Enguia-de-jardim: características, reprodução, alimentação, habitat e comportamento
Enguia-de-jardim (Heteroconger camelopardalis) é uma espécie de enguia que pertence a família Congridae, elas são parentes próximos dos congros, o seu corpo tem uma forma alongada e circular, que pode medir 40 centímetros de comprimento.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a enguia-de-jardim é um peixe que vive em fundos arenosos, expostos a correntes, é comum de serem observados vários exemplares da mesma espécie juntos formando jardins de enguias.
Esta espécie foi descrita por Hugh Roger Lubbock em 1980, e algumas espécies podem ser encontradas no mercado ornamental de aquários marinhos.
A enguia-de-jardim é uma espécie de peixe nativa do Indo-Pacífico, mas algumas espécies podem ser encontradas no Oceano Atlântico.
Características da enguia-de-jardim
A enguia-de-jardim tem aproximadamente 40 cm de comprimento, a espécie tem olhos grandes em comparação com o corpo e um olfato fraco por causa de suas narinas minúsculas.
Esta espécie tem uma glândula em sua cauda que secreta uma substância pegajosa que impede que a toca caia sobre si mesma e enterre a enguia do jardim na areia.
Por isso, o seu nome refere-se a como uma enorme colônia de enguias parece balançar na corrente. No entanto, se ele se sentir ameaçado, ele se retira para sua toca e a fecha com um bloco de muco para que o predador não possa cavar em sua casa.
Reprodução da enguia-de-jardim
As enguias de jardim são espécies reprodutoras sexuais e na época de acasalamento, as enguias movem suas tocas para mais perto umas das outras, até que estejam ao alcance.
Assim, o macho escolhe com qual fêmea deseja acasalar e a defende ferozmente, mordendo a cabeça e até os olhos de qualquer outro pretendente.
O casal de enguia acasala e a fêmea libera os ovos fertilizados, deixando-os flutuar e se reunir em torno da zona epipelágica.
Além disso, as enguias de jardim se desenvolvem e eclodem de seus ovos enquanto flutuam na água e, quando são grandes o suficiente, nadam até um leito de areia e cavam sua própria toca.
Comportamento
As enguias de jardim cavam suas tocas na areia e secretam um tipo de secreção pegajosa que ajuda a mantê-las dentro. Além disso, se você tem uma necessidade quase remota de se deslocar de um lugar para outro, eles vão para um fundo arenoso.
Alimentação
A enguia-de-jardim é uma espécie de enguia carnívora que se alimenta de plâncton.
Curiosidades sobre a enguia-de-jardim
Essas enguias são incrivelmente tímidas e permanecem em tocas de águas profundas durante a maior parte de suas vidas, mas nadam livremente como outras criaturas marinhas.
Eles emergem apenas parcialmente de suas tocas ao nascer do sol para se alimentar de zooplâncton e se retiram quando o sol se põe ou se intrusos, como tubarões, estiverem por perto.
Habitat
Esta espécie habita nas partes mais quentes do Atlântico (incluindo o Caribe ) e no Pacífico oriental.
Fotos da enguia-de-jardim
Onde encontrar a enguia-de-jardim
A enguia-de-jardim é uma enguia tropical marinha não migratória, encontrada no sudoeste e sudeste do Oceano Atlântico, incluindo o nordeste do Brasil e a Ilha da Ascensão, e a sua população é abundante no Brasil.