Existem uma diversidade de tipos de peixes para aquário de água doce, no entanto, a primeira coisa que você pensa quando inicia no aquarismo é ter espécies coloridas que possam trazer muita beleza para seu aquário, certo?
Portanto, fique sabendo que existem muitas espécies de aparência incrível!
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de peixes para aquário de agua doce e como montar seu próprio aquário.
Contudo, quando adicionamos alguns parâmetros como, por exemplo, nível de cuidado, parâmetros de água e tamanho do aquário, as coisas pioram ainda mais.
Além disso, é por isso que nós reunimos uma lista com alguns tipos de peixes para aquário de agua doce coloridos e divertidos para você colocar no seu aquário.
Portanto, aproveite para conhecer as principais características e necessidades daquele que será seu peixinho de estimação por muitos e muitos anos.
Tipos de peixes para aquário de agua doce
Peixe neon
O peixe neon ( Paracheirodon axelrodi) pertence a família Characidae, é um dos tipos de peixe de aquário mais comuns.
Além disso, o peixe neon é nativo da América do Sul, onde habita o rio Amazonas, ele precisa de temperaturas de água quente, entre 20 e 26 ºC.
O peixe neon possui características fisiológicas que lhe permitem adaptar-se a águas com altos níveis de ferro e outros metais, o que para outras espécies poderia ser fatal.
Ou seja somado à sua coloração muito marcante, sua personalidade calma e o fato de poder viver em cardumes, faz dele um peixe muito apreciado para a aquariofilia.
Contudo, o peixe neon mede cerca de 4 cm e tem nadadeiras peitorais transparentes, uma faixa azul fosforescente que percorre todo o corpo pelos lados e uma pequena faixa vermelha do meio do corpo até a barbatana caudal.
Com relação a sua dieta é onívora e aceita ração de peixe muito bem balanceados, tanto de origem animal quanto vegetal.
– Nível de cuidado: fáceis de criar em aquário;
– Comportamento: pacífico;
– Tamanho: até 4 cm;
– Tamanho do aquário: Aquário com pelo menos 40 litros – 5 a 10 litros são suficientes por indivíduo.
– Alimentação: onívora e aceita ração de peixe bem balanceados.
Peixinho-dourado
O peixinho dourado (Carassius auratus auratus) pode chegar a medir 10, 60 ou até 90 centímetros de comprimento, porém, isso pode variar consideravelmente de uma espécie para a outra.
Além disso, este tipo de peixe para aquário de agua doce possui corpo ovalado, nadadeira dorsal alta, nadadeira caudal longa e quádrupla, sem saliência no ombro.
A coloração do peixinho dourado é amarelada e alaranjada muito brilhantes. No entanto, em alguns casos, podem ter pequenas manchas de cor branca no corpo.
– Tamanho do aquário: recomendável adquirir um aquário de pelo menos 100 litros.
– Parâmetros da água: pH da água: Entre 6,5 e 8
– Temperatura: Entre 10ºC e 32ºC
– Alimentação: Em aquários este peixe costumam ser alimentado com larvas e vegetais secos.
Kinguio
O kinguio (Carassius auratus auratus) também é um tipo de peixe para aquário de agua doce conhecido como peixinho-dourado ou peixe-japonês
Além disso, o kinguio é um peixe que esta em primeiro colocado no ranking de peixes para aquário mais famosos, pois foi uma das primeiras espécies que o homem domesticou e começou a usar no aquarismo e em lagoas privadas.
Contudo, esta espécie está na família Cyprinidae e é nativa do leste da Ásia, o kinguio é pequeno em tamanho comparado com outras espécies de carpas, e mede aproximadamente 25 cm e se adapta muito bem a diferentes condições ambientais.
Esta é uma espécie muito apreciada dentro da indústria de aquários devido à grande diversidade de cores e formas que pode ter, apesar de ser mais conhecido pelo dourado, existem peixes alaranjados, vermelhos, amarelos, pretos ou brancos.
Entretanto, algumas variedades têm um corpo mais alongado e outras mais arredondado, assim como suas nadadeiras caudais, que podem ser bifurcadas, veladas ou pontiagudas, entre outras formas.
– Tamanho do aquário: recomendável adquirir um aquário de pelo menos 30 litros.
– Parâmetros da água: pH: 7.0 a 7.4 com dureza média.
– Temperatura: Entre 10ºC e 28°C
– Alimentação: Em aquários este peixe adoram vegetais, como pepino, mostarda, alface, agrião, espinafre, acelga, alga nori, lentilha d’água, salvínia e elodea. Já o brócolis e a couve-flor ofereça cozidos.
Peixe-zebra
O peixe-zebra (Danio rerio) é nativo do sudeste asiático, e pertence à família Cyprinidae e é típico de rios, lagos e lagoas.
O peixe-zebra é um tipo de peixe para aquário de agua doce seu tamanho é muito pequeno, não excedendo 5 cm, com as fêmeas sendo um pouco maiores que os machos e menos alongadas.
Além disso, ele tem um desenho com faixas longitudinais azuis nas laterais do corpo, daí seu nome, e parece ter uma cor prateada, mas é praticamente transparente.
– Tamanho do aquário: é importante que seu aquário seja bem espaçoso, com no mínimo, 80 centímetros.
– Parâmetros da água: Ph da água 7.0 a 8.0
– Temperatura: A temperatura ideal do aquário não deve exceder 26 ºC
– Comportamento: Eles são peixes dóceis, vivem em pequenos grupos e podem coexistir muito bem com outras espécies tranquilas.
Dicas:
Além disso, um detalhe a ser levado em conta é que estes peixes se aventuram, de vez em quando, a saltar sobre a superfície, por isso é vital manter o aquário coberto com uma malha que impeça que ele caia para fora da água.
Acará-bandeira
O acará-bandeira (Pterophyllum scalare) é um membro da família Cichlidae e é endêmico na América do Sul.
Além disso, esta é uma espécie de tamanho médio e pode atingir 15 cm de comprimento. Tem uma forma corporal muito estilizada.
Por esta razão, além de suas cores, é bastante procurado pelos amantes da aquariofilia, na lateral, o acará-bandeira possui a forma semelhante a um triângulo, com nadadeiras dorsais e anais muito longas, e têm uma grande variedade de cores, pode haver variedades cinzas ou alaranjadas e com manchas escuras.
Esta tipo de peixe para aquário de agua doce é muito sociável, por isso em geral coexiste bem com outros peixes de tamanho semelhante, mas sendo um peixe onívoro, poderia consumir outros peixes pequenos, como os peixes néon, por exemplo, por isso devemos evitar juntá-los a este tipo de espécie.
– Tamanho do aquário: Um aquário de 200 litros é o suficiente para a manutenção de 12 Acarás-Bandeira
– Parâmetros da água: PH oscilando entre 6.8 (levemente ácida) a 7.0 (neutra).
– Temperatura: pode variar entre 24ºC e 26ºC
– Comportamento: É um peixe tranquilo, sociável e pacífico, mas pode se tornar um pouco agressivo com peixes menores do que ele.
– Alimentação: A alimentação deve ser feita duas vezes ao dia, em pequenas quantidades.
Peixe Guppy
O peixe guppy (Poecilia reticulata) é um tipo de peixe para aquário de agua doce
que pertence à família Poeciliidae ele é nativosda América do Sul.
Além disso, o peixe guppy é pequeno, e a fêmeas medem cerca de 5 cm e os machos cerca de 3 cm, ele têm grande dimorfismo sexual, ou seja, há grandes diferenças entre machos e fêmeas, sendo que os machos possuem desenhos muito coloridos na barbatana caudal, são maiores e com cores azul, vermelho, laranja e muitas vezes com manchas tigradas.
Por outro lado, as fêmeas são esverdeadas e só mostram laranja ou vermelho na barbatana dorsal e caudal.
– Tamanho do aquário: o tamanho mínimo do aquário e 40 litros, porém no que diz respeito à quantidade de guppies, é recomendável 1 guppy por cada 5 litros.
– Comportamento: são peixes muito inquietos
– Temperatura: A temperatura ideal de 25 ºC, embora possam suportar até 28 ºC
– Alimentação: alimenta-se tanto de alimentos vivos (como larvas de mosquitos ou pulgas d’água) quanto de rações balanceadas para peixes, já que é uma espécie onívora.
Coridora pimenta
A coridora pimenta (Corydoras paleatus) é um dos tipos de peixes para aquário de água doce mais populares, pois além de muito bonitos, desempenham um papel muito importante no aquário.
Além disso, eles são responsáveis por manter o fundo do aquário limpo devido a seus hábitos alimentares, já que, graças à forma de seu corpo, achatado ventralmente.
As coridoras pimentas ficam continuamente removendo o substrato do fundo em busca de alimentos, que de outra forma se decompõem e poderiam causar problemas de saúde ao resto dos habitantes do aquário.
Contudo, elas também fazem isso graças aos apêndices sensoriais táteis que têm sob suas mandíbulas barbudas, com os quais podem explorar o fundo.
– Tamanho do aquário: Aquário com dimensões mínimas de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 litros) requerido.
– Temperatura: Mantenha a temperatura por volta de 23ºC e 26ºC e pH em torno de 6,0 a 7,4.
– Alimentação: alimentação deve ser feita uma vez por dia
– Dica: Espécie aprecia aquário com bastante plantas e refúgios formando áreas sombrias.
Molinésia negra
A molinésia negra (Poecilia sphenops) pertence à família Poeciliidae e é nativa da América Central e parte da América do Sul, este é um excelente peixe de aquário.
A molinésia negra possui dimorfismo sexual, já que a fêmea, além de ser maior, pois mede cerca de 10 cm, é laranja, ao contrário do macho que mede cerca de 6 cm, é mais estilizado e é preto, daí seu nome.
Além disso, esta é uma espécie pacífica que convive muito bem com outras de tamanho semelhante, tais como guppies, coridora ou acará-bandeira.
No entanto, a molinésia negra precisa de muito espaço no aquário, pois é um peixe muito inquieto.
Com relação a sua dieta é onívora e aceita tanto alimentos secos quanto vivos, seja larvas de mosquito ou pulgas d’água, entre outros, além de se alimentar de alimentos de origem vegetal, especialmente algas, que procuram no aquário, evitando seu crescimento excessivo.
– Tamanho do aquário: Para a criação deste peixe o tamanho mínimo do aquário deve ser de 80 litros para um trio, 100 litros para um comunitário.
– Parâmetros da água: pH: 7.4 a 8.6 e a Dureza: 11 a 30
– Comportamento: São peixes bastante sociáveis que se adaptam bem à aquários comunitários.
– Temperatura: Por ser uma espécie de água tropical, é um dos peixes ornamentais de água doce que necessitam de uma temperatura ideal que varia entre 24 e 28 ºC.
Peixe Betta
O peixe betta (Betta esplendens ) também conhecido como peixe-de-briga-siamês, é uma espécie da família Osphronemidae e é originário do sudeste asiático.
É sem dúvida este um dos tipo de peixe para aquário de agua doce mais impressionantes e belos além de ser um dos mais favoritos para quem pratica o aquarismo.
O peixe betta é de tamanho médio, seu comprimento é de cerca de 6 cm e tem uma grande variedade de cores e formas de suas barbatanas.
Entretanto, existe dimorfismo sexual nesta espécie, e o macho é aquele com as cores mais marcantes que variam do vermelho, verde, laranja, azul, roxo, entre outras cores que parecem iridescentes.
Além disso, suas nadadeiras caudais também variam, pois podem ser altamente desenvolvidas e em forma de véu, enquanto outras são mais curtas.
Já os machos são bastante agressivos e territoriais uns com os outros, pois podem vê-los como competição para as fêmeas e atacá-los.
– Temperatura: eles precisam de água morna, entre 24 e 30ºC.
– Tamanho do aquário: A escolha do aquário correto de pelo menos 10 litros.
– pH da água: O pH da água deve ficar entre 6.0 a 8.0.
– Comportamento: Agressivo e territorial
– Alimentação: Os peixes betta preferem alimentos secos e é preciso levar em conta que existe um alimento específico para ele.
Peixe platy
O peixe platy ou plati (Xiphophorus maculatus) é um peixe de água doce da família Poeciliidae, nativo da América Central.
Entretanto, assim como outros membros de sua família, como as molinésias negras e os guppies, esta espécie é muito fácil de cuidar, por isso também é uma excelente companhia para outros peixes para aquário de água.
Além disso, este é um peixe pequeno, cerca de 5 cm, com a fêmea sendo um pouco maior.
O peixe platy possui a coloração varia muito, há indivíduos bicolores, laranja ou vermelho, azul ou preto e listrado.
É uma espécie muito prolífera e os machos podem ser territoriais, mas sem serem perigosos para seus companheiros.
Eles se alimentam tanto de algas quanto de ração, é importante que o aquário tenha plantas aquáticas flutuantes e alguns musgos, e a temperatura ideal esteja em torno de 22 a 28ºC.
– Tamanho do aquário: Aquário com dimensões mínimas de 80 cm X 30 cm desejável.
– Temperatura: A temperatura pode ser mantida entre 24ºC a 27ºC
– Parâmetros da água: pH da água entre 7.0 a 7.4.
– Comportamento: É uma espécie extremamente pacífica e ativa, portanto é muito apropriada para aquários comunitários.
– Alimentação: Ele tem uma alimentação onívora e pode comer diversas coisas: ração, artêmia salina, vermes, crustáceos, dáfnias, etc.
– Dica: É recomendado sempre alimentar o peixe com a ração própria para a sua espécie.
Peixe acará-disco
O peixe acará-disco (Symphysodon aequifasciatus) é um tipo de peixe para aquário de agua doce da família Cichlidae, também conhecido comi discus, é nativo da América do Sul.
O peixe acará-disco é achatado lateralmente e em forma de disco, pode atingir cerca de 17 cm, e a sua coloração pode variar de marrom, laranja ou amarelo a tons azuis ou esverdeados.
Além disso, este peixe prefere compartilhar seu território com peixes tranquilos como molinésias, neon ou platy, enquanto espécies mais inquietas como guppies, acará-bandeira ou betta podem não se dar bem com o peixe acará-disco, pois podem causar-lhes estresse e levar a doenças.
O peixe acará-disco são sensíveis a mudanças na água, por isso é aconselhável mantê-la muito limpa e a temperaturas entre 26 e 30ºC.
Esses peixes se alimentam principalmente de insetos, mas aceita rações equilibradas e larvas de insetos congeladas e deve-se ter em mente que existe uma ração específica para esta espécie, portanto você deve estar bem informado antes de incorporar um peixe discus em seu aquário.
– Tamanho do aquário: O tamanho do aquario recomendado de 4 até 6 peixes acará-disco é de 250 litros.
– Temperatura: A temperatura ideal da água para a espécie é de 27 C, mas ela pode variar na faixa que vai de 26 a 30 C.
– pH da água: Alguns especialistas indicam um pH ideal entre 5,0 e 5,5, outros entre 6,2 e 6,6.
Peixe tricogaster leeri
O peixe tricogaster leeri tem uma coloração muito marcante, seu corpo é prateado com tons de marrom e é coberto de pequenas manchas em forma de pérola, tornando-o conhecido como o Pearlfish em muitos países.
O peixe tricogaster leeritambém tem uma linha em ziguezague escura que corre lateralmente ao longo de seu corpo do focinho à barbatana caudal.
O macho é caracterizado por uma barriga mais colorida e vermelha, e a nadadeira anal termina em filamentos finos.
É uma espécie muito gentil que se dá bem com outros peixes, quanto à sua dieta, prefere alimentos vivos, como larvas de mosquito, embora aceite um floco muito equilibrado e algumas algas marinhas.
– Tamanho do aquário: o aquário deve ser no mínimo 80 litros para um exemplar.
– Temperatura: varia entre 23 e 28ºC, principalmente durante a época de reprodução.
– Parâmetros da água: pH da água 6.0 a 7.4 e dureza da água mole a média
– Comportamento: São peixes agressivos com os da mesma espécie e semelhantes, porém pacíficos com os demais espécies.
Peixe ramirezi
O peixe ramirezi (Microgeophagus ramirezi) é um tipo de peixe para aquário de água doce nativo da América do Sul, mais especificamente da Colômbia e Venezuela.
O peixe ramirezi é pequeno, mede 5-7 cm e geralmente é pacífico, mas é recomendável que se você mora com uma fêmea que ela esteja sozinha, pois ela pode ser muito territorial e agressiva durante a época de reprodução.
No entanto, quando não há fêmea, os machos podem coexistir pacificamente com outras espécies semelhantes. De qualquer forma, é recomendável que vivam em pares, como na natureza.
Eles variam muito em coloração dependendo da espécie de peixe ramirezi, pois há laranja, ouro, azul e alguns com padrões listrados na cabeça ou nas laterais do corpo.
– Tamanho do aquário: é recomenado um aquário com o minimo de 50 litros para um casal
– Temperatura: necessita de água morna entre 24 e 28ºC.
– Alimentação: alimentos vivos e de uma dieta equilibrada.
– Comportamento: pacífico, porém quando não há fêmea, os machos podem coexistir pacificamente com outras espécies semelhantes.
Peixe paraíso
O peixe paraíso (Macropodus opercularis) tipo de peixe para aquário de água doce este é um dos peixes mais populares de nossa lista devido à sua beleza.
Dessa forma, o peixe paraíso se torna um dos animais mais bonitos dessa lista é a combinação de cores e nadadeiras.
Além disso, esses peixes possuem barbatanas longas e esvoaçantes que mais se parecem fitas brilhantes movendo-se pelo aquário.
Contudo, o maior desafio quando se trata de manter esses peixes é a sua natureza extremamente agressiva, por isso, você terá que tomar bastante cuidado no caso de querer mantê-los com outras espécies.
– Tamanho do aquário: o tamanho mínimo do aquário é de 100 litros para um macho e duas fêmeas;
– Nível de cuidado: iniciante;
– Comportamento: territorial;
– Tamanho: este peixe pode crescer até 6,7 cm;
Killifish rachow
O Killifish rachow (Nothobranchius rachovii) é uma espécie de peixe realmente muito interessante e que merece estar nessa lista, já que algumas das variações de cores desses peixes são simplesmente magníficas.
Além disso, para você que está iniciando no hobby, o killifish é uma excelente escolha devido à sua natureza descontraída e parâmetros de água flexíveis.
Entretanto, como eles são peixes pequenos e gostam de nadar em cardumes, isso os tornam uma das espécies mais divertidas de se observar em um aquário.
– Tamanho do aquário: 40 litros para um casal;
– Nível de cuidado: iniciante;
– Comportamento: pacífico;
– Tamanho: este peixe pode crescer até 6,5 cm;
Arco-íris Boesemani
O arco-íris boesemani (Melanotaenia boesemani) é um dos peixes de água doce coloridos para aquário, ele apresenta um padrão de cores mais simples em relação aos outros peixes dessa lista.
Porém ainda assim isso não significa que eles não sejam bonitos e coloridos, há algo no visual desses peixes que realmente adoramos!
Além disso, a metade frontal do arco-íris boesemani é azul, enquanto a metade posterior costuma ser amarela ou laranja (com os tons variando de acordo com o espécime).
O arco-íris boesemani costuma ser bastante ativo, o que o torno muito divertido de observar ao longo do dia, eles raramente ficam parados e são muito curiosos sobre tudo o que está acontecendo ao seu redor.
– Tamanho do aquário: 100 litros para um pequeno grupo de seis peixes;
– Nível de cuidado: iniciante;
– Comportamento: pacífico;
– Tamanho: este peixe pode crescer até 9 cm;
Barbo cereja
O Barbo cereja (Puntius titteya) é um dos peixes mais procurados pelos aquaristas para seus aquários plantados devido ao fato de não ultrapassar os 5 cm.
Isso porque, o barbo cereja não é um peixe exigente em termos de química da água, podendo ser mantido com a maioria dos peixes mais populares encontrados em lojas de aquarismo.
– Aquário Mínimo: o tamanho miminho do aquário é de 60 cm (comprimento) X 30 cm (largura)
– Parâmetros da água: pH: 6.0 a 7.6 — Dureza: 5 a 19
– Temperatura: 23°C a 28°C
– Comportamento: Pacífico e gregário, deve ser mantido no mínimo seis espécimes.
– Alimentação: Onívoro, esse peixe se alimenta de detritos, algas verdes, diatomáceas, dipteranos e matéria animal.
Peixe limpa vidro
O peixe limpa vidro (Otocinclus affinis) também é conhecido como limpa folha ou cascudinho este é um tipo de peixe para aquário de água doce da família Loricariidae.
O peixe limpa vidro é longo e fino, coberto de 23 a 24 placas ósseas que se sobrepõem substituindo as escamas.
A cabeça do peixe limpa vidro é relativamente plana, terminando em forma de boca e ventosa, sua barriga é branca ou levemente amarelada.
Além disso, ele presenta uma faixa longitudinal preta desde o focinho até o pedúnculo caudal e os raios duros nas barbatanas peitorais e dorsais, que servem para afastar os predadores e muitas vezes ficam presos na boca dos predadores ao manter peixes muito grandes, o que pode levar à morte ou infecção causada por lesão.
Muito populares no aquarismo, muitas vezes são vendidos erroneamente como peixes de limpeza que se alimentam de restos de comida ou excrementos de outros peixes.
Embora eles possam realmente se alimentar de rações que chegam ao fundo, sua dieta principal consiste em raspar algas que estão agarradas à superfície de vidro, plantas ou outras decorações do aquário.
– Aquário Mínimo: 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 Litros)
– Temperamento: Pacífico
– Temperatura: 20°C a 28°C
– Parâmetros da água: pH 5.5 a 7.4 e dureza 5 a 19
Danio ouro
O danio ouro (danio-tinwini) é um peixe de pequeno porte semelhante a danio Laranja e danio manchado, podendo ser facilmente distinto por seu tamanho menor e manchas escuras pelo corpo.
– Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 litros)
– Tamanho Adulto: 2 a 3 cm
– Comportamento: pacífico, gregário
– Temperatura: 20°C a 28°C
– Parâmetros da água: pH: 6.4 a 7.4 e dureza 18 a 90 ppm
Aquário para peixes de água doce
Antes de adicionarmos peixes de água doce ao nosso aquário, devemos considerar que eles têm requisitos ecológicos completamente diferentes dos da água do mar.
Aqui estão algumas das especificidades a serem consideradas ao montar nosso aquário de peixes de água doce:
Compatibilidade de espécies: Devemos considerar quais espécies teremos e aprender sobre compatibilidade com outras espécies, pois há algumas que não podem viver juntas.
Exigências ecológicas: Informe-se sobre as exigências ecológicas de cada espécie, pois não são as mesmas para o peixe-anjo e o baiacu, por exemplo.
Dessa forma, devemos considerar a temperatura ideal para cada espécie, se necessita de vegetação aquática, o tipo de substrato, a oxigenação da água e outros fatores.
Nutrição: Conheça a nutrição que cada espécie necessita, pois há uma grande variedade e formatos de alimentação para peixes de água doce, como alimentos vivos, congelados, balanceados ou em flocos, entre outros.
Espaço necessário: Você precisa conhecer o espaço que cada espécie necessita para garantir que o aquário tenha espaço suficiente para que os peixes vivam nas melhores condições, pois pouco espaço pode encurtar a vida útil dos peixes de aquário de água doce.
O que é preciso para montar um aquário?
Além disso, da iluminação aos parâmetros e utensílios utilizados para a manutenção, o aquário de água doce costuma apresentar menor número de riscos e doenças.
Algumas materiais são necessários como por exemplo:
– Aquário de acordo com a necessidade do peixe escolhido;
– Base para o aquário;
– Cascalho ou substrato de areia;
– Filtros;
– Tubos de ar (no caso de bombas de ar ou filtros biológicos);
– Plantas e decorações;
– Aquecedor;
– Neutralizador para remover o cloro da água da torneira;
Local adequado para instalação do aquário
Além do tamanho do aquário, ao criar peixes de água doce, é importante recriar um ambiente saudável e protegido para cada espécie.
Normalmente, o ambiente ideal é um lugar animado, como a sala ou a cozinha, os peixes devem se acostumar com as pessoas sempre passando pelo lago e cuidando deles.
Os peixes se assustam facilmente atrás de uma porta ou mesmo em uma garagem ou porão com pouca presença humana.
Para reduzir o crescimento de algas, é melhor colocar o aquário diretamente na frente de uma janela.
Instale um bom filtro para aquário
A limpeza da água é um dos fatores-chave para manter os peixes de água doce saudáveis. Portanto, um filtro é outro elemento necessário se você não quiser limpar o aquário em dias alternados.
Existem muitos modelos diferentes no mercado, tanto em tamanho quanto em recursos.
Uma de suas funções é reduzir ou eliminar o uso de produtos químicos, outra é reduzir o desperdício, e algumas têm ambas as funções.
Dependendo do tamanho do peixe e do tanque, os revendedores especializados recomendarão o mais adequado para o seu aquário.
Utilize decoração adequada
Ao montar um aquário para o seu peixinho de água doce, preste atenção não apenas ao tamanho do peixe, mas também ao equipamento básico do aquário.
Deve atender a esses requisitos, mas também oferecer espaço suficiente para armazenar mantimentos e acessórios.
Como tal, você também precisa colocar certos itens no tanque, então você precisa calcular o espaço que eles ocupam para que cada peixe tenha a quantidade certa de água de que precisa.
Como limpar o aquário?
Além disso, como parte do ambiente e para a saúde dos peixes, é importante manter o aquário sempre limpo. Portanto, lave o aquário pelo menos uma vez por semana e não use alvejante ou produtos de limpeza de qualquer tipo.
Primeiro, retire todas as decorações e limpe-as com a ajuda de uma esponja e água quente corrente.
Certifique-se de remover todas as algas, em seguida, limpe o vidro interno do aquário com um raspador de algas com movimentos lentos para cima e para baixo.
Em seguida, use a malha para remover a sujeira que se acumula na superfície.
Para completar o processo de limpeza, coloque de volta os enfeites limpos e, finalmente, despeje água limpa da torneira no tanque de peixes para encher completamente o tanque com o condicionador de água.