Ciclídeo borboleta boliviano (Mikrogeophagus altispinosus) é uma especie de peixe de água doce da família Cichlidae.
Eles são um peixe endêmico da bacia amazônica no Brasil e na Bolívia. A espécie faz parte da família e subfamília Cichlidae Geophaginae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
É um popular peixe de aquário. Em seus habitats naturais encontram-se nascentes e piscinas de água doce.
Características do ciclídeo borboleta boliviano
O ciclídeo borboleta boliviano semelhante em perfil aos ciclídeos geofagínicos maiores . O tamanho máximo é de cerca de 8 cm. A cabeça e a metade frontal do corpo são amarelas, desbotando para cinza-oliva na parte traseira.
Uma faixa preta vertical atravessa o olho e seis listras transversais fracas ocorrem ao longo do corpo; a terceira faixa é escura no centro. ,
Os primeiros raios da barbatana dorsal são pretos, e tanto a barbatana dorsal como a caudal são contornadas por um vermelho rosado. As barbatanas anal e pélvica têm o mesmo tom de vermelho com raios e pontos azuis brilhantes.
A espécie exibe apenas dimorfismo sexual limitado , sendo os machos maduros ligeiramente maiores e em alguns casos apresentando extensões mais longas tanto na nadadeira caudal quanto na parte posterior da nadadeira dorsal.
Habitat do ciclídeo borboleta boliviano
A espécie ocorre nas águas mornas , ácidas e moles das bacias dos rios Mamoré e Guaporé , na Bolívia e no Brasil . Encontrada no alto Rio Guaporé no Brasil é uma espécie diferente ainda não esclarecida.
A localidade tipo é o Rio Mamoré em San Joaquin (Província de Beni, Bolívia). Em seu habitat natural existem riachos e piscinas permanentes de água doce.
Reprodução do ciclídeo borboleta boliviano
O ciclídeo borboleta boliviano tem sua desova aberta. Dados limitados estão disponíveis sobre reprodução na natureza; em cativeiro, porém, sabe-se que o namoro envolve vários movimentos do corpo, incluindo balançar a cabeça, tremer e preparar os locais de desova, incluindo poços rasos.
Esses comportamentos são realizados principalmente pelo macho e em aquários duram cerca de 48 horas. Após o namoro, a fêmea deposita cerca de 100 a 200 ovos ovóides de cor acastanhada na superfície escolhida, normalmente uma pedra achatada, mas ocasionalmente uma folha.
Os ovos são postos em filas; quando a fêmea pôs uma linha, o macho passa sobre ela e fertiliza os ovos; a fêmea então continua para a próxima linha e assim por diante até que a postura dos ovos esteja completa. Em aquários a 27 °C, os ovos levam cerca de 60 horas para eclodir.
Alimentação do ciclídeo borboleta boliviano
Onívoro , este peixe peneira o substrato em busca de material vegetal e pequenos organismos. É capaz de se alimentar na meia-água ou na superfície.
Criação em aquário
Embora menos popular do que seu parente próximo Mikrogeophagus ramirezi , o ciclídeo borboleta boliviano continua sendo um ciclídeo comumente encontrado no aquário.
A espécie também é mais tolerante a temperaturas mais baixas e uma gama maior de condições de água do que M. ramirezi .
Assim o ciclídeo borboleta boliviano pode ser mantido em alguns aquários comunitários , mas peixes assertivos, ativos ou de alimentação agressiva não são companheiros ideais para esta espécie relativamente tímida.