Cavala-da-índia peixe: características, alimentação, habitat e tipos de iscas
A cavala-da-índia (Acanthocybium solandri) é uma espécie de peixe de água salgada conhecido como cavala, cavala-aipim, aimpim, guarapicu ou cavala-wahoo e cavala-gigante.
Este peixe pertence a família Scombridae, é a única do género monotípico Acanthocybium.
A cavala-da-índia é uma espécie pelágica comum nas águas superficiais das regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos.
Além de seu valor para a pesca esportiva, este peixe é uma fonte de alimento importante em algumas regiões do mundo, isso porque a sua carne é considerada saborosa e é frequentemente consumida grelhada, assada ou em forma de sushi.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe cavala-da-índia
A cavala-da-índia é um peixe de escamas, com o corpo alongado, fusiforme e um pouco comprimido, ele tem um focinho longo e pontudo e a mandíbula superior móvel e dentes grandes, fortes e comprimidos.
A espécie possui duas nadadeiras dorsais ligeiramente separadas e três quilhas no pedúnculo caudal.
Com relação a coloração do dorso é brilhante, algumas vezes azul metálico, apresentando faixas verticais escuras no dorso e nos flancos, que podem se unir no ventre.
Os peixes maiores nem sempre apresentam estas faixas, e podem alcançar 2m de comprimento total e 70kg.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de outros peixes e lulas.
Habitat
Este espécie habita em águas profundas, geralmente em áreas próximas a recifes de coral ou outras estruturas subaquáticas.
Importância económica do peixe cavala-da-índia
É uma espécie importante na pesca esportiva em algumas áreas, é vendido fresco, salgado ou curado em pedaços com especiarias, e também congelado.
Considerado um alimento de peixe de alta qualidade, porém há relatos de envenenamento por ciguatera (ictio-intoxicação causada pelo consumo de peixes de coral contaminados pela ciguatoxina).
Onde encontrar o peixe cavala-da-índia
A cavala-da-índia é um peixe encontrado nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina), Brasil, Moçambique, serra em Cabo Verde e nos Açores de serra-da-índia, em Portugal.
Dicas para pescar o peixe cavala-da-índia
Equipamentos
Equipamentos utilizados nesta pesca são do tipo médio/pesado e pesado e linhas de 20 a 30 lb e a modalidade mais empregada na captura dessa espécie é o corrico.
Tipos de iscas para o peixe cavala-da-índia
As melhores iscas para esta pesca são as iscas artificiais ou naturais como plugs de meia água e lulas.
Dicas
Utilize técnicas de pesca com linha de mão, a pesca com linha de arrasto ou a pesca com trolling.