Início » Peixes » Candiru peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e cuidados

Candiru peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e cuidados

candiru

O candiru (Vandellia cirrhosa) é um peixe de água doce conhecido popularmente como Canero ou Peixe-Vampiro ele pertence a Família Trichomycteridae. Além disso, esta espécie é distribuída nas Bacias Amazônica, Prata, São Francisco e na do Leste.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

O Peixe Candiru assusta os nativos desta região porque ele supostamente é capaz de entrar na uretra humana e causar grandes danos, a espécie pode ser removida do corpo somente por meio de cirurgia.

candiru
candiru

Portanto, entenda mais sobre esta espécie de peixe, além das características, alimentação e reprodução.

Origem:

Candiru (Vandellia cirrhosa) é uma espécie de peixe parasita de água doce da família Trichomycteridae, nativa da Bacia Amazônica, onde é encontrada nos países da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, e Peru.

Características do peixe candiru:

caracteristicas do peixe candiru
características do peixe candiru

O candiru é uma espécie de peixe pequena, ele pode alcançar até 17 cm de comprimento, mas em geral, os peixes são bem pequenos. Além disso, com relação as suas características corporais, este peixe tem olhos pequenos e pretos, assim como um corpo liso e translúcido.

Já sua cabeça é pequena e levemente achatada. Este peixe possui o corpo liso com a coloração azulada, aspecto luminoso e olhos pequenos.

Além disso, esse peixe é um parasita que perfura as escamas de outros peixes ou se aloja em suas guelras, extraindo o sangue ao se fixar no local.

O candiru tem uma forma de enguia e é quase invisível na água. Ele Pode alcançar cerca de 2,5 a 18 cm comprimentos e 6 mm de largura.

Reprodução do peixe candiru:

Sobre a reprodução deste peixe inda não se sabe muito.

Alimentação:

Este peixe é uma espécie hematófago que se alimenta de sangue.

Curiosidades:

curiosidades sobre o candiru
curiosidades sobre o candiru

Os pesquisadores afirmam que podem existir poucas espécies de peixes que se alimentam de sangue de outros peixes, como é o caso do peixe candiru. Por esta razão, ele também é chamado de “peixes-vampiro”.

Além disso, este é um peixe de pequeno porte encontrado em água doce, principalmente nos rios da Bacia Amazônica.

No entanto, a principal curiosidade sobre esta espécie de peixe é a sua capacidade de invadir a uretra humana para se alimentar, assim como faz com outros peixes.

Habitat:

O Candiru é um peixe que habita no rios ou riachos arenosos ou lamacentos.

candiru habitat
habitat do candiru

Onde encontrar o peixe candiru:

Este peixe é encontrado em países como Bolívia, Colômbia, Peru, Equador e Brasil podem abrigar esta espécie que é nativa da Bacia Amazônica.

Cuidados:

Candiru é atraído pelo fluxo da urina. Quando ele se fixa no ser humano para sugar o sangue da vítima, abre a parte posterior do corpo, o que dificulta a sua saída.

Além disso, este peixe possui nadadeiras em formato de um guarda-chuva. Por isso, ele só pode ser retirado por meio de cirurgia.

Medidas preventivas:

  • Não urine na água porque o xixi trairá Candiru e outros predadores;
  • Evite nadar sem um roupas em rios e riachos;
  • Evite feridas recentes e escoriações que podem sangrar na água;

Saiba mais sobre o candiru e os cuidados necessários sobre este peixe, no canal do Leandro Sousa.

Como mencionamos o candiru tem características com corpo liso e translúcido, ele pode alcançar até 17 cm de comprimento, mas em geral, os peixes são bem pequenos.

Além disso, esse peixe é um parasita que perfura as escamas de outros peixes ou se aloja em suas guelras, extraindo o sangue ao se fixar no local.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.