Donzela dominó (Dascyllus trimaculatus) é uma especie de peixe marinho da família dos Pomacentridae que pertence ao gênero dos Dascyllus.
É nativo do Indo-Pacífico, do Mar Vermelho e da África Oriental , até as Ilhas Pitcairn , sul do Japão e Austrália , e também pode ser encontrado em algumas partes das Filipinas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Seu corpo cinza a preto tem duas manchas brancas laterais e uma entre os olhos como dominó, daí o nome; o dascyllus threespot cresce até 13 cm de comprimento.
Características da donzela dominó
Os peixes donzela dominó têm onze centímetros de comprimento. Os juvenis são pretos azeviche com uma mancha branca em cada flanco abaixo do centro da barbatana dorsal e na testa.
O centro das escamas brilha azulado. As nadadeiras são pretas, exceto a parte traseira transparente da nadadeira dorsal e as nadadeiras peitorais, que também são transparentes. A coloração preta profunda e a mancha na testa desaparecem em animais adultos.
As manchas brancas nas laterais estão diminuindo. A cabeça, as barbatanas e as bordas das escamas permanecem pretas. Existem várias formas de cores locais nas quais predominam diferentes tons de cinza.
As nadadeiras e o ventre também podem ser sujos e amarelados. O peixe prussiano de três manchas tem 17 a 18 escamas ao longo da linha lateral . O número deprocessos de grelha branquial é de 22 a 26.
Habitat da donzela dominó
Geralmente, as donzela dominó adultos são encontradas em pequenos grupos ao redor de cabeças de coral ou grandes rochas.
Os juvenis podem ser encontrados associados a grandes anêmonas-do-mar ou abrigados entre os espinhos de ouriços-do-mar diadema ou corais ramificados. Esta espécie pode ser encontrada até 55 m de profundidade.
Distribuição geográfica
É nativo do Indo-Pacífico, do Mar Vermelho e da África Oriental , até as Ilhas Pitcairn , sul do Japão e Austrália , e também pode ser encontrado em algumas partes das Filipinas.
Reprodução da donzela dominó
A donzela dominó fixa seus ovos nas paredes de cavernas ou nichos escondidos, existem aproximadamente 1.000 ovos em uma ninhada.
O macho guarda os ovos, após 3 dias, larvas de 2 mm de comprimento aparecem, elas saem do abrigo e vivem primeiro pelágicas, os pais desovam novamente cerca de 10 dias após o aparecimento das larvas.
Alimentação da donzela dominó
A donzela dominó se alimentam de copépodes , outros pequenos crustáceos planctônicos e algas.
Criação em aquário
Peixes donzela dominó são de vez em quando importados para fins de manutenção de aquários, no entanto, os peixes adultos são tão agressivos que mantê-los juntos com outros peixes é praticamente impossível.