Iscas naturais para pesca na praia: top 8 iscas e dicas
Descubra quais são as melhores iscas naturais para pesca na praia pois algumas iscas são mais eficientes que outras.
Felizmente, existem várias iscas naturais que podem produzir ótimos resultados.
Para iniciantes a modalidade de pesca de praia, a escolha da isca é sempre uma grande dúvida, pois há muitas opções e diferentes maneiras de usá-los.
Hoje no blog do pescador abordaremos as melhores iscas naturais para pesca na praia e algumas dicas.
Iscas naturais para pesca na praia
Camarão
O camarão é bastante valorizado pelos pescadores experientes, é considerado uma das melhores iscas naturais para pesca na praia, já que faz parte da cadeia alimentar da fauna oceânica e, naturalmente, atrai muitos peixes.
Além disso, o camarão pode ser utilizado tanto vivo quanto morto, no primeiro caso, é indicado para a pescaria em locais com profundidade inferior a 15 metros e próximo a estruturas submersas.
Por outro lado, para utilizá-lo morto, mantenha congelado, sem cabeça e com as cascas, nesse caso, a isca servirá melhor para peixes mais próximos da superfície.
Dicas:
- É comum que os camarões atraem peixes de forma mais eficaz do mar em que você está pescando. Portanto, se você estiver pescando em água salgada, compre essas iscas em um local próximo.
- Um segredo para pegar mais peixes é esfregar o camarão na linha de pesca, o que libera o cheiro característico do animal e, consequentemente, atrai mais predadores.
Lula
Conhecida por sua praticidade, pois é fácil de encontrar em qualquer peixaria, a lula agrega outras vantagens: dificilmente sai do anzol e é muito eficiente na pesca na praia.
Assim como o camarão, o ideal é que as iscas permaneçam congeladas em sacos plásticos até o momento de serem usadas.
Dicas:
- Para usar esta isca natural, retire a pena do dorso (uma cartilagem rígida que armazena a tinta) e da parte inferior com os tentáculos. Você pode fazer isso com as mãos sem a ajuda de uma faca.
- Corte o topo em anéis finos (cerca de 0,5 cm) e, em seguida, molde-os em tiras, anexar ao gancho e trançar em uma trança deixando um dedo extra para baixo.
Sardinha
Esta também é uma das iscas naturais para pesca na praia são versáteis, práticas e eficientes, as sardinhas também despontam como uma das melhores iscas para peixes de água salgada.
Fácil de comprar em qualquer peixaria, assim como a lula, são ideais para quem não tem muito tempo para preparar a isca, cabe ao pescador usar apenas a cabeça, o rabo ou o peixe inteiro.
Outra opção é cortar pequenas tiras do peixe para que dê lugar a muitas capturas. Neste caso, ele deve ser preso ao gancho com uma linha elástica para que não se solte durante a rega.
As sardinhas costumam ser eficientes na captura de inúmeras espécies, mas principalmente Carapicu, Cocorocas, Espadarte e anchova.
Minhoca de praia
A minhoca da praia pode ser muito eficaz como isca, especialmente para peixes de água salgada, pois provoca uma reação semelhante ao camarão e sardinha.
No entanto, essas iscas exigem mais cuidados: como são muito frágeis e se desfazem facilmente, é ideal adicionar um pouco de fubá às minhocas da praia ao usá-las para dar mais consistência.
Tatuíra
A tatuíra também conhecidos como tatuí, são os crustáceos que vivem à beira das praias e afundam na areia quando as ondas quebram, eles são usados principalmente na pesca do pampo.
Esta isca natural para pesca na praia deve ser usados vivos pois o movimento atrair os peixes. Além disso, neste caso, passe o anzol pelo tanque até que esteja desobstruído para que o peixe fique devidamente fisgado.
Contudo, para isca-lo, retire a casca de sua parte externa e reforce a fixação com elastricot, a tatuíra vão amolecer e devem liberar suas miudezas e ovas, tornando-os tentadores de morder.
Corrupto
Esta é outra espécie que afunda na areia das praias, para extrair esses insetos, basta localizar os buracos onde a onda bate e enfiar um cano de PVC neles.
É comum usar corrupto vivo, por ser um animal frágil, é necessário amarrá-lo com elástico para que não saia do gancho, lembre-se de deixar a ponta visível para que o estilingue funcione.
Sarnambi
Esta é mais uma isca natural para pesca na praia que pode ser encontrada na própria praia.
Além disso, os sarnambis são pequenas conchas que ficam na beira do mar, e ao abri-las você encontrará um molusco muito apetitoso para diversas espécies de peixe.
A iscar esse bichinho é muito simples: prenda-o com o anzol e faça um rabo de cavalo passando-o pela ponta pelo menos três vezes. Por fim, passe o elástico por cima e aperte bem.
Lembre-se de soltar uma extremidade do corpo do Sarnambis para permitir que ele balance na água e atraia a atenção dos peixes.
Siri
Para encontrar caranguejos, é preciso ir à praia pela manhã, quando esses crustáceos são levados pela maré. Suas pequenas pernas se movem quando as ondas quebram, atraindo a atenção de muitas feras.
Assim como as iscas de pesca de água salgada anteriores, o caranguejo tem um corpo macio e deve ser preso ao anzol com um elástico.
Não se esqueça de retirar a casca, pois é muito dura e pode atrapalhar a fiscagem do peixe.