Armau (Pterodoras granulosus) é um peixe de água doce da família Doradidae conhecido também como abotoado, bacu, bacu barriga mole, bacu liso, cuiú cuiú e armado.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o armau é um peixe pacífico que deverá ser mantido com peixes de grande porte, apesar de seu grande porte não é considerado um grande predador, porém eventualmente poderá comer peixes menores.
Armau é um peixe-couro, porém o consumo e comercialização é baixo, não traz nenhum benefício econômico e por isso é pouco apreciado na cozinha.
Contudo, esse peixe vive em águas profundas como poços, lagos de várzea e florestas inundadas, eles podem nadar e sobreviver em profundidade, e com baixos níveis de oxigênio e temperaturas variáveis, essas características os distinguem de outras espécies.
Características do peixe armau
O armau é um peixe coriáceo, seu corpo é coberto por uma série de placas ósseas, tem uma cor cinza escura uniforme, cabeça estreita, focinho longo, boca mais baixa, olhos grandes e presença de barbilhões curtos.
Sua boca inferior e desdentada e focinho longo são usados para alimentação, o padrão de coloração deste bagre varia de acordo com sua idade e local de origem.
Estes peixes são geralmente de cor marrom lamacenta com algumas manchas mais escuras no corpo e nas barbatanas. À medida que esses peixes amadurecem, a mancha tende a desaparecer.
Os espécimes juvenis geralmente não são tão escuros quanto os peixes adultos.
Reprodução do peixe armau
Ovípara, sua reprodução em cativeiro é desconhecida, eles são conhecidos por desovar em ninhos no fundo do rio ou em ravinas, não há cuidado parental.
Alimentação
Onívoro, é um predador noturno que se alimenta principalmente de moluscos, camarões e frutos como coqueiro javari, secundariamente larvas de insetos, sementes (durante a cheia), peixes pequenos e detritos do fundo dos rios.
Habitat
O armau habita em diversos rios brasileiros, principalmente em rios dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e frequenta poços de grande profundidade onde rastreia o fundo atrás de comida.
Onde encontrar o peixe armau
Esta espécie de encontrado América do Sul, principalmente nas bacias do rio Amazonas e Paraná, Tocantins-Araguaia, Paraná, Paraguai e Uruguai, além de drenagens costeiras na Guiana e Suriname.
Criação do peixe armau em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 200 cm de comprimento e 60 cm de largura. O subsolo deve ser preferencialmente arenoso e macio.
Por ser uma espécie sedentária e noturna, a presença de raízes e outros objetos que formam refúgios é importante para protegê-los. Apesar de atingir um tamanho razoável, tem hábito sedentário e não ocupa muito espaço.
Dicas para pesca do peixe armau
Mesmo que não seja uma espécie tão indicada para pesca por conta do risco que oferece ao pescador por conta de seus espinhos laterais, o peixe Armau pode ser pescado com iscas naturais, como moluscos e pedaços de peixe. Além disso, também não exige nenhum tipo de equipamento específico.
Equipamentos
O equipamento usado para esta pesca é do tipo médio/médio pesado com linhas de números 20 a 30 lb e os anzóis são ° 2/0 a 6/0, lembrando que é muito importante ter um chumbo de oliva linha.
Tipos de iscas para a pesca do armau
As melhores iscas são as iscas naturais como minhocuçu, pedaços de peixe, moluscos.
Dicas
Deve-se ter cuidado nesta pesca pois este peixe possui espinhos localizados nas laterais do corpo.