
O matrinxã (Brycon sp) é um peixe de água doce com escamas, pertencente a família Characidae popularmente conhecido como jatuarana.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, a sua espécie faz parte da fauna aquática da Amazônia e é de grande interesse para a piscicultura comercial local, no entanto, a criação do peixe matrinxã também é amplamente requisitada por piscicultores, já que esse peixe faz parte do cardápio dos consumidores da região.
Origem do peixe matrinxã:
Matrinxã é um peixe com escamas De origem Tupi e possui característica da Amazônia. Além disso, é um dos peixes mais consumidos na culinária amazônica. Ele é um peixe adaptado ao cativeiro e com grande potencial para o agronegócio da região.
Nome Científico: Brycon sp
Ordem: Characiformes
Características do peixe matrinxã:

Matrinxã é um peixe escamoso. Sua carne é muito apreciada nas regiões centro, oeste e norte do país. Este feixe tem um corpo esguio, um pouco alto e comprimido.
Este peixe possui coloração prateado, tem barbatanas laranja e a cauda preta. Apresenta uma mancha circular preta na região do úmero. Os dentes são fortes e pontiagudos, dispostos em fileiras na mandíbula superior. O comprimento pode chegar a 80 cm e o peso pode chegar a 5 kg.
Reprodução do peixe matrinxã:
O Matrinxã é uma espécie de peixe que realiza a desova ou Piracema, por este motivo, ele faz longas migrações rio acima para se reproduzir. Além disso, a eclosão das larvas ocorre 17 horas, após a fertilização dos ovos, existe ainda canibalismo que tem início a partir de 36 horas de vida livre.
Alimentação:
O matrinxã é uma peixe onívoro, que se alimenta tanto alimentos de origem animal quanto de origem vegetal. Por isso, ele se alimenta de flores, frutos, insetos, sementes e de pequenos peixes.
Além disso, Este peixe pode se alimentar de pequenos peixes da sua espécie. Ou seja, ele apresenta canibalismo.

Curiosidades:
Um ponto curioso sobre o Peixe Matrinxã é que ele conseguiu ultrapassar os limites de sua origem, ou seja este peixe não só está presente na Bacia Amazônica, como também em pisciculturas e lagos de pesca em diversos Estados do Brasil.
Além disso, a única região que o Matrinxã não pode ser pescado é o Sul.
Uma curiosidade muito interessante sobre esta espécie de peixe é que nas primeiras 36 a 72 horas de vida, os peixes deste gênero apresentam um comportamento de canibalismo.
Portanto, se não houver controle, o tal comportamento ocasiona a diminuição da população de Matrinxãs e outras espécies do gênero.

Habitat:
O peixe matrinxã habita rios com águas claras e lagos, próximos a estruturas, como paus submersos, onde espreitam suas presas.
Onde encontrar o peixe matrinxã:
O peixe matrinxã é encontrado nas bacias Amazônica e São Francisco, eles habitam em águas claras.
Dicas para pesca do peixe matrinxã:
A rapidez é uma qualidade do peixe, algo que requer um bom reflexo por parte do pescador.
Outro ponto importante é o uso de anzóis menores e bastante afiados de tamanhos n° 2/0 a 6/0, bem como linhas de 10 a 17 lb.
Sensacional essa pescaria do canal do Felipe Dias Índio
Tipos de iscas para a pesca do peixe matrinxã:
Por outro lado, você pode optar pelo uso de iscas naturais ou artificiais.
Por exemplo, as colheres e plugs, frutos, flores, insetos, minhoca, bem como, o coração e fígado de boi cortados em tirinhas, podem ser boas iscas.
Receitas com matrinxã
Receita de matrinxã assada:

Ingredientes:
– 1 matrinxã inteira;
– 1 tomate grande picado;
– 1 cebola grande picada;
– Sal a gosto;
– Cheiro verde a gosto;
– 1 colher de chá de molho verde;
Modo de preparo do molho verde:
- Para fazer o molho verde é simples, coloque cebola, cheiro verde, alho e bata tudo no liquidificador.
- A mistura deve ficar com uma textura de maionese.
Modo de preparo da matrinxã:
- Em primeiro lugar, tempere o peixe com com limão, deixe-o descansando enquanto prepara o recheio.
- Em seguida, corte o tomate, cebola e o pimentão, depois coloque no peixe todos os temperos cortados e o sal a gosto.
- Logo a seguir, adicione o molho verde. Espalhe o molho por cima dos ingredientes picados e misture usando as pontas dos dedos.
- Depois leve para o forno por 30 minutos. Você escolhe o acompanhamento, mas a gente sugere uma farofinha de farinha de mandioca, vinagrete e baião.
Receita de matrinxã recheada:
Receita de matrinxã frita sem espinha:
Receita de matrinxã recheado com farofa:
O matrinxã é um peixe muito popular no brasil e no mundo. Como mencionamos este peixe possui a cor prateado, tem barbatanas laranja e a cauda preta.
Além disso, ele presenta uma mancha circular preta na região do úmero.
O comprimento pode chegar a 80 cm e o peso pode chegar a 5 kg.