Iscas naturais para a pesca de arraia: Top 5 iscas, equipamentos, cuidados e dicas de manuseio
Iscas naturais para a pesca de arraia são as melhores, além da sua eficácia ela funciona tanto em água doce como em água salgada.
A captura de arraias é um tipo de pesca esportiva porque são peixes grandes, e o maior problema é que se cansam rapidamente.
Sim, as arraias são fortes e têm o hábito de enfiar suas grandes nadadeiras peitorais na areia, dificultando a saída. Portanto, é muito importante usar um material que seja forte o suficiente para ser levantado do fundo e mantido no meio da água com menor resistência.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas Iscas naturais para a pesca de arraia e a técnica mais usada para esta pesca.
Características das arrias
As arraias são peixes cartilaginosos assim como o tubarão e tem grandes necessidades de oxigênio.
Sua espinha venenosa está localizada na parte superior da cauda e, quando perfura a pele de outros animais, causa fortes dores, e possui corpo e cabeça em forma de disco plano.
Além disso, suas barbatanas peitorais formam uma borda ao redor do disco e se conectam na frente do focinho.
Sua boca está localizada na face ventral, os dentes são pequenos e achatados, a coroa é larga e achatada e não há cúspides salientes, exceto nos machos maduros.
Possui cauda longa com filamentos na extremidade, asas laterais na base e asas verticais na extremidade distal. Pode atingir 892 mm e pesar até 30 kg.
Equipamentos para pesca de arraia
Vara
Utiliza a vara de ação média a pesada, com 3,6 a 3,9 metros.
Molinete e linhas
O molinete de pesca deve ser na mesma categoria (numeração 4 000 a 6 000), com um bom sistema de freio. Em relação a linha a mais indicada para pescar arraias é a de 0,26 mm (de monofilamento ou 0,17mm de multifilamento). porém os pescadores mais experientes podem usar espessuras menores (0,20 a 0,23 mm) sem problemas.
Anzóis
Utilize anzóis resistentes e relativamente grandes, como os modelos Mutu, SSW, Mini Shiner Hook, Octopus e Izumedina nos tamanhos 14 a 16. porém nada impede que o pequeno Maruseigo 10 funcione.
Chicotes e pernadas
As arraias fisgadas em beira de praia costumam estar próximas ao fundo e, por isso, geralmente fisgadas na primeira pernada acima da chumbada.
Além disso, o chicote pode ter uma única pernada ou até duas, com uma distância de 120 cm entre os rotores, para deixar a linha bem solta para as iscas se posicionarem na areia, e as pernadas podem ter cerca de 60 cm.
Iscas naturais para a pesca de arraia
As Iscas naturais para a pesca de arraia mais eficientes entre elas estão os peixes em filés ou pedaços:
– Sardinha;
– Manjuba;
– Farnangaio;
– Pequenos roncadores;
– Carapicus vivos;
Dicas e cuidados de manuseio
Assim que capturar a arraia com para tira-la da água é necessário colocar o caniço na espera e segure-a pelos espiráculos, como são conhecidas as duas cavidades presentes logo atrás de seus olhos.
Em seguida, use um alicate para puxar suavemente o anzol para fora da boca, e agarre a cauda com seu grande ferrão pontiagudo coberto de muco venenoso e segure-a com a palma da mão abaixo do chão, de preferência com a mão enluvada
Apesar do grande perigo de pisar em uma arraia na água, tome cuidado fora d’água, pois as arraia tendem a lutar abanando o rabo. Portanto, fique atento.
Afinal, é proibido a pesca de arraias?
É proibida e crime a pesca de arraia jamanta , esta espécie é conhecida popularmente como raia gigante, no Brasil é crime ambiental.
Quem for flagrado pescando arraia jamanta pode ocasionar a prisão do infrator, este peixe é a maior de todos os tipos de arrais elas que pode chegar a 8 metros de envergadura e pesar até 2 toneladas.