Aruanã australiana (Scleropages jardinii) é uma espécie de peixe de água doce da família Osteoglossidae conhecido também como aruanã jardinii, jardinii e aruanã pérola.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o aruanã australiana é um peixe ósseo de água doce nativo da Austrália e Nova Guiné, uma das duas espécies de peixes às vezes conhecidas como aruanã australiano, sendo o outro Scleropages leichardti.
Origem
O aruanã australiana é uma espécie de peixe nativo da Austrália e Nova Guiné.
Características do peixe aruanã australiana
O peixe aruanã australiana é semelhante ao aruanãs asiáticas, porém a australiana tem escamas muito menores e em maior número, em ocasiões sendo adornadas com uma marca vermelho-alaranjada, nem sempre visível.
Ele também possui 7 fileiras de escamas dispostas horizontalmente e tem a com coloração branca e cinza.
Reprodução do peixe aruanã australiana
Assim como os outros aruanãs, as espécies australianas são incubadores bucais, as fêmeas guardam e transportam os ovos (entre 50 e 100) em sua boca enquanto dura a longa incubação (aproximadamente 5 semanas).
Com relação aos ovos eclodem os jovens abandonam a boca da mãe, mas se notarem qualquer perigo se refugiam novamente lá até que atinjam um tamanho maior, o grande saco vitelino pingente e alaranjado é visível durante muito tempo.
Alimentação
O aruanã australiana é Onívoro essencialmente carnívoro/insetívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de insetos terrestres e aquáticos, pequenos peixes, rãs, crustáceos e secundariamente material vegetal.
Habitat
O peixe aruanã australiana habita em águas tranquilas de córregos e brejos próximo da superfície e em meio a densa vegetação aquática.
Onde encontrar o peixe aruanã australiana
Esta espécie de peixe pode ser encontrada na Ásia, Oceania, Austrália, Indonésia e Papua Nova Guiné
Criação do peixe aruanã australiana em aquário
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 200cm x 50cm x 60cm (600 litros). Requerem um aquário grande com tampas pesadas devido ao seu tamanho e como é um peixe com tendência natural para o salto.
Devemos também realçar os cuidados especiais necessários para manter a boa qualidade da água. o mais agressivo dos aruanãs).
Tem a habilidade de atacar peixes com cores chamativas e persegui-los até a morte.
Paramentos da água
• pH: 6.0 – 7.0;
• água doce;
• Clima: tropical;
• Temperatura: 24°C – 30°C;
Alimentação
Em cativeiro o aruanã australiana poderá não aceitar alimentos secos, sendo necessário o fornecimento de carnes brancas e alimentos vivos, além de insetos.