O acará azul (Andinoacara pulcher) é um peixe ornamental de água doce da família dos ciclídeos, este peixe pode ser encontrado em vários habitats de água doce, desde água parada até riachos, na Venezuela e Trinidad.
Além disso, os acarás azuis vivem nativamente em um clima tropical e preferem água com pH de 6,5-8,0, dureza da água de 25° dGH e temperatura da água de 22–30 °C (72–86 °F).
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe acará azul
O acará azul possui uma coloração cinza-azulada com linhas verdes horizontais perceptíveis ocorrem em seus rostos e suas escamas verde azuladas dão a eles uma aparência brilhante.
Esta espécie também têm barbatanas longas e fluidas com um toque de laranja nas pontas, uma linha preta distinta está presente indo do olho até a bochecha, e esta linha não é encontrada em outros ciclídeos semelhantes.
Habitat
Este peixe pode ser encontrado em vários habitats de água doce, variando de água parada a córregos correntes, na Venezuela e em Trinidad.
Onde encontrar o peixe acará azul
O acará azul pode ser encontrado na América Central e América do Sul, Trinidade e Venezuela.
Criação do peixe acará azul em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário deve ser de 80 cm de comprimento X 30 cm de largura, considere um aquário deste porte para um casal, para aquário comunitário pelo menos 100 cm de comprimento.
Além disso, o aquário deve contar com várias rochas, pedaços de troncos e algumas plantas, além de substrato preferencialmente arenoso e macio.
Parâmetros da água
—pH: 6.5 a 8.0;
— Dureza: até 25;
—Temperatura: 18°C a 36°C;
Alimentação
Por ser um peixe Onívoro, o acará azul se alimenta de vermes, crustáceos e insetos, em aquário aceitará alimentos secos e vivos prontamente.