Diplecogaster bimaculata: características, reprodução, habitat e alimentação
Diplecogaster bimaculata é um peixe de água salobra que pertence a família Gobiesocidae, ele é encontrado no Mar Negro, Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico, onde é encontrado em rochas e entre ervas marinhas ou leitos de conchas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Esta é uma espécie de peixe que se encontra presente em Portugal, onde é uma espécie nativa.
Características do diplecogaster bimaculata
O Diplecogaster bimaculata é um peixe que tem barbatanas pélvicas modificadas para criar uma ventosa que é usada para se agarrar a rochas ou outras superfícies duras.
Este peixe apresenta coloração variável e o seu corpo é frequentemente avermelhado e manchado de violeta, azul, castanho ou amarelo, e têm a superfície ventral amarelada.
Eles são sexualmente dimórficos e os machos apresentam uma mancha roxa, cercada de amarelo, imediatamente na parte traseira de sua nadadeira peitoral, e tem um corpo achatado e uma cabeça pequena, de forma aproximadamente triangular.
O Diplecogaster bimaculata tem um corpo achatado e uma cabeça pequena, de forma aproximadamente triangular, as barbatanas dorsal e anal únicas estão situadas posteriormente perto da cauda e ambos são separados da nadadeira caudal que fica no final de um longo pedúnculo caudal.
Reprodução do diplecogaster bimaculata
Os ovos são postos na primavera e no verão com os pais guardando a massa de ovos, que normalmente é colocada sob uma pedra ou em uma casca vazia, as larvas e os peixes juvenis são pelágicos mas mudam rapidamente para um hábito bentónico.
Alimentação
O Diplecogaster bimaculata se alimenta de pequenos crustáceos.
Habitat
Esta espécie habita em áreas de substratos rochosos.
Fotos do diplecogaster bimaculata
Onde encontrar o peixe diplecogaster bimaculata
O Diplecogaster bimaculata é encontrado no Atlântico nordeste de Trøndelag na Noruega e as Ilhas Faroé ao sul de Gibraltar, a sua distribuição inclui a Madeira, os Açores e as Ilhas Canárias , bem como o Mar Mediterrâneo até ao extremo leste do Mar Adriático.