Bodião-reticulado (Labrus bergylta) é uma espécie de peixe marinho da família Labridae, conhecido como bodião Ballan encontrado no Oceano Atlântico oriental, onde habita áreas rochosas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Assim como muitas espécies de bodiões, o bodião-reticulado é um hermafrodita protoginoso, todos os peixes começam a vida como fêmeas e alguns peixes dominantes mais tarde se tornam machos.
Além disso, ele é usado como peixe de alimentação em algumas áreas e também encontra uso como peixe limpador na aquicultura do salmão do Atlântico no noroeste da Europa.
Características do peixe bodião-reticulado
O bodião-reticulado é um peixe de grande porte, com corpo relativamente profundo e cabeça grande, ele tem uma boca pequena que é cercada por lábios grossos, carnudos e bastante enrugados, e as mandíbulas são armadas com uma única fileira de dentes robustos que são afiados e pontiagudos em peixes jovens, mas mais rombudos e mais desgastados em peixes mais velhos.
Além disso, esta espécie possui uma barbatana dorsal longa que possui 18–21 espinhos em sua porção anterior e 9–13 raios ramificados na parte posterior.
Com relação a barbatana anal é marcadamente mais curta e tem três espinhos, e possui escamas grandes com 41–47 delas na linha lateral.
Por outro lado, os peixes juvenis são coloridos para combinar com seu habitat e variam de verde claro a verde escuro, com alguns sendo descritos como verde esmeralda brilhante.
Reprodução do peixe bodião-reticulado
Na época de reprodução, o macho constrói um ninho de algas em uma fenda nas rochas em que uma ou mais fêmeas põem ovos.
E só o macho defende o ninho até que os ovos eclodam em larvas pelágicas após uma ou duas semanas.
Alimentação
O bodião-reticulado se alimenta de crustáceos, caranguejos de casca dura e pequenas lagostas.
Um habito alimentar desta espécie é que eles nadam em águas mais rasas para que possam caçar os moluscos que se agarram às falésias subaquáticas e às rochas costeiras.
Habitat
Esta espécie habita em profundidades de 1 a 50 m entre rochas, algas e recifes.
Onde encontrar o peixe bodião-reticulado
O bodião-reticulado é nativo do nordeste do Oceano Atlântico, da Noruega ao Marrocos, incluindo as ilhas da Madeira, Açores e Canárias.