
O abotoado ( Pterodoras granulosus) é uma espécie de peixe da família Dradidae, conhecido popularmente armau, armado, Cuiú-Cuiú ou Mandi-Capeta.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Peixe abotoado é um dos peixes de água doce mais conhecidos no território brasileiro, frequentemente visto em rios doces do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, esta espécie possui a presença de focinho longo e olhos grandes.
Origem:
Nativo da América do Sul, este peixe está nas bacias do Paraná, Tocantins-Araguaia, rio Amazonas, Uruguai e Paraguai Inclusive, o Abotoado está além de drenagens costeiras no Suriname e na Guiana.
Características do peixe abotoado:

O abotoado é um peixe de couro e o seu corpo é coberto por uma fileira de placas ósseas. Além disso, esta espécie de peixe possui coloração cinza escura uniforme, cabeça estreita, focinho longo, boca inferior, olhos grandes e presença de barbilhões curtos.
Este peixe possui também dois ferrões laterais e um dorsal, capazes de causar danos a um pescador desavisado. Na aparência, ele parece um peixe da pré-histórico, com sua armadura espinhosa.
Vale ressaltar que a boca inferior deste peixe não possui dentes, porém tem um focinho longo que serve para conseguir os alimentos. Além disso, este peixe pode chegar aos 80 cm de comprimento e atingir até 10Kg.
Reprodução do peixe abotoado:
A desova do abotoado é total e normalmente os pais não cuidam da prole.
Alimentação:
O abotoado é uma espécie de peixe omnívora, que se alimenta preferencialmente de moluscos, peixes pequenos e camarões de água doce, embora também comam larvas de insetos, frutos e sementes durante a cheia.
Curiosidades:

O abotoado é um dos peixes de água doce mais conhecidos no território brasileiro. Conhecido por ser da família Dradidae, ele possui a presença de focinho longo e olhos grandes. Além disso, é um peixe frequentemente visto em rios doces do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A principal característica da família é a presença de uma fileira de placas ósseas dotadas de um espinho recurvo, protegendo o seu corpo. algumas espécies no entanto não apresentam os espinhos.
Habitat:
O Abotoado é um peixe que habita em água profundas, como rios, matas inundadas, lagos de várzea e canais, onde rastreia o fundo em busca de comida.

Onde encontrar o peixe abotoado:
O Abotoado é uma espécie de peixe encontrada nas Bacias Amazônica, Paraná, Tocantins-Araguaia, Paraguai e Uruguai.
Dicas para pesca do peixe abotoado:
Mesmo que não seja uma espécie tão indicada para pesca por conta do risco que oferece ao pescador por conta de seus espinhos laterais, o peixe abotoado pode ser pescado com iscas naturais, como moluscos e pedaços de peixe. Além disso, também não exige nenhum tipo de equipamento específico
Equipamentos:
O equipamento usado para esta pesca é do tipo médio/médio pesado com linhas de números 20 a 30 lb e os anzóis são ° 2/0 a 6/0, lembrando que é muito importante ter um chumbo de oliva linha.
Sensacional essa pescaria do canal do Johnny Hoffmann
Tipos de iscas para a pesca do abotoado:
As melhores iscas são as iscas naturais como minhocuçu, pedaços de peixe, moluscos.
Dicas:
Deve-se ter cuidado nesta pesca pois este peixe possui espinhos localizados nas laterais do corpo.
Receitas com peixe abotoado:
Receita de abotoado assado com molho:

Ingredientes:
– 1 Limão grande;
– sal a gosto;
– 1 colher de chá de tomilho;
– 1 colher de chá de alecrim;
– 2 xicaras (chá) de azeite;
– 1 alho bem picadinho;
– 2kg de abotoado;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, coloque todos os temperos no liquidificador e bata bem.
- Em seguida, com o peixe limpo, espalhe esse tempero e deixe descansar por pelo menos 3 horas antes de levar ao forno.
- Depois, do tempo ter passado, leve ao forno com todo o tempero.
- Logo a seguir, espere assar por 20 minutos em forno quente ou mais, se preferir e sirva.
Como fazer abotoado frito:
Como limpar abotoado:
O abotoado é um peixe muito popular no brasil e no mundo conhecido também em outras regiões como armau, armado, Cuiú-Cuiú ou Mandi-Capeta.
Como mencionamos ele é um peixe de couro e o seu corpo é coberto por uma fileira de placas ósseas.
Além disso, esta espécie de peixe possui coloração cinza escura uniforme, cabeça estreita, focinho longo, boca inferior, olhos grandes e presença de barbilhões curtos.