Início » Peixes » 6 Tipos de peixe-cofre mais conhecidos

6 Tipos de peixe-cofre mais conhecidos

tipos de peixe-cofre
Conheça alguns tipos de peixe-cofre e como diferenciar cada espécie,  eles são peixes da ordem dos Tetraodontiformes, e se caracterizam por terem o corpo encerrado numa caixa óssea, composta por placas hexagonais, deixando de fora, apenas, a barbatana caudal.

Essas espécies de peixes  são encontrados nos recifes de coral, em águas tropicais, e se alimentam de moluscos, crustáceos e corais, que trituram com as suas fortes mandíbulas.

tipos de peixe-cofre
tipos de peixe-cofre
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores alguns tipos de peixe-cofre.
Os peixes cofres não são comestíveis exceto baiacu-cofre, as demais tipos de peixe-cofre possui uma toxina em sua carne.

Curiosidades sobre os peixes cofre 

Uma curiosidade sobre esses peixes são devido à sua morfologia, mais especificamente, por causa das placas ósseas que recobrem a cabeça e o corpo, dando-lhes o aspecto de um cofre.

Além disso, os peixes cofres nadam mal porque não têm nadadeiras ventrais e, ao mesmo tempo, não têm a capacidade de se locomover na água com a mesma velocidade de outros seres aquáticos.

Tipos de peixe-cofre

Peixe-cofre-colmeia

peixe-cofre-colmeia (Acanthostracion polygonius)
peixe-cofre-colmeia (Acanthostracion polygonius)

O peixe-cofre-colmeia (Acanthostracion polygonius ) pertence a um grupo evoluído que perdeu a forma de torpedo hidrodinâmico de seu corpo, a armadura rígida que cobre o corpo dificulta o movimento, mas as barbatanas o tornam possível.

Esta tipo de peixe-cofre é encontrada desde Nova Jersey (EUA) e Bermuda até o Brasil, incluindo Caribe e Antilhas, excluindo o Golfo do México.
O peixe-cofre-colmeia possui a coloração é mais variável, no entanto, existem algumas distinções que são constantes.
Há pelo menos duas ou três tiras horizontais geralmente escuras na face com a mais elevada localizada logo abaixo do olho e a mais inferior um pouco acima da extremidade inferior da abertura do opérculo.

Peixe-cofre-azul-e-amarelo

peixe-cofre-azul-e-amarelo (Ostracion meleagris )
peixe-cofre-azul-e-amarelo (Ostracion meleagris )

O peixe-cofre-azul-e-amarelo (Ostracion meleagris )  vive em todo o Indo-Pacífico, desde a costa da África Oriental até o México, ao norte até as costas do sul do Japão e ao sul até a Nova Caledônia e o arquipélago de Tuamotu.

O peixe-cofre-azul-e-amarelo possui uma carapaça rígida de placa ósseas rodeia a cabeça e o corpo, deixando apenas as barbatanas livres para nadar.
Além disso, os machos desta espécie podem crescer até 25 cm de comprimento total, e a  espécie apresenta dimorfismo sexual.
Os peixes machos adultos têm flancos azuis salpicados de manchas amarelas e as barbatanas também são azuis, uma faixa amarela se estende do olho amarelo até a borda superior do pedúnculo caudal, delineando o dorso preto manchado de branco.
Por outro lado, os juvenis e as fêmeas são marrom-escuros a pretos com um padrão denso de manchas brancas.

Peixe-cofre manchado

Peixe-cofre manchado (Lactophrys bicaudalis)
Peixe-cofre manchado (Lactophrys bicaudalis)

O peixe-cofre manchado ( Lactophrys bicaudalis ) é encontrado em recifes em todo o Caribe, bem como no sudoeste do Oceano Atlântico.

O peixe-cofre manchado, assim como todos os tipos de peixe-cofre do gênero Lactophrys , secreta uma toxina incolor de glândulas em sua pele quando tocado.
Ele tem o corpo oblongo, grosso, encerrado numa caixa óssea formada por escamas espessadas, unidas e alargadas, geralmente de forma hexagonal.
A espécie tem a coloração cinza pálido a esbranquiçado, numerosas manchas marrom-escuras a pretas, múltiplas manchas por placa da carapaça, lábios esbranquiçados, peixe grande com 2 manchas brancas proeminentes atrás do olho.
Com relação ao juvenil é  branco-alaranjado, com manchas pretas redondas esparsas.

Baiacu-cofre

baiacu-cofre (Lactophrays trigonus)
baiacu-cofre (Lactophrays trigonus)

O baiacu-cofre (Lactophrys trigonus)  possui o corpo de forma levemente triangular e de cor parda e manchas esbranquiçadas/azuladas no dorso, é revestido de placas ósseas hexagonais.

Este tipo de peixe-cofre chega a atingir cerca de 45 cm de comprimento, e a  sua boca é pequena e demarcada do resto do corpo.
Nos últimos anos, o consumo  do baiacu-cofre tem aumentado na alimentação humana, já que se caracteriza por ter uma carne branca, tenra e sem espinhas.

Peixe cofre amarelo

peixe cofre amarelo (Ostracion cubicus)
peixe cofre amarelo (Ostracion cubicus)

O peixe cofre amarelo (Ostracion cubicus)  tem a aparência semelhante ao um cofre, e suas  escamas trançadas fazem com que o peixe pareça mais quadrado.

O peixe cofre amarelo possui a coloração amarela é brilhante com pontos pretos que lembra um maracujá e os seus olhos são pequenos e arredondados.

Por outro lado, ele também tem uma boca com uma pequena abertura, e suas nadadeiras e a cauda são pequenas.

Peixe cofre reticulado

Peixe cofre reticulado (Ostracion solorensis)
Peixe cofre reticulado (Ostracion solorensis)

O peixe cofre reticulado (Ostracion solorensis) é uma espécie independente que pouco se preocupa com outras espécies, e pode apresentar alguns sinais de agressividade para com os seus congéneres, em particular os machos que não se apoiam entre si.

O peixe cofre reticulado macho possui a coloração azul turquesa, tem um padrão muito particular que inclui bolinhas nas laterais e a parte de trás é coberta com pequenos mármores.
Já a fêmea é bicolor, coberta de marmoreio preto e bege, vale citar que a espécie sempre nasce nasce fêmea e ao crescer, os indivíduos mudarão de sexo para se tornarem machos, isso é chamado de hermafroditismo sucessivo do tipo protogínico.
Este tipo de peixe-cofre cresce até 12 centímetros de comprimento, é ás vezes é mantido como um peixe de aquário.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.