Bacalhau-do-atlântico peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas
O Bacalhau-do-atlântico (Gadus Morhua ) é uma peixe de água salgada da família Gadidae cujo nome comercial é bacalhau.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de bacalhau é um dos alimentos mais típicos de Portugal, apesar do peixe não existir em águas portuguesas.
O bacalhau-do-atlântico vive no Atlântico Norte, em águas frias (geralmente entre 2 e 8ºC) e é um predador de peixes, lulas e crustáceos.
Esta espécie pode atingir 2 metros, um peso de até 100 quilos, e viver até os 25 anos.
Características do peixe bacalhau-do-atlântico
O bacalhau-do-atlântico pode atingir os 2 m de comprimento e pesar até 96 kg de peso no caso do macho e 1.5m no caso da fêmea.
Além disso, esta é uma espécie que pode viver até 25 anos e a maturidade sexual é geralmente atingida entre os 2 e os 4 anos de idade.
Este peixe possui coloração que vai do castanho ao verde, com manchas no lado dorsal, com tons prateados na zona ventral, é claramente visível uma linha lateral.
Reprodução do peixe bacalhau-do-atlântico
A reprodução do bacalhau-do-atlântico ocorre no inverno e no começo da primavera, onde grandes escolas são formadas.
Com relação aos locais de desova são em águas offshore, na ou perto do fundo, em 50-200 m de profundidade e 0-12 ° C (intervalo preferido 0-6 ° C).
Alimentação
Este é um peixe voraz, e engole tudo o que se move ao seu redor, o seu regime alimentar inclui os mais variados organismos marinhos, como peixes, crustáceos, lulas e outros moluscos.
Com relação as larvas de bacalhau se alimentam de plâncton.
Curiosidades
Esta espécie de bacalhau pode viver até 25 anos e a maturidade sexual é geralmente atingida entre os 2 e os 4 anos de idade, mas pode surgir apenas aos 8 anos no nordeste do Ártico.
Habitat
O bacalhau-do-atlântico habita desde a linha de costa até à plataforma continental.
Onde encontrar o peixe bacalhau-do-atlântico
O bacalhau-do-atlântico pode ser encontrado no Oceano Atlântico ocidental, norte do Cabo Hatteras, Carolina do Norte, ao largo de ambas as costas da Gronelândia.
Já no Atlântico oriental é encontrado a norte da Baía da Biscaia até ao Oceano Ártico, incluindo o Mar Báltico, o Mar do Norte, o Mar das Hébridas, áreas em redor da Islândia e Mar de Barents.
Dicas para pesca do peixe bacalhau-do-atlântico
Equipamentos
Os equipamentos utilizado para esta pesca são resistentes e que sejam de médio a pesado.
Linha
As linhas utilizada são de 30 até 110 lbs, escolha também uma carretilha ou molinete. No entanto, o ideal seria que a ferramenta suportasse cerca de 600 m de linha com 0,40 mm.
Anzol
O anzol utilizado para esta pesca são com o número entre 3/0 e 8/0.
Tipos de iscas para a pesca do bacalhau-do-atlântico
As melhores iscas para a pesca deste peixe são as iscas naturais mais indicadas são as sardinhas, moluscos ou crustáceos.
Além disso, também pode usar iscas artificiais como as plugs de meia água, colheres e jigging com um tamanho entre 10 e 15 cm.