O lambari de rabo vermelho (Astyanax fasciatus) é um peixe de água doce da família Characidae conhecido também como lambari, piaba, piaba da bahia, piaba do rio e piaba do rabo vermelho.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o lambari de rabo vermelho é uma espécie de lambari um com vasta distribuição em todo continente americano, desde o México até a Argentina.
Espécie de peixe possui uma grande capacidade de colonizar diferentes habitats, além de serem sensíveis a mudanças em seu ambiente natural.
Dessa forma esta espécie torna excelente bioindicadores de alterações ambientais.
Origem
O lambari de rabo vermelho é nativo da América do Norte, Central e do Sul e pode ser encontrado desde o México até Argentina.
Características do lambari de rabo vermelho
O lambari de rabo vermelho é um peixe de pequeno porte seu tamanho médio é até 15 cm de comprimento, este peixe possui corpo claro e nadadeiras avermelhadas.
Ele também apresenta duas manchas umerais (por isso o nome da espécie), sendo a segunda mais clara, e uma faixa longitudinal escura que se prolonga sobre os raios da nadadeira caudal.
Reprodução do peixe lambari de rabo vermelho
Os lambaris de rabo vermelho não desovam, a fecundação é externa e os pais não cuidam dos ovos, quando os filhotes nascem eles ficam sozinhos.
São peixes muito produtivos que se reproduzem rapidamente com ovos pequenos e numerosos, cerca de 1038 por indivíduo, que eclodem rapidamente e permitem a rápida colonização de novos ambientes graças a este curto ciclo reprodutivo.
Apresentam dimorfismo sexual, as fêmeas são maiores e os machos têm espinhos ásperos na barbatana anal.
Alimentação
Este peixe é onívoro em seu ambiente natural se alimenta de vermes, crustáceos, insetos e secundariamente material vegetal.
Por outro lado, em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Curiosidades
As comunidades tradicionais utilizam este pequeno peixe como fonte de alimento.
Outra posição importante é que os lambaris ocupam uma posição importante na cadeia alimentar, fazendo parte da dieta de inúmeros vertebrados, mamíferos aquáticos, aves e até alguns anfíbios e répteis.
Além disso, são considerados dispersores secundários de sementes e contribuem para a preservação das florestas aluviais.
Habitat
O lambari de rabo vermelho habita em lagos de parques e em alguns rios com melhor qualidade de água.
Importância ecológica dos lambaris de rabo vermelho
Os lambaris de rabo vermelho são muito importantes para o ecossistema pois servem de alimento para muitas espécies piscívoras como a traíra.
Eles são indicadores da qualidade da água por serem muito sensíveis às mudanças em seu ambiente e por se alimentarem de sementes são importantes propagadores dele nas matas ciliares.
Um papel muito importante em ambientes lênticos onde não há corrente para transportar as sementes.
Lambaris de rabo vermelho na aquicultura
Na aquicultura, o lambari de rabo vermelho tem se mostrado uma espécie promissora e altamente viável devido a sua resistência às mudanças de temperatura, rápido crescimento, baixo investimento e rápido ciclo reprodutivo.
Eles têm sido utilizados como alimento para criadores de traíras, iscas vivas, alimentos para humanos e industrializados na forma de alimentos enlatados.
É de fácil manejo e boa aceitação no mercado, mas ainda é pouco conhecido na piscicultura em relação ao ciclídeo do Nilo.
O que é uma pena, pois a tilápia é uma espécie invasora enquanto o lambari é nativo e não representa risco quando escapa para a natureza.