
Arraia viola (Rhina ancylostoma) é um peixe de água salgada da família Rhinobatidae conhecido como peixe guitarra, peixe cação viola e peixe viola.

Além disso, a viola é uma das espécies mais ameaçadas no Atlântico Sul, especialmente no Brasil.
Contudo, com um declínio populacional de mais de 80% nas últimas décadas, a legislação brasileira proibiu o desembarque e a comercialização da espécie desde 2004.
No entanto, este peixe ainda é amplamente capturada em algumas regiões.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Características da arraia viola
A arraia viola é o corpo é intermédio entre o do um tubarão e o de uma raia, com as barbatanas peitorais dando à cabeça a forma de um coração.
Além disso, o resto do corpo alongado, com duas barbatanas dorsais bem desenvolvidas e uma caudal típica da classe, sem espinhos.
Ele é um peixe demersal, que se alimentam de organismos do fundo, embora possam atingir tamanhos consideráveis (até 3m).
A arraia viola não são perigosos para o homem, pois não possuem nenhuma defesa, diferente de espécies próximas que contem um ferrão ao final da cauda.
A sua única tática de defesa deste peixe é se esconder embaixo da areia como o linguado.
Reprodução da arraia viola

A arraia viola é um peixe ovovivíparo (os ovos se desenvolvem dentro do corpo da mãe).
No entanto, os filhotes nascem no verão (entre fevereiro e março) e completamente formados.
Com relação ao ciclo reprodutivo é sincronizado ou seja, todas as fêmeas parem na mesma época do ano.
Alimentação
Esta espécie de arraia se alimenta de caranguejos camarões e pequenos peixes, crustáceos e moluscos bentônicos (de fundo de oceano).
Habitat
A arraia viola habita em águas tropicais de todos os oceanos, principalmente em águas costeiras, raramente entrando em estuários.
Ameaças

Durante o verão, as arraias violas fêmeas migram para águas mais rasas e quentes, onde o desenvolvimento embrionário ocorre rapidamente.
Essa espécie apresenta dia pausa embrionária, ou seja, o desenvolvimento embrionário permanece inativo por alguns meses e recomeça quando a temperatura da água aumenta.
Após o parto, as fêmeas acasalam novamente e inicia-se um novo ciclo reprodutivo.
Os pescadores, em sua maioria artesãos, usam esse comportamento para capturar raias de viola no verão.
A esse respeito, se uma arraia adulta for capturada, há uma alta probabilidade de que mais indivíduos sejam capturados – a fêmea e sua prole.
Onde encontrar a arraia viola
Esta arraia é encontrada no oceano Atlântico, no Ocidental do Caribe ao Sudeste do Brasil.
Dicas para pesca da arraia viola
Segundo a Polícia Militar Ambiental Marítima, a viola brasileira (Pseudobatos horkelii) é uma das espécies marinhas mais ameaçadas do Atlântico Sul, principalmente no Brasil.
Com um declínio populacional de mais de 80% nas últimas décadas, o desembarque e comercialização da espécie é proibido pela legislação.
Fotos da arraia viola




O arraia viola é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos, este peixe tem o corpo é intermédio entre o do um tubarão e o de uma raia, com as barbatanas peitorais dando à cabeça a forma de um coração.
Além disso, o resto do corpo alongado, com duas barbatanas dorsais bem desenvolvidas e uma caudal típica da classe, sem espinhos.
Ele é um peixe demersal, que se alimentam de organismos do fundo, embora possam atingir tamanhos consideráveis (até 3m).