Existem vários tipos de kinguios com cores e padrões diferentes. Além disso, os kinguios são peixes ornamentais de água doce que pertence a família Cyprinidae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de kinguios suas características, como ocorre a sua reprodução e o seu habitat natural.
Os kinguios são belos peixes ornamentais dóceis com expectativa de muitos anos, e a sua diversidade de formas e cores o tornaram um dos peixes ornamentais mais populares do mundo.
Origem dos kinguios:
Os kinguios são peixes de origem da Ásia, mais especificamente na China a mais de 1000 anos.
Além disso, os primeiros registros que mencionam a espécie tem origem na dinastia Jin, que existiu por volta do anos 300.
Tipos de kinguios:
Kinguio comum:
O kinguio comum é bastante resistente, tem um corpo parecido com o da Carpa, a sua variação recomendada para iniciantes.
Além disso, este peixe possui a cor laranja brilhante, mas pode ser encontrado nas cores vermelha ou amarela.
Já a sua nadadeira dorsal é longa e baixa, enquanto que as demais são bem parecidas às da carpa original.
No entanto, ele também possui cauda levemente bifurcada, e bastante sociável e pode conviver com outros peixes de parâmetros compatíveis.
Kinguio japonês:
O kinguio japonês ou peixe vermelho é um peixe que possui corpo oval, esférico e longo, com as mais diversas caudas.
Este peixe tem a coloração branco com uma macha vermelha na cabeça do peixe, a sua boca é pequena.
Além disso, ele também pode alcançar os 30 cm e viver cerca de 10 anos, em aquários, e 30 anos em lagos.
Kinguio oranda:
Outro tipo de kinguio é o oranda ele é um peixe bastante dócil e sociável e vem do cruzamento entre os véus e os cabeças de leão.
O kinguio oranda possui as barbatanas longas dos véus e apresenta a protuberância carnosa dos cabeças de leão, só que numa menor escala.
No entanto, apesar de alguns indivíduos apresentarem doenças da bexiga natatória, eles são fortes e resistentes.
Kinguio telescópio:
O Kinguio Telescópio é um outro tipo de kinguio que possui os olhos bastante saltados, com suas pupilas protegidas por uma camada grossa de cristalino.
Além disso, ele possui uma grande variedade de cores, como cálica, vermelha, vermelha e branca, marrom, preta e branca, preta e lavanda.
Por outro lado, as suas variantes são o preto e branco (Panda Moor) e o Telescópio Preto (Black Moor).
Kinguio bolha (Shuihogan):
O peixe kinguio bolha possui duas bolsas sob os olhos, cheias de fluidos corporais que vão aumentando com a idade, tornando o peixe ainda mais lento.
Por esta razão, este tipo de kinguio deve ser manuseado com muito cuidado já que essas bolsas estouram facilmente.
Além disso, este peixe apresenta cores ouro, preta, vermelha ou bicolor (branca e vermelha) e não apresenta barbatana dorsal e possui olhos vermelhos.
Kinguio pérola:
O peixe kinguio pérola possui coloração brilhante, devido às suas escamas serem maiores e muito mais grossas, que lembram pérolas.
Além disso, esse tipo de kinguio possui o corpo em forma de ovo e possui uma linda cauda dupla.
Este peixe também possui uma coroa no topo da cabeça parecida com as dos Oranda e são encontrados em várias cores lisas ou malhadas, podendo viver cerca de 10 anos e alcançar mais de 15 centímetros.
No entanto, ele é bastante sensível a temperaturas abaixo de 14ºC.
Kinguio cometa:
O peixe kinguio cometa ou kinguio véu possui a barbatana caudal e não possui uma bifurcação entre os lóbulos, apesar de dupla.
Além disso, essa variante apresenta as maiores barbatanas entre os tipos de kinguios e podem apresentar muitas cores diferentes, como malhadas ou lisas.
No entanto, devido ao peso das barbatanas, esse tipo de peixe dada lentamente e não gosta de águas movimentadas.
Kinguio cabeça de leão:
Este tipo de kinguio possui um capuz carnudo em volta de toda cabeça, esse processo evolutivo foi atingido através de seleção de exemplares e a intenção era atingir esse visual semelhante a cabeça de um leão.
Além disso, o kinguio cabeça de leão é uma variante sensível e lenta, não recomendada para iniciantes.
Alimentação do peixe kinguio:
Alimentação dos kinguios consiste em em insetos, crustáceos e várias matérias vegetais.
Reprodução dos peixes kinguios:
A reprodução dos peixes kinguios normalmente ocorre após uma mudança significativa de temperatura, geralmente na primavera, onde os machos perseguem as fêmeas que já carregando ovos e as estimulam a soltar seus ovos ao se esfregarem e cutucarem.
Além disso, os ovos dos kinguios são grudentos e fixam-se à vegetação aquática, plantas tipicamente densas como Cabomba ou Elodea e os ovos eclodem dentro de 48 a 72 horas.