O bichir selado (Polypterus endlicheri endlicheri) é uma espécie de peixe de água doce que pertence a ordem Polypteriformes e da família Polypteridae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a espécie é pacífica, porém um predador de respeito e se alimentará de qualquer peixe que couber em sua boca.
O bichir selado deve ser mantido com peixes pacíficos de médio a grande porte, é um peixe de hábito sedentário e passará a maior parte do tempo entocado ou parado, exceto quando for se alimentar.
Características do peixe bichir selado
O peixe bichir selado tem o corpo longo e tão profundo quanto largo, a barbatana dorsal serrilhada percorre a maior parte do corpo até encontrar a barbatana caudal.
As nadadeiras peitorais se encaixam perfeitamente atrás e abaixo das aberturas branquiais e são o principal modo de movimento, dando uma aparência lenta e graciosa.
O padrão do peixe consiste em faixas verticais irregulares ao longo dos flancos do peixe que não se estendem completamente até a superfície ventral.
Eles são geralmente branco-amarelo, mas também estão disponíveis em albino e platina, na variante de cor selvagem, manchas pretas são visíveis na cabeça e ao redor da cabeça, corpo e barbatana caudal.
Curiosidades
O peixe bichir selado tem um par de pulmões primitivos em vez de uma bexiga natatória, permitindo que ele engula periodicamente o ar da superfície da água.
No aquário, o bichir selado podem ser observados correndo para a superfície para esse fim, desde que a pele permaneça úmida, a criatura pode permanecer fora da água por períodos de tempo quase indefinidos.
Habitat
Esta espécie habita em rios e áreas pantanosas, ocasionalmente pode ser encontrado em condições de água salobra, particularmente em áreas de mangue.
Onde encontrar o peixe bichir selado
O bichir selado é um peixe que pode ser encontrado na África especialmente no Rio Nilo, bacia do Chad, rio Níger, Rio Bandama e Rio Comoé Ouémé
Criação do peixe bichir selado em aquário
Tamanho do aquário
Aquário para criação do bichir selado deve ser com dimensões mínimas de 150cm X 50cm X 50cm (375 L) requerido, o comprimento do aquário é mais importante do que a profundidade para esta espécie.
Com relação ao substrato deve ser arenoso e macio deverá ser utilizado, assim como troncos e pedras formando refúgios, deve-se manter o aquário totalmente tampado, esta espécie escapa do aquário facilmente.
Parâmetros da água
•Água doce
• pH: 6.0 – 8.0
• Dureza: 5-25
• Clima: tropical; 24°C – 30°C
• Salinidade: 1000 a 1005
Alimentação
Carnívoro, em seu ambiente natural alimenta-se de insetos, camarões e peixes, já em aquário eles podem demorar ou não aceitar alimentos secos, devendo ser fornecido alimentos vivos ou congelados como camarões, minhocas, mexilhões, peixes, etc.
Reprodução do bichir selado em aquário
Ovípara, bichir selado coloca os seus ovos em plantas ou substrato, o namoro do casal começa com uma série de saltos na superfície, geralmente um de cada vez, antes de mergulhar lentamente na água.
Depois de um tempo, o macho se aproxima muito da fêmea, e às vezes a fêmea fica imóvel na água, momento em que o macho se aproxima dela por trás e a empurra com um movimento lateral da cabeça.
A barbatana anal do macho, geralmente inchada, é curvada em forma côncava e é usada para “raspar” o cabelo da fêmea.
Os ovos são depositados um pouco de cada vez ao longo da densa vegetação e fertilizados pelo macho, eles põem ovos durante a estação chuvosa.
Os pais não se importam com seus filhos e aparentemente não canibalizam; os jovens canibalizam entre seus irmãos.