Baleia jubarte: características, reprodução, alimentação, ameaças e curiosidades
A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) é um mamífero de água salgada pertencente a família Balenopterídeos e subordem dos cetáceos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero.
Além disso, esta baleia pode medir cerca de 15 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas, possui grandes nadadeiras peitorais que podem medir até um terço do tamanho do seu corpo.
Características da baleia jubarte
As baleias jubarte são mamíferos que respiram ar e precisam emergir para conseguir o ar de que precisam.
Seu corpo atarracado (baixa estatura e gordo), corcunda e com sua coloração dorsal e nadadeiras peitorais longas, sendo maior do que qualquer outra espécie de cetáceo.
Possui enormes nadadeiras peitorais, que podem medir até um terço do tamanho de seu corpo e nadadeira dorsal, consideravelmente menor, localizada em sua corcunda.
Vale ressaltar que, na região anterior de seu corpo, é encontrado várias pregas de coloração brancas que auxiliam na entrada e saída de água.
Sua pele é um pouco fina e por baixo dela, tem uma grande camada de gordura, cerca de quinze vezes mais espessa que a pele.
Tem a cabeça achatada, com nódulos pilosos em sua superfície, tem a boca longa e em forma de arco.
Para filtrar seu alimento, essencialmente peixes e crustáceos pequenos, ela possui um grande número de placas queratinizadas presentes em sua boca; as barbatanas.
Seus olhos ficam localizados próximos às laterais da boca e um pouco à frente da abertura do ouvido.
Já na região de cima da cabeça, próximo também aos olhos, está o orifício respiratório, que auxilia a baleia jubarte a chegar à superfície, ao eliminar jatos de água.
A cauda da Jubarte, pode medir aproximadamente 5 metros.
E a principal responsável por saltos e movimentos de natação da Jubarte, auxiliada por uma ordenação muscular chamada de pedúnculo caudal, que se inicia logo após a nadadeira dorsal.
Sua cauda é a mais importante estrutura usada para o reconhecimento de indivíduos, já que cada indivíduo possui uma nadadeira caudal com características individuais.
Reprodução da baleia jubarte
As baleias jubarte fêmeas e machos são diferentes de acordo com a disposição da fenda genital e a presença de glândulas mamárias, nas fêmeas.
A gestação, dura cerca de um ano, e dão à luz a um único filhote, a gestação dura 11 meses e a cada três anos tem uma nova cria.
Com mais ou menos 5 metros e 2 toneladas, o filhote de Jubarte mama cerca um ano e permanece em sua companhia até que adquira condições de sobreviver sozinho.
Vale ressaltar que quando estão conquistando as fêmeas, os machos criam um grupo competitivo, e cantam para chamar a atenção delas, agitados, se batendo, se exibindo.
O acasalamento acontecem no inverno em torno da Linha do equador.
O canto dos machos pode ser uma das forma de seleção pela fêmea para estabelecer a dominância.
Os meses mais comuns de nascimento são janeiro e fevereiro é no Hemisfério Norte e agosto e setembro no Hemisfério Sul.
Os filhote de Jubarte nasce com mais ou menos 4 metros de comprimento e podem pesar cerca de 1 tonelada.
Ingerindo até 100 litros de leite por dia, e engorda de 20 quilo a 30 quilo por dia, o desmame ocorre de 6 e 10 meses de vida do filhote.
Geralmente, ela vai chegar na maturidade sexual aos 5 anos.
Alimentação
As baleias jubarte se alimenta principalmente durante o verão e se mantem de suas reservas de gordura durante o inverno.
Caça krill, copépodes (crustáceos) e peixes de cardumes, como arenque, salmão, carapau, escamudo e eglefim.
A Jubarte possui uma técnica de pesca que é a de rede de bolhas:
Diversas baleias formam um grupo que cercando o cardume por baixo e expulsam o ar de seus pulmões, sendo assim formando uma rede de bolhas que vão forçando o cardume a se concentrar e subir para a superfície.
Dessa forma esta cortina de bolhas serve também para esconder visualmente as baleias até o ataque final, contudo quando estas sobem com a boca aberta, filtrando milhares de krills e peixes na barbatana, expelindo a água salgada e engolindo de uma só vez.
Ameaças à baleia jubarte
As baleias Jubarte ainda sofrem ameaças, com colisões com embarcações, se enroscando em redes de pesca, poluição sonora e do mar.
Como outros cetáceos, as jubartes podem ser machucadas com o barulho exagerado, causando feridas nos ouvidos.
Caça das baleias
As baleias jubarte começaram a ser caçadas no início do século 18.
No século 19, muitos estavam caçando elas fortemente no Oceano Atlântico e nos Oceanos Índico e Pacífico.
Dessa forma no final século, foram introduzidos o uso de arpões explosivos para aumentar ainda mais a captura.
No século 20, aproximadamente 200 mil baleias foram capturadas.
A Captura comercial de baleias se expandiu pelo mundo, acabando com grandes populações e reduzindo muitas espécies a menos que 10% de sua abundância original.
Além disso, a super exploração de muitas espécies resultou na criação da (Comissão Internacional Baleeira) em 1946 como um meio de regular a indústria baleeira, mas grandes números de baleias continuaram a ser mortas.
Comportamento e hábitos
Vale ressaltar que as jubartes são amigáveis e interagem com outros cetáceos, como os golfinhos nariz de garrafa nas costas brasileiras.
As baleias jubartes aparecem junto com outras espécies, como as baleias azul, baleia de minke, cinzenta e cachalote
Além disso, elas protegem outros animais, como focas e outras baleias contra orcas.
Curiosidades sobre a baleia jubarte
As baleias jubartes tem uma vida útil que varia de 45 a 100 anos, é estimado que cerca de 1600 baleias migrem por ano para a região de Abrolhos, Bahia, durante os meses de inverno e primavera, onde acasalam e amamentam suas crias.
Ela é conhecida por uma das espécies de baleias que possui mais movimentos acrobáticos.
Além do mais desempenham, outros comportamentos ecológicos, função reprodutiva assim como suas vocalizações.
Habitat
As jubartes habitam nos principais oceanos, numa ampla faixa que vai da Antártica.
Embora sua espécie tenha uma distribuição grande, as baleias já foram incomuns no Mediterrâneo e no mar Báltico, mas aumentaram sua presença em ambos à medida que as populações globais se recuperavam.
Fotos da baleia jubarte
Predadores naturais
As baleias jubartes podem ser atacadas pelas orcas e/ou tubarões branco.
Esses ataques geralmente não resultam em algo mais sério que feridas ou cicatrizes em adultos, mas podem matar os filhotes para se alimentarem.