Início » Peixes » Água Salgada » Cirurgião-azul-claro peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Cirurgião-azul-claro peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

cirurgiao-azul-claro

O cirurgião-azul-claro (Acanthurus leucosternon) é uma espécie de peixe ornamental de água salgada que pertence a família Acanthuridae, também conhecido no inglês como Tang Powder Blue.

cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Além disso, esta é uma das espécie mais belos Tangs do mundo do aquarismo, ele também é considerado um animal difícil de manter em cativeiro, tendo em vista que é bastante agressivo, muito ativo e que precisa de grandes espaços para prosperar.

Origem

O cirurgião-azul-claro é nativo do Oceano Índico (leste da África até o Mar de Andaman, sudoeste da Indonésia e Olhas Christmas; com alcance estendido para Bali;

Características do peixe cirurgião-azul-claro 

características do peixe cirurgiao-azul-claro
características do peixe cirurgiao-azul-claro

cirurgião-azul-claro é um peixe oval de corpo profundo e comprimido lateralmente.

Além disso, o seu corpo apresenta cor azulada e seu peito possui cores brancas abaixo das placas branquiais, ele possui a cabeça de cor preta e uma faixa vertical branca a azul claro que vai de trás dos olhos até as barbatanas peitorais.

Com relação a barbatana dorsal é de cor amarela contínua com a borda externa às vezes parecendo um azul elétrico, a barbatana anal e as barbatanas pélvicas são brancas, no entanto, podem parecer azuladas dependendo da iluminação.

Esta espécie de cirurgião têm a boca projetada ligeiramente pra frente, usada para pastar algas em áreas de difícil acesso.

Habitat

cirurgião-azul-claro habita próximos de recifes de corais rasos e em águas claras, onde passam a maior parte do tempo se alimentando de algas filamentosas, macroalgas verdes e etc.

Onde encontrar o peixe cirurgião-azul-claro 

onde encontrar o peixe cirurgiao-azul-claro
onde encontrar o peixe cirurgiao-azul-claro

cirurgião-azul-claro é um peixe encontrado no Oceano Índico, desde o leste da África até o mar de Andaman, no sudoeste da Indonésia e as Ilhas Christmas em Bali, no Pacífico Ocidental.

Criação do peixe cirurgião-azul-claro em aquário

Tamanho do aquário

criacao do peixe cirurgiao-azul-claro em aquario
criacao do peixe cirurgiao-azul-claro em aquario

O aquário precisa ter no mínimo 470 litros para um único exemplar do cirurgião-azul-claro, recomendamos que você coloque esse peixe em aquários menores, pois ele crescerá bem rápido e ficará muito agressivo.

Decoração do aquário

A decoração de coração do aquário pode ser adicionado rochas vivas para que o peixe tenha lugares para pastar e também esconderijos para se refugiar.

Além da iluminação do aquário que deve ser alta, pois incentiva o crescimento de algas no aquário.

Parâmetros da água

– pH: Manter entre 8.2 – 8.4;
– Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
– Temperatura: Manter entre 23 – 28°C;

Alimentação

criacao do peixe cirurgiao-azul-claro
criacao do peixe cirurgiao-azul-claro

Herbívoro, esta espécie de cirurgião é um dos maiores comedores de algas de sua extensa família, embora ele se beneficie de alguns alimentos proteicos, como camarões mysis, que podem ser dados para iniciar uma resposta alimentar, a maior parte da sua alimentação vêm de fontes vegetais.

Além disso, procure alimentar o cirurgião-azul-claro pelo menos 3 vezes ao dia.

Temperamento / Comportamento

O  cirurgião-azul-claro é conhecido por ser agressivo, mas ainda assim não está no topo da lista, cada um dos indivíduos podem apresentar personalidades distintas.

Portanto, o nível de agressão pode variar de indivíduo para indivíduo. Alguns aquaristas relatam que não tiveram problemas com agressividade, enquanto outros o consideram um dos peixes mais agressivos.

Acasalamento / Reprodução

As fêmeas cirurgião-azul-claro desovam em águas abertas e formam pares, esses pares parecem ficar juntos mesmo em grandes grupos.

O macho exibe uma mudança de cor durante a desova para tentar atrair a fêmea e alertar contra machos concorrentes. Quando estão em um grande cardume, a dupla se separa e sobe à superfície, liberando seus gametas.

Os pequenos ovos fertilizados são esféricos e contêm um único glóbulo de óleo que promove a flutuabilidade e a dispersão.

Cada ovo tem aproximadamente 0,17 mm de diâmetro e após a eclosão as larvas permanecem pequenas por aproximadamente 2-68 dias. Neste momento, eles são presas de peixes e outros animais marinhos.

Fotos do peixe cirurgião-azul-claro

cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro
cirurgiao-azul-claro

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.