A criação de estrela do mar em aquário requer alguns cuidados específicos de muitos aquaristas, porém a falta de informações ainda é grande.
Por isso, no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre criação de estrela do mar em aquário.
Além disso, para ter uma estrela do mar no aquário é preciso que este contenha rochas e um substrato fino de areia, pois é nestes colocais que ela vai se esconder durante o dia, porque tem hábitos noturnos.
Esses animais fascinantes devido às suas cores e capacidade de regenerar membros ou até mesmo o corpo inteiro, por isso são bastantes procurados.
No entanto, eles precisam viver em um tanque de água salgada onde possam se mover para procurar comida e ficar mais fundo no tanque.
Licença para criação de estrela do mar
A criação de peixes ornamentais e animais marinhos exige que o empreendedor cumpra alguns requisitos legais, como Licença ambiental e o registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Também é preciso se cadastrar na Junta Comercial e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação de estrela do mar em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário para criar estrela do mar deve ser de 400 litros, é importante também o aquário possui rochas e um substrato fino de areia, pois é nestes colocais que ela vai se esconder durante o dia, porque tem hábitos noturnos.
Aclimação
Manter os níveis adequados de pH, Ca, Alk e Mg é importante para as estrela do mar, aproveite o tempo para pingar estrelas do mar para aclimatá-las, pois elas não toleram muito bem mudanças rápidas na química da água.
Química da água
É importante que os níveis adequados de cálcio (420-440 ppm), alcalinidade (8-9,5 dkh – 7-8 passes ao dosar carbono) e magnésio (1260-1350 ppm) sejam mantidos.
Aumentar gradualmente os níveis de magnésio para 1400-1600 ppm pode ajudar a combater surtos de algas, apenas mantenha CA e Alk em equilíbrio enquanto aumenta o Mg.
Nitratos devem estar abaixo de 10 ppm e fosfatos abaixo de 0,10 ppm, recomendamos uma troca de água quando os níveis de nitrato subirem para 10 ppm
Alimentação da estrela do mar em aquário
As estrelas-do-mar são geralmente onívoras, mas na sua maioria são carnívoras, por isso no aquário alimentam-se normalmente de pedaços de peixe, lulas, amêijoas, ostras e camarões.
Reprodução da estrela do mar em aquário
Finalmente, as estrelas do mar são em sua maioria dióicas, com indivíduos adultos sendo machos ou fêmeas, durante a reprodução, os adultos liberam gametas de suas gônadas diretamente no ambiente.
A fertilização ocorre externamente na maioria das espécies de estrelas do mar, com algumas exceções. Os ovos fertilizados podem se prender a rochas ou serem carregados pelas fêmeas, formando embriões que passam, em sua maioria, por um estágio de vida larval (desenvolvimento indireto).
Também é sabido que as estrelas do mar podem realizar reprodução assexuada dividindo seus corpos.