12 Espécies de danio: características, curiosidades, informações e muito mais
Conheça quais são as espécies de danio e como diferenciar cada espécie, esses peixes ornamentais pertencem ao gênero de Rasborinae e a família Cyprinidae.
São peixes de água doce encontrados no subcontinente indiano, Sri Lanka e sudeste da Ásia, desde a Birmânia até a Península Malaia e Sumatra.
Além disso, algumas espécies de danio são peixes de aquário populares, e bem estudado e no Brasil, os mais comuns são danio gigante, Glowlight e o mais famoso de todos e o danio-zebra.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas espécies de danio e como diferenciar cada espécie
Características gerais dos peixes danios
Todas as espécies de danio têm um corpo alongado que é ligeiramente achatado nas laterais e atingem um comprimento de 2 cm a 8,5 cm.
Além disso, esses peixes possui cores atraentes, principalmente em tons de azul e amarelo, com relação as fêmeas têm cores menos intensas que os machos, são mais cheias e ligeiramente maiores.
Os danios também tem uma boca é terminal ou ligeiramente superior, e ladeado por um a dois pares de barbilhões.
Embora as espécies de Danio não sejam peixes de cardume no verdadeiro sentido, porém vivem em grupos sociais que vivem no curso médio e superior de suas águas domésticas.
Espécies de danio
Danio-zebra
O danio-zebra (Danio rerio) é uma peixe tropical teleósteo de água doce, conhecido como bandeirinha, peixe-zebra, paulistinha e bandeira-paulista.
O danio-zebra é uma espécie tropical de teleósteos, translúcida nas nadadeiras, com dorso em listras horizontais, é um peixe de pequeno porte.
Ele possui o corpo é alongado e achatado nas laterais e a característica mais marcante são suas listas longitudinais que percorrem o seu corpo, uma outra característica interessante sobre este peixe está relacionada à sua agitação, pois ele é bastante ativo, e nada freneticamente de um lado para o outro.
Ao contrário de outros peixes, possui apenas uma barbatana dorsal e uma boca rigorosa direcionada para cima.
Danio celeste perolado
O danio celeste perolado (Danio margaritatus) é um peixe de água doce, também conhecido como danio galaxy, celestichthys margaritatus, microrasbora galaxy e rásbora galaxy.
O danio celeste perolado é um peixe pequeno e rechonchudo, com um focinho marcadamente rombudo, medindo apenas 2 a 2,5 cm de comprimento padrão.
Além disso, o corpo tem cerca de três vezes sua altura, de forma geral, assemelha-se ao danio erythromicron mais do que qualquer outra espécie conhecida.
Esta espécie de danio apresenta algum dimorfismo sexual os machos têm um fundo azul claro (as fêmeas são verde azuladas) e as barbatanas são mais coloridas.
Danio pérola
O danio pérola (Danio alboneatus ) é um peixe tropical de água doce encontrado em aquários por criadores de peixes.
O danio pérola cresce até um comprimento máximo de 2,6 polegadas e vive cerca de cinco anos, a espécie pode ter um corpo amarelo-acastanhado, rosa ou prateado e duas listras amarelo-claras/brancas ou azuis/vermelhas e a fêmea tem dois pares de barbilhões.
Danio glowlight
O danio glowlight (Danio choprae) ele é um peixe pequeno e de cardume intimamente relacionado ao popular peixe-zebra e danio rerio, e não deve ser confundido com o peixe-zebra.O danio glowlight é um peixe que mede cerca de 3 – 4 cm de comprimento e possui a coloração marrom, amarelo, verde e vermelho.
A espécie de danio tem um corpo aerodinâmico marcado com uma faixa longitudinal laranja brilhante e uma série de barras verticais azul-escuras nos flancos.
Além disso, essas barbatanas são orladas de amarelo e nos últimos anos, tornou-se amplamente comercializado como peixe de aquário, mas fora isso não tem importância comercial.
Danio esmeralda
O danio esmeralda (Danio erythromicron) também como emerald danio, rásbora esmeralda e danio margaritatus.
O danio esmeralda é um pequeno peixe de água doce bastante difícil de ser encontrado, mas ainda assim uma bela adição a qualquer tipo de ambiente aquático.
No entanto, embora seja considerado um animal resistente, o aquarista precisará tomar alguns cuidados na hora de manter esse peixe em um aquário.
O danio esmeralda é um peixe ornamental que alcança no máximo entre 2 a 3 cm, o tamanho é inversamente proporcional à beleza, que apresenta um padrão único de cores.
Além disso, em disputa por fêmeas, as cores dos machos ficam extremamente vibrantes e as fêmeas, por sua vez, possuem nuances um pouco mais pálidas, o corpo tem um tom mais claro e nadadeiras avermelhadas.
Danio ouro
O danio ouro (Danio tinwini) é um peixe conhecido também como danio de anel de ouro. Além disso, esta espécie recém-descoberta de Danio de Mianmar, e também é referido como Danio sp TW02.
O danio ouro é um peixinho dourado cujo corpo e barbatanas são cobertos de manchas azuis, ele tem o padrão manchado e nas nadadeiras não pareadas e barbilhões muito mais curtos.
Esta espécie tem 2,17 cm de comprimento máximo e possui cores em tom azul, prata, ouro, brilho esmeralda.
Danio azul
O danio azul (Danio kerri) é um peixe de água doce, conhecido também como danio de Kerr ou danio turquesa.
O danio azul vive em grandes cardumes na natureza e não costuma incomodar seus companheiros de aquário, ou seja, é uma boa escolha para um aquarista iniciante.
Danio laranja
O danio laranja (Danio kyathit) é um peixe de água doce de pequeno porte com comprimento máximo de 6 centímetros, as fêmeas são mais grossas e menos aerodinâmicas no corpo do que os machos.
Os dois morfos de cores reconhecidos são uma forma listrada conhecida como danio de barbatana laranja e uma forma manchada conhecida pelo nome comum jaguatirica danio, que pode ser confundida com o danio leopardo.
Peixes individuais podem mostrar variações nas marcações intermediárias às formas manchadas e listradas.
O danio laranja habita em pequenos córregos lótico de águas claras e acastanhadas, com densa floresta de bambu em suas margens e fundo lamoso com pequenas pedras.
Danio rosa
O danio rosa (Danio roseus) é uma espécie de peixe de água doce, á primeira vista, esta espécie se assemelha ao danio pérola, mas não possui a faixa laranja na lateral.
Além disso, o danio rosa possui cores deslumbrantes, de comportamento bastante pacífico e ideal para aquários pequenos, ele é considerado um peixe ativo, resistente e uma boa escolha para aquaristas iniciantes.
No entanto, a espécie de danio é relativamente nova no aquarismo, mas se mostra bastante popular, principalmente no exterior, devido seu baixo valor e resistência.
Danio manchado
O danio manchado (Danio nigrofasciatus) foi descrito pela primeira vez por Day em 1870, e a descrição do peixe forneceu o nome desta espécie.
Porém ao longo do tempo surgiram diferentes sinônimos como por exemplo Barilius nigrofasciatus, Brachydanio nigrofasciatus e Danio analipunctatus Boulenger.
O danio manchado tem uma coloração marrom-amarelada, e as cores são mais escuras dorsalmente do que no ventre que é branco a prateado.
Além disso, a cor marrom-amarelada também pode ser vista nas nadadeiras, na linha lateral, observa-se uma linha que vai do opérculo até a nadadeira caudal.
Esta linha é composta por três partes, a barra é branca no meio e azul acima e abaixo da linha branca, abaixo da linha lateral, uma linha pontilhada azul escura pode ser vista, os pontos também estão presentes na nadadeira anal.
Danio de bigode
O danio de bigode (Danio dangila) é um peixe de água doce, esta espécie tem barbilhões particularmente longos por isso recebe esse nome.
Esta espécie de danio ás vezes é mantido em aquários, onde sua natureza relativamente passiva permite que seja alojado em um tanque comunitário.
O danio de bigode é uma espécie de tamanho relativamente grande, ele tem uma cor de base amarela com um complexo padrão verde escuro sobre o corpo.
Com relação as barbatanas dorsal, caudal e anal também apresentam a coloração verde escura, todas as outras barbatanas são completamente transparentes.
O danio de bigode pode ser facilmente reconhecida pelos seus longos barbilhões, a sexagem pode ser feita observando os analfins dos peixes.
Danio gigante
O danio gigante (Devario aequipinnatus) é um peixe de água doce que pertence a família Cyprinidae, esta é uma espécie moderadamente resistente e uma boa escolha para o aquarista iniciante.
Na natureza, os danios gigantes habitam riachos e rios claros de fluxo moderado em altitudes de até 300m acima do nível do mar.
Além disso, a espécie vive em águas possuem condições variadas, mas são em sua maioria ambientes sombreados com substratos de rochas lisas e cascalho, e às vezes com bastante vegetação.
Esses peixes costumam nadar em cardumes na superfície e se alimentam de pequenos insetos e larvas.