Água Salgada

Peixe-das-anémonas: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 17/05/2023
peixe-das-anemonas

O peixe-das-anémonas (Amphiprion percula) é um peixe de água tropical que pertence a família Pomacentridae, conhecido também como peixe-palhaço percula é uma das espécies de peixe mais valorizadas no mundo do aquarismo.

peixe-das-anemonas

O peixe-das-anémonas e o primo mais próximo, o peixe-palhaço comum, embora esses dois peixes se pareçam bastante, ainda assim eles possuem distribuições geográficas bem distintas, além do Percula ser um pouco menor do que o Ocellaris.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Esta espécie se esconde dos predadores nas anémona, e na base das mesmas, botam seus ovos, assegurando a proteção de sua prole.

Características do peixe-das-anémonas

características do peixe-das-anemonas

O peixe-das-anémonas é uma espécie que chama a atenção por causa da sua cor, tornando-a num dos peixes exóticos com maior procura para aquários.

Ele possui a cor laranja e as tiras brancas ou azuladas, bem como a maneira aparentemente desalinhada e desajeitada de nadar, dão sentido ao nome de peixe-palhaço.

Habitat

O habitat da espécie são as águas das regiões pouco profundas dos mares tropicais e subtropicais, principalmente os recifes de coral do Indo-Pacífico, mas podem ser encontrados, em menor quantidade, no Mar Vermelho.

Criação do peixe-das-anémonas em aquário

Configuração do aquário

criacao do peixe-das-anemonas em aquario

O aquário do peixe-das-anémonas precisa ter no mínimo 40 litros para um casal da espécie.

Esta espécie de peixe-palhaço pode ser mantido em aquários pequenos, desde que você mantenha a qualidade da água sempre alta, em um ambiente sem uma anêmona hospedeira, providencie locais para que esse peixe possa se esconder, pois embora ele aprecie a anêmona, ainda assim poderá viver sem a sua presença.

Parâmetros da água

– pH: Manter entre 7.8 – 8.4;
– Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
– Temperatura: Manter entre 23 – 28°C;

Alimentação

Na natureza, esta espécie se alimenta de algas, camarões muito pequenos, tentáculos de anêmonas, ovos de peixes, larvas e alguns tipos de vermes.

Em aquário a alimentação desse peixe precisa ser variada e deve incluir alimentos ricos em proteínas, como camarões mysis, artêmias e pedaços de peixes.

Temperamento / Comportamento

criacao do peixe-das-anemonas

O peixe-das-anémonas é considerado um peixe semi-agressivo, e assim como acontece com qualquer outro peixe-palhaço, ele viverá feliz e saudável em um aquário com recifes de coral.

No entanto, ao contrário do peixe-palhaço comum, o peixe-das-anémonas é um pouco mais agressivo com sua própria espécie, além disso, ele também ficará mais rabugento à medida que for ficando mais velho.

Acasalamento / Reprodução

A reprodução do peixe-das-anémonas em cativeiro foi bem sucedida e os alevinos foram criados com sucesso, para obter um par, pegue dois peixes de tamanhos diferentes e o maior assumirá o papel de fêmea.

Além disso, a espécie não irá se reproduzir por toda sua vida e irá parar de desovar vários anos antes que sua expectativa de vida acabe.

Fotos do peixe-das-anémonas 

peixe-das-anemonas
peixe-das-anemonas
peixe-das-anemonas
peixe-das-anemonas
peixe-das-anemonas

Como diferenciar o peixe-palhaço comum do peixe-das-anémonas

O peixe-das-anémonas se parece bastante com o peixe-palhaço comum, só que ele é um pouco menor e têm faixas pretas mais grossas que separam o branco do laranja.

O Ocellaris possui muitos padrões de cores devido ao grande número de variedades diferentes alcançadas pela criação seletiva, um bom exemplo de Peixe-Palhaço Comum é o famoso peixe Nemo, do filme Procurando Nemo.

Sair da versão mobile