Blue walleye peixe: características, causas da extinção e informações
O blue walleye (Sander vitreus glaucus) era um espécie de peixe da família Percidae que habitou águas norte-americanas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores as principais causa da extinção deste peixe.
O blue walleye era um espécie de peixe comercial importante no início de 1900 no Lago Erie, mas foi extinta em meados da década de 1950.
Devido à pesca excessiva, embora seja frequentemente “encontrado” por pescadores, que têm o nome do animal como uma lenda.
Devido à relativa frequência com que se diz que este peixe é capturado, ele é conhecido como o Elvis das águas em comparação com o cantor de rock and roll americano Elvis Presley que, embora também tenha morrido, é visto pelos fãs de vez em quando.
No entanto, os cientistas afirmam que os espécimes de blue walleye supostamente ressurgidos são na verdade espécimes de Blue Walleye, um parente próximo.
Características do peixe blue walleye
O peixe blue walleye também conhecido como lúcio azul, é endêmico dos lagos Erie e Ontário, este peixe habita as áreas mais profundas e frias do Lago Erie, mas também foi visto em áreas rasas e mais quentes ao lado do walleye.
Em comparação com o blue pike, o blue walleye tem uma cor azul aço, olhos maiores colocados um pouco mais alto do que o posicionamento dos olhos walleyes, e a distância do olho também é menor.
Além disso, esse peixe é caracterizado pelo sombreamento azul localizado principalmente na parte superior do corpo, mais visivelmente nas barbatanas dorsais e na parte superior da cauda.
Contudo, ele retém essa cor devido à falta de pigmento amarelo da pele e uma proteína azulada no revestimento de muco em sua pele.
Causas da extinção do peixe blue walleye
O peixe blue walleye era uma espécie comercialmente valioso nos Grandes Lagos, as populações pareciam entrar em colapso rapidamente na década de 1950.
Além disso, entre 1950 e 1957, as capturas nos EUA e Canadá flutuaram entre 910.000 kg e 12.000.000 kg por ano.
Já em 1959 apenas 36.000 kg foram capturados, e em 1964 apenas 91 kg, por isso os Estados Unidos declararam o blue walleye uma espécie em extinção em 1967, e extinta em 1983.