Golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis) é um golfinho da família Delphinidae encontrado nas águas temperadas e tropicais do Oceano Atlântico.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso golfinho.
O nome golfinho-pintado-do-atlântico deve-se às manchas esbranquiçadas presentes na pele do animal, somada ao fato da espécie ser endêmica do Oceano Atlântico
Não se sabe muito do histórico da espécie, a partir de um acompanhamento realizado no Brasil com 44 espécimes, foi possível mensurar que a espécie vive aproximadamente 23 anos.
Características do golfinho-pintado-do-atlântico
O golfinho-pintado-do-Atlântico possui duas formas diferentes , uma de corpo mais robusto e mais manchado é encontrado ao longo da costa dos dois lados do Atlântico
A outra forma, mais delicada e com menos manchas ou até mesmo completamente sem manchas é encontrada no Golfo do México e no Atlântico Norte.
Os filhotes nascem sem manchas, com uma coloração que varia nos tons acinzentados no dorso e com áreas esbranquiçadas no ventre as manchas começam a aparecer entre 2 e 6 anos de vida, aumentando em tamanho e volume até os 16 anos.
Possui bico considerado médio, bem acentuado no melão. A nadadeira dorsal é alta e de forma falcada, os adultos podem chegar até 229 cm de comprimento e pesar até 143 kg, possuem de 32 até 42 dentes na mandíbula superior e de 30 a 40 na mandíbula inferior
Reprodução do golfinho-pintado-do-atlântico
As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 8 e 15 anos. Possuem intervalo de gestação de 3 anos e cuidado parental próximo até 5 anos.
Alimentação
A dieta do golfinho-pintado-do-Atlântico varia entre peixes de pequeno a grande porte, lulas, crustáceos e moluscos.
Habitat
Nas Bahamas, esses animais habitam águas rasas 6 a 12 m esta espécie é endêmica do oceano Atlântico, Golfo do México e Caribe, vive preferencialmente próximo à costa.
Comportamento
O golfinho-pintado-do-Atlântico mergulha até, aproximadamente, 60 metros, os mais longos mergulhos duram até 6 minutos de acordo com registros, apesar da capacidade, esses animais preferem ficar em profundidades com menos de 10 metros.
Estudos feitos nas Bahamas identificaram uma relação próxima da espécie com os golfinhos-de-nariz-de-garrafa durante atividades forrageiras e migrações os grupos possivelmente são divididos por idade e sexo, podendo chegar até 100 indivíduos.
Fotos do golfinho-pintado-do-atlântico
Conservação
Apesar de não esta na carteira de risco de extinção, o golfinho-pintado-do-atlântico está sujeito a diversas ameaças, sendo que a principal delas é a captura acidental em pescarias.
De acordo ainda com a IUCN, apesar de no Brasil as taxas de captura acidental da espécies serem mais baixas, pode haver imprecisão dos números obtidos nas áreas de distribuição.