Peixe-aranha-do-gabão (Trachinus collignon) é uma espécie de peixe de água salgada venenoso bentônico que pertence a família Trachinidae.
Além disso, o peixe-aranha-do-gabão vive em profundidades que variam de águas rasas até -150 metros, onde habita principalmente solos lamacentos ou arenosos.
A espécie é conhecido por seus espinhos venenosos que podem infligir ferimentos graves em humanos através de picadas acidentais.
Devido a estes espinhos e ao seu potente veneno é classificado como um dos peixes mais venenosos do Mediterrâneo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-aranha-do-gabão
O Peixe-aranha-do-gabão possui o corpo alongado e achatado lateralmente com olhos eretos e uma boca superior distinta que é inclinada para cima.
Em relação a mandíbula inferior é mais longa que a superior, a cabeça é plana e compacta e relativamente grande e os olhos ficam quase em cima dela.
Já na borda superior do olho tem dois a três pequenos espinhos, na frente de cada olho, os cinco a sete raios espinhosos da barbatana na primeira barbatana dorsal e os espinhos em cada uma das coberturas branquiais têm glândulas de veneno na sua base.
O Peixe-aranha-do-gabão tem a coloração marrom esverdeado com uma contagem variável de marcas escuras na parte superior da cabeça. O flanco é matizado em marrom amarelado com listras descontínuas azuis e amarelas brilhantes que correm tortas para a frente do peixe.
Reprodução do peixe-aranha-do-gabão
O período de reprodução do peixe-aranha-do-gabão ocorre em junho a outubro, este e um peixe um peixe ovíparo que põe seus ovos na zona pelágica.
Além disso, as larvas têm um tamanho de cerca de 4,8 mm a 6,8 mm e eclodem após aproximadamente três meses.
Alimentação
O peixe-aranha-do-gabão é um predador, que se alimenta de peixes e outros pequenos animais que mata com os espinhos venenosos da primeira nadadeira dorsal e do opérculo.
Habitat
Esta espécie habita em profundidades que variam de águas rasas até -150 metros, onde habita principalmente solos lamacentos ou arenosos.
Toxina do peixe-aranha-do-gabão
O peixe-aranha-do-gabão é o mais perigoso de todos os vivi conhecidos, ele frequenta as costas do Atlântico oriental e do Mar Mediterrâneo.
A toxicidade do veneno varia dependendo da espécie, mas sempre parece ser potencialmente perigoso, o veneno causa inchaço rápido da pele, bem como isquemia, o edema se espalha por todo o membro mordido e desaparece após alguns dias.
Além disso, a picada do peixe-aranha-pontuado é caracterizada por dor intensa que pode durar de várias horas a vários dias, e o último às vezes emite membros completos e depois generaliza.
As mordidas deste peixe também podem ser acompanhadas por outros sintomas, como perda de equilíbrio, engasgo, sudorese, problemas cardíacos e falta de ar, o primeiro perigo de ser mordido é o afogamento no momento do impacto.
Uso comercial do peixe-aranha-do-gabão
O peixe-aranha-do-gabão é vendido comercialmente na França, onde é visto como uma iguaria, muitas vezes é capturado como captura acessória.
Além disso, ele é capturado junto com outros peixes, é frequentemente vendido em mercados na categoria de peixes mistos também chamados de morralla ou pelo menos isso é considerado uma prática em algumas partes do Mediterrâneo.
Fotos do peixe-aranha-do-gabão
Onde encontrar do peixe-aranha-do-gabão
O peixe-aranha-do-gabão é encontrado ao longo da costa atlântica oriental da Noruega ao Marrocos, estendendo-se aos mares Mediterrâneo, Egeu e Negro.