Arapó peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e curiosidades
Arapó (Gymnotus carapo) é um peixe de água doce que pertence a família gimnotídeos, ele é considerado um peixe bastante exótico para se ter em aquários.
No entanto, devido ao seu tamanho adulto e sensibilidade a muitos medicamentos, a espécie não é recomendada para iniciantes no aquarismo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O arapó é popularmente conhecido como carapó, sarapó, sarapó-tuvira, tira-faca, ituí-terçado, ituipinima e peixe-espada, é um peixe teleósteo.
Características do peixe arapó
O arapó é um peixe que não possui escamas e seu corpo possui a coloração parda é afilado e seu orifício anal fica localizado sob a cabeça, e sua nadadeira anal alongada se estende por quase toda a face central.
O arapó produz um campo elétrico fraco usando o tecido muscular especialmente adaptado localizado na cauda, ele também possui receptores que permitem ao peixe receber sinais elétricos e, portanto, sentir o menor dos movimentos conforme o campo ao seu redor é perturbado.
Por ser noturno, o Sarapo produz pequenas descargas elétricas de baixa intensidade para detectar obstáculos e presas, e essas descargas são muito utilizadas para a comunicação entre os indivíduos da espécie.
Reprodução do peixe arapó
O macho é sempre o responsável por proteger o ninho cavado no substrato para abrigar os ovos e larvas.
Desta forma, a proteção é alcançada quando o macho está em um buraco com uma nadadeira anal estendida horizontalmente. Ao mesmo tempo, ele pode proteger as larvas.
E uma habilidade interessante dessa espécie é que os peixes conseguem distinguir inimigos de amigos. Além disso, o período de desova ocorre na estação quente e onde existem plantas flutuantes, folhas, musgo ou raízes.
Alimentação
A alimentação do arapó se baseia em vermes e insetos como as larvas, lodo e plâncton, ele também pode se alimentar de camarões, peixe pequenos e de matéria vegetal.
Habitat
O arapó habita águas lentas, paradas e que não sejam transparentes.
Curiosidades sobre o peixe arapó
Além de produzir descargas elétricas leves, o arapó tem excelente audição e geralmente responde melhor a frequências de 1000 Hz, com limite superior de 5000 Hz e acima. Ondas na água (125-250 Hz). Outra coisa muito interessante sobre esta espécie é sua lufada de ar extra.
E graças a esta respiração, os peixes podem sobreviver no pequeno recipiente, tornando-se uma isca viva ideal para a pesca esportiva.
Finalmente, criar a espécie em cativeiro é muito difícil. Em geral, os pesquisadores afirmam que os peixes arapó morrem facilmente em cativeiro, por isso não há muitas informações sobre essa criatura não natural.
Onde encontrar o peixe arapó
Este peixe é encontrado na América Central, além de ser nativo da América do Sul, Paraguai, Brasil e também no Sul do México.