Gourami gigante ( Osphronemus goramy ) é uma especie de peixe de rio da familia dos Osphronemidae que pertence ao gênero Osfronemo.
A sua aparência particular e a sua docilidade tornaram-no um hóspede fascinante em muitos aquários ocidentais, especialmente nos públicos, dado o seu tamanho considerável para um peixe de água doce.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do gourami gigante
O Gourami gigante tem corpo maciço, comprimido nas laterais: visto de lado tem formato ovalóide, com pedúnculo caudal maciço. A cabeça é arrebitada, com mandíbula proeminente.
As barbatanas peitorais são grandes e arredondadas, assim como as barbatanas dorsal e anal (ligeiramente alongadas). A cauda também é arredondada; as barbatanas ventrais são filiformes.
A libré é verde acinzentada, mais escura no dorso, manchada nas laterais e na cabeça com manchas vermelhas e pretas. As escamas são orladas em verde escuro, dando a impressão de uma treliça ao longo do corpo do peixe. Atinge um comprimento máximo de 70 cm.
Habitat do gourami gigante
Habita as águas lentas de rios, pântanos e lagos, incluindo florestas inundadas na estação das monções .
Distribuição geográfica
Esta espécie é comum no Sudeste Asiático ( Sumatra , Bornéu , Java , Bacia Tailândia – Mekong ). Completamente ausente em Sarawak . Vários países estão a introduzir este peixe na aquicultura .
Reprodução do gourami gigante
O gourami gigante é uma camada de ovos e constrói um ninho com fibras vegetais. Tanto o gourami macho quanto a fêmea participam da construção dos ninhos, embora o macho pareça desempenhar um papel mais proeminente.
O macho e a fêmea são diferenciados pelas nadadeiras dorsais e pela cor do corpo. A barbatana dorsal do macho termina em ponta e o corpo é mais escuro, mudando para quase preto durante a desova. Após a construção do ninho, os ovos serão postos antes das próximas 24 horas.
Durante a reprodução, a água no tanque deve ser reduzida para cerca de 20 cm de profundidade e a temperatura deve ser de 28 °C (82 °F).
Após a desova, a fêmea deve ser removida para um tanque separado, pois o macho guardará zelosamente os ovos, em ambiente de cativeiro, às vezes tornando-se agressivo com a fêmea. Os ovos eclodem em 24 horas. Eles devem ser mantidos em aquário escuro.
Alimentação do gourami gigante
gourami gigante à ser herbívoro, preferindo alimentos à base de algas, mas comem alimentos carnudos. Um alimento em flocos à base de algas, junto com vermes liofilizados, tubifex e artêmia, fornece a esses peixes a nutrição adequada enquanto jovens.
Pesca do gourami gigante
Ausente no mercado ocidental de peixe, nos seus locais de origem é amplamente pescado para consumo humano.
Como todas as espécies da família, este peixe consegue sobreviver algumas horas fora de água graças ao órgão respiratório denominado labirinto : esta é a razão da sua difusão como alimento em populações raramente equipadas com frigorífico.