Água doce

Gar de nariz curto: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Jeferson Trajano, em 30/05/2023
gar de nariz curto

Gar de nariz curto ( Lepisosteus platostomus ) um peixe primitivo de água doce da família Lepisosteidae que pertence ao gênero Lepisosteus.

É nativa dos Estados Unidos, onde seu alcance inclui as bacias dos rios Mississippi e Missouri, variando de Montana a oeste e do rio Ohio a leste, ao sul até a costa do Golfo.

gar de nariz curto

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Habita águas calmas em grandes rios e seus remansos, assim como lagoas marginais e grandes piscinas. É um peixe longo e esguio, marrom ou verde-oliva na parte superior e esbranquiçado na parte inferior.

Características do gar de nariz curto

caracteristicas do gar de nariz curto

Como todos os gars, o Gar de nariz curto tem um corpo quase cilíndrico blindado com escamas ganóides , uma mandíbula que se estende até um focinho, barbatanas dorsal e anal bem para trás e barbatanas peitorais e ventrais inseridas na parte inferior do corpo.

Seu focinho é quase tão longo quanto o resto da cabeça. O dorso é verde oliva escuro a marrom acinzentado, os flancos são mais claros e o ventre esbranquiçado.

O corpo e as barbatanas não pareadas têm grandes manchas escuras redondas. A espécie difere do gar comum ( Lepisosteus osseus ) pelo focinho significativamente mais curto, do gar manchado( Lepisosteus oculatus ) pela falta de manchas no focinho, cabeça e parte anterior do tronco.

Eles atingem um comprimento de cerca de 60 centímetros. As barbatanas dorsal e anal têm, cada uma, sete a nove raios moles. 53 a 63 escamas ficam ao longo da linha lateral.

A altura máxima documentada foi de 88 centímetros, o peso máximo foi de 2,6 kg e a idade máxima foi de 20 anos.

Habitat do gar de nariz curto

habitat do gar de nariz curto

O gar de nariz curto geralmente habita águas calmas em grandes rios e seus remansos, bem como lagos marginais e grandes e tranquilas piscinas, geralmente em torno de vegetação ou troncos caídos.

Gar tem a capacidade de sobreviver em ambientes com muito pouco oxigênio e condições especialmente turvas por causa de sua bexiga de gás especializada .

As bexigas de gás do gar de nariz curto têm a capacidade de funcionar como um pulmão para extrair e usar o oxigênio do ar engolido, além de regular a flutuabilidade .

Reprodução do gar de nariz curto

reproducao do gar de nariz curto

Gar de nariz curto normalmente desovam na primavera durante abril, maio e junho, quando as temperaturas da água estão entre 16 e 21 ° C (61 e 70 ° F).

Frequentemente acompanhadas por mais de um macho, as fêmeas espalham grandes ovos verde-amarelados em águas calmas e rasas entre vegetação submersa ou outras estruturas subaquáticas.

Um adesivo pegajoso mantém os ovos juntos em grupos onde eles eclodem após oito a nove dias. Os ovos são venenosos para pássaros e mamíferos , incluindo humanos. Os filhotes permanecem no saco vitelino por mais uma semana, depois se alimentam de larvas de insetos e pequenos crustáceos.

Alimentação do gar de nariz curto

alimentacao do gar de nariz curto

O gar de nariz curto alimentam-se principalmente de peixes, mas são muito oportunistas e também comem lagostins , insetos e outros invertebrados.

Estado de conservação 

Com muito poucos predadores naturais capazes de lidar com a espessa armadura de escamas ganóides de um gar, gar de nariz curto geralmente são abundantes.

Uma exceção é em Montana , onde são considerados peixes de preocupação especial devido à distribuição restrita e tamanhos populacionais limitados.

gar de nariz curto

 

 

 

Sair da versão mobile