formada pelos ossos pré-maxilares e nasais.
Alimentação
A alimentação desta espécie de marlim consiste basicamente de peixes, como atum, bonito, dourado do mar, peixe voador, lulas e moluscos.
Curiosidades
Uma curiosidade do marlim-branco é que esta espécie possui a capacidade de mudar a cor de suas nadadeiras peitorais para azul-néon momentos antes de abocanhar uma presa.
Habitat
O marlim-branco habita em águas mais profundas, costumam subir até a superfície para se alimentarem.
Onde encontrar o peixe marlim-branco
O marlim-branco pode ser encontrado nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.
Dicas para pesca do peixe marlim-branco
Equipamentos
Equipamentos para esta pesca deve ser pesado para pesca oceânica, as varas devem ter passadores com roldanas e as carretilhas capacidade para armazenar pelo menos 500m de linha.
Tipos de iscas para a pesca do marlim-branco
Use iscas naturais para a pesca de marlim-branco como peixes voadores, farnangaios e atuns, por outro lado as iscas artificiais preferidas são as grandes lulas, mas algumas vezes atacam os plugs de meia água.