Início » Peixes » Água Salgada » Água-viva juba do leão: características, reprodução, habitat e alimentação

Água-viva juba do leão: características, reprodução, habitat e alimentação

agua-viva juba do leao

Água-viva juba do leão  ( Cyanea capillata ) é uma das maiores espécies conhecidas de água- viva também conhecida como água-viva gigante.

Sua distribuição é confinada às águas frias boreais do Ártico , do norte do Atlântico e do norte do Oceano Pacífico.

agua-viva juba do leao
agua-viva juba do leao

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

É comum no Canal da Mancha , Mar da Irlanda , Mar do Norte e nas águas escandinavas ocidentais ao sul de Kattegat e Øresund.

Também pode derivar para a parte sudoeste do Mar Báltico (onde não pode se reproduzir devido à baixa salinidade).

Características da água-viva juba do leão

caracteristicas da agua-viva juba do leao
caracteristicas da agua-viva juba do leao

A água-viva juba de leão é nomeada por seus tentáculos vistosos e rastejantes que lembram a juba de um leão .

Eles podem variar muito em tamanho: embora sejam capazes de atingir um diâmetro de sino de mais de 2 m aqueles encontrados em latitudes mais baixas são muito menores do que seus equivalentes do extremo norte, com um sino de cerca de 50 cm diâmetro.

Espécimes maiores são tipicamente mais distantes da costa do que os menores. Os juvenis são alaranjados ou bronzeados mais claros, as crinas dos leões muito jovens são ocasionalmente incolores e os adultos são vermelhos e começam a escurecer à medida que envelhecem.

Enquanto a maioria das águas-vivas, como a geléia da lua , tem um sino circular, o sino da Juba do Leão é dividido em oito lóbulos que se assemelham a uma estrela de oito pontas, cada lóbulo contém cerca de 70 a 150 tentáculos, dispostos em quatro linhas bastante distintas.

Ao longo da margem do sino há um órgão de equilíbrio em cada um dos oito recortes entre os lóbulos – o ropálio – que ajuda a água-viva a se orientar.

A partir da boca central estendem-se braços orais largos com muitas células urticantes. Mais perto de sua boca, seu número total de tentáculos é de cerca de 1.200.

Habitat da água-viva juba do leão

habitat da agua-viva juba do leao
habitat da agua-viva juba do leao

A sua distribuição é circumpolar : encontra-se no Oceano Ártico e no Atlântico Norte , desde o Mar da Noruega até ao Golfo da Biscaia , sendo uma espécie comum no norte da Europa . Também habita as costas atlânticas da América do Norte , do Canadá à Flórida .

Vive no mar, nas profundezas da zona abissal . No entanto, foi possível registrar espécimes na superfície em várias ocasiões.

Em março de 2021 , mergulhadores foram surpreendidos por uma medusa juba de leão na Ria de Vigo ( Galiza , Espanha ), cujo tamanho ultrapassava um metro e meio, quatro metros tendo em conta os tentáculos.

Reprodução da água-viva juba do leão

reproducao da agua-viva juba do leao
reproducao da agua-viva juba do leao

Como outras águas-vivas, as jubas de leão são capazes de reprodução sexual no estágio de medusa e reprodução assexuada no estágio de pólipo .

A água-viva juba de leão tem quatro estágios diferentes em sua vida útil de um ano: um estágio larval, um estágio de pólipo, um estágio de éfira e o estágio de medusa.

A água-viva fêmea carrega seus ovos fertilizados em seu tentáculo, onde os ovos se transformam em larvas. Quando as larvas têm idade suficiente, a fêmea as deposita em uma superfície dura, onde as larvas logo se transformam em pólipos .

Os pólipos começam a se reproduzir assexuadamente, criando pilhas de pequenas criaturas chamadas ephyrae. Os ephyrae individuais quebram as pilhas, onde eventualmente crescem no estágio de medusa e se tornam águas-vivas adultas.

Alimentação da água-viva juba do leão

alimentacao da agua-viva juba do leao
alimentacao da agua-viva juba do leao

A água-viva juba do leão como a maioria das espécies de água-viva, é um predador; caça e se alimenta de outros animais.

Perigos

Tocar nos tentáculos finos da água-viva juba do leão aciona as células urticantes , que penetram na pele com o tubo urticante e injetam um veneno na vítima.

A pele desenvolve reações alérgicas, torna-se vermelha, inchada e arde. A lesão é medicamente tratada como uma queimadura.

Comportamento 

agua-viva juba do leao
agua-viva juba do leao

As águas-viva juba do leão são animais pelágicos , o que significa que vivem nadando livremente em águas abertas. Os animais vivem em enxames menores e se alimentam quase que exclusivamente de zooplâncton .

Eles pegam suas presas se espalhando como um guarda-chuva e se abaixando lentamente até o chão. Pequenos crustáceos ficam presos em seus tentáculos.

 

 

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.