Labeo bicolor peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Labeo bicolor (Epalzeorhynchos bicolor) é um peixe de água doce da família Cyprinidae conhecido também como tubarão bicolor ou tubarão de cauda vermelha.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, existem muitas espécies de peixes coloridos disponíveis no comércio de peixes ornamentais, mas nada se compara à beleza do labeo bicolor
Esses peixes impressionantes têm caudas pretas e vermelhas e são populares entre muitos aquaristas. No entanto, pouco se sabe sobre sua manutenção em aquários.
Uma das características mais comuns deste animal é o seu comportamento semi-agressivo em relação aos seus companheiros de aquário.
Eles também não parecem gostar de socializar com outros de sua própria espécie.
Características do peixe labeo bicolor
O labeo bicolor possui a coloração preta e na nadadeira caudal a coloração é vermelho alaranjado.
Esta é uma espécie de peixe que pode ser confundido com o tubarão-arco-íris, no entanto a cor vermelha só está presente em sua nadadeira caudal do labeo bicolor, enquanto a do tubarão-arco-íris está presente em todas nadadeiras, além deste último possuir a coloração negra menos escura pelo seu corpo.
Embora popularmente conhecido como tubarão, não está relacionado aos tubarões reais.
Esta espécie recebe o nome comum devido ao formato do seu corpo e barbatana dorsal, que se assemelham à de um tubarão.
Alimentação
O labeo bicolor é um peixe Onívoro (essencialmente herbívoro), em seu ambiente natural alimenta-se de algas, pequenos crustáceos, insetos e larvas.
Ameaças
Esta espécie está listada na IUCN (Lista Vermelha de Animais Ameaçados) e pode já estar extinta na natureza.
Outras espécies do gênero são conhecidas por migrar sazonalmente para planícies inundadas ou áreas florestais durante a estação chuvosa.
Acredita-se que os seres humanos tenham prejudicado sua reprodução em seu ambiente natural por causa desse padrão migratório.
Habitat
O labeo bicolor costuma habitar, sobretudo, águas tropicais com substrato rochoso ou arenoso.
Onde encontrar o peixe labeo bicolor
O labeo bicolor pode ser encontrado na Ásia, bacia Chao Phraya, na Tailândia, considerado extinto na natureza pelo IUCN, porém criado largamente em cativeiro para abastecer o mercado de aquarismo.
Criação do peixe labeo bicolor em aquário
Manutenção em aquário
Necessário aquário com dimensões mínimas de 100cm x 40cm x 50cm (200 litros).
Apesar de não atingir grande porte, requer um aquário de pelo menos 80 cm de comprimento, pois é uma espécie muito ativa e excelente nadadora.
Um substrato arenoso e a presença de muitas plantas de retiro são desejáveis. Ela gosta de água com muito oxigênio dissolvido e um ambiente levemente lítico.
Iluminação média a brilhante desejável para o crescimento de algas, um grampo de sua dieta.
Parâmetros da água
• Clima: tropical; 22°C – 28°C;
• água doce ;
• pH: 6.6 – 7.8 ;
• Dureza: 8 – 15 ;
Alimentação em aquário
Em cativeiro o peixe labeo bicolor aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido alimentos de matéria vegetal regularmente como rações específicas, ervilhas sem casca, pepino, abobrinha, espinafre, etc.,
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Eles são criados em pisciculturas com a ajuda de hormônios que garantem a sobrevivência da espécie. Sua criação em aquários privados é desconhecida.
Distinguir seu dimorfismo sexual é um pouco difícil, mas quando atingem a maturidade sexual, as fêmeas geralmente são maiores e mais roliças.
Além de terem um abdômen levemente acinzentado, enquanto os machos são pretos sólidos. O macho tem barbatana dorsal ligeiramente maior (questionável).
Temperamento / Comportamento
Labeo Bicolor é considerado um peixe semi-agressivo. Essa fama é bem merecida, pois são territoriais e se tornarão hostis se outros peixes invadirem seu domínio ou interromperem suas sessões de alimentação.